quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Presídios do Paraná terão mais 6 mil vagas até 2014


A criação de 6 mil vagas no sistema penitenciário é um dos objetivos do governo Beto Richa estabelecidos para o período 2011 a 2014, informou nesta quarta-feira (12) a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Maria Tereza Uille Gomes, no Palácio das Araucárias. A secretária também listou medidas emergeciai para desafogar, de início, o sistema prisional do Estado do Paraná.

De imediato, informou a secretária, foi criado um grupo de trabalho entre a Secretaria da Justiça (Seju), a Secretaria de Segurança Pública, Ministério Público e o Poder Judiciário para montar um banco de dados e um diagnóstico da situação nos distritos policiais e penitenciárias do estado. “Primeiramente, toda ação depende de um diagnóstico. Com esses números, poderemos entender a situação e tomar as atitudes cabíveis”, afirmou Maria Tereza.

ALTERNATIVA - Com base no banco de dados, a equipe poderá executar um projeto para a construção de galpões industriais e alojamentos para abrigar os presos em regime semi-aberto, criando assim, aproximadamente mil novas vagas. “A minha intenção é verificar a implantação de regime semi-aberto de maneira descentralizada no interior do estado. Alguns municípios mostraram interesse na instalação de unidades do regime”.

Atualmente, três novas unidades penitenciárias estão em obras: em Maringá, Cruzeiro do Oeste e Piraquara. Elas estão sendo executadas com recursos do estado, deverão ser entregues este ano e abrirão outras vagas para desafogar o número de presos nas delegacias do estado.

A secretária informou ainda, que está em trâmite o repasse pelo Ministério da Justiça de R$ 79 milhões, para a execução de obras das Casas de Custódia. O projeto arquitetônico será levado a Brasília nos próximos dias.

Maria Tereza destacou a necessidade de integração entre todos os responsáveis pela ação penal, e levantou a questão da regulamentação da Defensoria Pública. Adiantou que o projeto está em análise para possíveis adequações. “Em caráter emergencial, precisamos da institucionalização da Defensoria Pública. Ela será importante para oferecer um apoio jurídico adequado”, destacou a secretária.

Sanepar vistoria imóveis do Litoral

Os proprietários de imóveis nos municípios litorâneos que regularizam a ligação de esgoto estão recebendo da Sanepar um para-sol e lixo-car, e no imóvel é colocado o selo Casa Amiga do Mar. Estas iniciativas integram o programa Se Ligue na Rede, pelo qual a Sanepar busca reduzir a poluição das praias do Estado.

Apesar dos esforços das equipes de campo, em Guaratuba, Matinhos, Morretes, Guaraqueçaba e Pontal do Paraná há, ainda, 1.376 ligações irregulares de esgoto e outros 1.788 imóveis ainda não foram vistoriados. Nestes, a situação não pode ser avaliada porque os proprietários não foram localizados e os imóveis estão fechados, e os donos ainda não atenderam o apelo de fazer contato pelo telefone 115.

A Sanepar está de olho nestes 3.164 imóveis, pois eles representam 14% do total já atendido com rede coletora. De acordo com o gerente da Sanepar no Litoral, Romilson Gonçalves, "o esgoto que sai destas casas é suficiente para comprometer a balneabilidade em diversos pontos de praia, e afetar a saúde dos próprios donos destes imóveis". Além do mais, destaca o gerente da Sanepar, a falta de regularização é crime ambiental, passível de multa.

A Sanepar reitera aos donos destes imóveis que agendem a visita dos técnicos pelo telefone 115 ou pessoalmente em um dos escritórios.

Escritórios da Sanepar no Litoral

Matinhos: Rua Itaporã, 359 – Centro.

Guaratuba: Av. Sete de Setembro, 19.

Pontal do Paraná: Rodovia PR 412, 5699 - Balneário Ipanema.

Morretes: Rua Marcos Malucelli, 78.

Guaraqueçaba: Rua Major Domingos Nascimento, 140.

PRESIDENTE DA COHAPAR E DIRETORIA RECEBEM LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS



O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, reúne-se nesta quinta-feira (13), em Curitiba, com lideranças comunitárias de Curitiba e Região Metropolitana (RMC). O encontro será as 18h30 no Hotel Altareggia, localizado a Rua Dr. Fraive, nº 846.

Durante o encontro, além da apresentação da nova diretoria, serão apresentadas e discutidas novas propostas de políticas públicas para habitação e parcerias para novos projetos.

Departamento de Assistência à Saúde do Servidor tem novo superintendente


O governador Beto Richa nomeou nesta terça-feira (12) o médico José Fernando Macedo para ocupar a Superintendência do Departamento de Assistência à Saúde do Servidor (DAS). “Vamos trabalhar em um modelo de atendimento para que a médio prazo possamos melhorar a satisfação do nosso servidor público e de seus familiares na área de saúde”, afirma Macedo, que é o atual presidente da Associação Médica do Paraná (AMP).

“É um grande desafio e esperamos a colaboração de funcionários, médicos e servidores, com sugestões que serão bem vindas, para criar um sistema que venha a ser modelo para o Brasil e que mostra o carinho que o estado tem com seus servidores”, diz.

O DAS é um órgão da Secretaria de Estado da Administração e Previdência e é responsável atualmente pelo atendimento de saúde de aproximadamente 422 mil servidores públicos da ativa e inativos, bem como familiares, o que perfaz um público de aproximadamente um milhão de pessoas. “Vamos verificar qual é o grau de satisfação desse público e com muita cautela passar a oferecer um serviço de saúde condizente com a necessidade”, afirma o médico.

JOSÉ FERNANDO MACEDO - Médico formado pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná (1947). Foi chefe do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Geral de Curitiba, integrou o corpo clínico do Instituto de Previdência do Estado (IPE) e de vários hospitais e maternidades de Curitiba. Foi diretor científico por duas gestões da Associação Médica Brasileira, presidiu a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e por quatro gestões presidiu a Associação Médica do Paraná (AMP), da qual é o presidente atual. Tem 62 anos.

Presidente da Cohapar vistoria obras em Ponta Grossa e já estuda novas moradias

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, vistoriou na terça-feira (11) as obras do conjunto residencial Santa Clara, com 370 unidades e investimentos de R$ 12,3 milhões, na cidade de Ponta Grossa. Além da visita, foi discutida a possibilidade de a Cohapar construir mais 3 mil casas na cidade.

“Hoje percebemos o início da retomada, com mais pessoas trabalhando no canteiro de obras e, consequentemente, um melhor andamento no ritmo de execução. O governador Beto Richa cobra eficiência e eficácia, e seguiremos à risca esta determinação, pensando sempre nas famílias que aguardam a casa própria”, disse Chaowiche.

Há cerca de 170 trabalhadores na obra, entre pedreiros, carpinteiros, serventes, engenheiros e encarregados. “Nossa equipe está reavaliando a situação do Santa Clara e se for necessário contrataremos mais pessoas para concluir a obra o mais rápido possível para podermos iniciar mais obras. O prefeito trouxe a demanda de mais 3 mil unidades e vamos trabalhar para que essa parceria aconteça”.

O prefeito Pedro Wosgrau Filho disse que pretende ampliar a parceria com a Cohapar. “Precisamos trabalhar em conjunto para atingir o maior número de famílias. Nossa cidade tem um déficit grande de moradias e só através da parceria com o Governo do Estado poderemos atender esta demanda”.

A gerente geral da Caixa em Ponta Grossa, Rosângela Tavares Bach, afirmou que a Caixa precisa do fortalecimento da Cohapar para construir mais casas na região. “Sempre fomos grandes parceiros e tenho certeza que agora as coisas acontecerão na velocidade necessária para podermos entregar mais moradias e deixar mais famílias felizes”.

PARCERIA – Depois da vistoria do conjunto Santa Clara, Chaowiche visitou um dos canteiros de obras da prefeitura de Ponta Grossa, que está construindo 1,1 mil casas através do programa Prolar, em parceria com a Caixa Econômica Federal. “Além destas casas que a prefeitura está construindo temos outras 4 mil sendo erguidas por empresas privadas”, informou o prefeito.

O presidente da Cohapar aproveitou a visita a Ponta Grossa para visitar duas agências da Caixa Econômica e reafirmar a vontade de recuperar a parceria. “Daremos bom andamento às obras para que possamos voltar a contratar com a Caixa, nossa grande parceira na habitação”, afirmou.

Também participaram da visita o deputado estadual Plauto Miró e os diretores da Cohapar, Luciano Machado (obras), e Jocely Loyola (projetos).

Secretaria da Saúde busca solução para Hospital Regional de Francisco Beltrão



Foram definidas nesta terça-feira (11) medidas para viabilizar o funcionamento do Hospital Regional de Francisco Beltrão. A renovação do contrato dos servidores temporários por mais 60 dias e a contratação de 121 servidores aprovados em concurso fazem parte das primeiras ações do governo para fortalecer a política de saúde e resolver os problemas deixados pela gestão anterior.

“Desde sua inauguração, o Hospital de Beltrão apresenta sérios problemas técnicos e estruturais. O governo anterior teve oito meses para resolver o contrato dos servidores temporários, que venciam em janeiro e não podiam mais ser prorrogados e não resolveu. Como a situação era emergencial nós conseguimos junto ao governador Beto Richa a prorrogação destes contratos” afirma o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.

O Hospital Regional de Francisco Beltrão foi inaugurado no dia 26 de fevereiro de 2010 e nunca atuou em sua capacidade plena. São 163 leitos, no entanto, menos de 40 são usados.

Nas próximas semanas equipes da Secretaria de Saúde avaliarão a situação dos hospitais construídos. Segundo o secretário, todas as unidades inauguradas no governo anterior apresentam problemas. “A política de saúde foi muito equivocada. Questões importantes para o funcionamento dos hospitais não foram discutidas e a falta de pessoal e de médicos especializados é grande”.

No Centro de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier a situação também é preocupante. O hospital deveria atender a demanda de toda a região sul do estado, mas os leitos e o centro cirúrgico não funcionam e também há falta de funcionários.

Na região dos Campos Gerais, onde foi construído o Hospital Regional de Ponta Grossa, a situação é semelhante. “Não houve planejamento na construção, o principal problema do hospital é estrutural. Apesar de nova, a unidade não funciona, atendimento a especialidades básicas não são realizadas”, diz Caputo.

O descaso e a falta de planejamento se repetem nas outras unidades. O Hospital de Guaraqueçaba encontra problemas para contratar médicos e atender especialidades e o Regional do Litoral já está sobrecarregado. O governo tem um projeto para desafogar a unidade do litoral. A maternidade deve ser deslocada para um prédio ao lado construído, liberando espaço para mais 22 leitos.

“Não adianta apenas construir hospitais e não se levar em conta às necessidades dos municípios. Os hospitais que existiam deveriam ter sido fortalecidos e novos convênios deveriam ter sido firmados”, afirma o secretário.

RECURSOS – As primeiras ações do governo Beto Richa visam equalizar a situação financeira do estado. O orçamento de 2011 foi fechado ainda pela gestão anterior, mas mesmo assim medidas urgentes, como o plano emergencial de combate a dengue, estão sendo tomadas.

“Com o cumprimento da emenda 29 devemos ter cerca de R$ 350 milhões a mais por ano no orçamento da saúde no estado, totalizando R$ 1 bilhão no mandato do governador entre 2012 e 2014”, afirma Caputo Neto

Cohapar realiza encontro com empreiteiras do PAC


O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, realizou nesta quarta-feira (12) reunião com os representantes das empreiteiras parceiras do PAC/Habitação e no Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) do Estado. “Estamos aqui para construir uma solução para os projetos em execução, para que possamos dar garantia à Caixa de que estas obras tenham continuidade e, assim, possamos aprovar novos projetos na Região Metropolitana de Curitiba e interior do Paraná”, afirmou.

Durante o encontro, os representantes puderam expor as dificuldades encontradas nas obras durante esse último ano. Segundo o presidente, os empreiteiros trouxeram uma série de dificuldades, mas todas podem ser solucionadas. “As empreiteiras se mostraram dispostas a colaborar para a conclusão das obras o mais breve possível. Já estamos trabalhando em parceria, com entendimento e principalmente de integração, o que irá facilitar a finalização das obras”, informou.

“Acredito que todos entenderam a necessidade de cumprir a determinação de Beto Richa para que as obras em andamento sejam realmente concluídas e que o nosso governador possa construir e finalizar novos projetos, e assegurar todo o projeto de política habitacional do Estado”, disse Mounir.

Para o diretor de obras da Cohapar, Luciano Machado, a empresa necessitará de muito trabalho e empenho para conclusão dos projetos iniciados. “Sabemos do esforço que está sendo feito pelos funcionários e empreiteiras para continuidade das obras. Esse encontro foi muito importante para ajustarmos o nosso fluxo interno e adequá-los às obras. Ouvir os empreiteiros é decisivo para que a Cohapar possa alinhar todas as ações, de maneira que possamos colocar as obras no ritmo necessário”.

Segundo o empreiteiro Ramon Andres Doria, presidente da Construtora Doria, durante os últimos anos as empreiteiras envolvidas no PAC encontraram muitos problemas, principalmente de gestão. “Muitos projetos estavam suspensos. Acredito que com essa nova gestão o Estado ganhará o seu espaço no cenário nacional. Tenho certeza que as obras terão continuidade e que as parcerias com as empreiteiras serão refeitas”.

Tudo dominado!


Do blog do Zé Beto:

Valdir Rossoni vai ser ungido presidente da Assembleia Legislativa sem ter adversário. Para quem apostava numa dissidência estimulada por Hermas Brandão, presidente do Tribunal de Contas do Paraná até amanhã, uma informação: os deputados Hermas Brandão Junior e Evandro Junior, filho e neto do conselheiro, respectivamente, estiveram conversando com Rossoni ontem e hoje – um de cada vez. Foram levados pelas mãos de Alexandre Curi (PMDB), que garante estar tudo dominado a favor do tucano, conforme combinado e acordado com o governador Beto Richa. Isso é política!

Osmar Dias não sabe se aceitará cargo de terceiro escalão




O senador Osmar Dias disse hoje que ainda não sabe se aceitará o convite para participar do governo de Dilma Rousseff.

Osmar foi chamado por Aloizio Mercadante para coordenar as ações do Ministério da Ciência e Tecnologia na Região Sul.

“Ainda não decidi se vou para o governo”, diz Osmar. Segundo ele, haveria outras possibilidades de participação, além desta. Mas nada está definido. Só o que ele garante é que não vai abandonar a política.

Mesmo se for para a iniciativa privada, e o senador confirma ter recebido convites para isso, ele diz que isso não significa sair da vida pública. “Não quer dizer nada”, afirma.

Ginásio de escola em Friburgo é usado como necrotério

G1

O ginásio Celso Peçanha da escola estadual Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, está sendo usado como necrotério, informou a Defesa Civil. O local onde funcionava o necrotério já estava interditado antes da tragédia das chuvas na Região Serrana. No entanto, o motivo do fechamento não foi divulgado. O necrotério informou que 12 pessoas morreram por causa da chuva.

Ao todo, o número de mortes em decorrência da chuva na Região Serrana chega a 119.

Funcionários da prefeitura de Friburgo, do Instituto estadual do Ambiente (Inea) e muitos voluntários ajudam na limpeza da cidade e passam informações aos bombeiros.
O tenente Catanhede do 6º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Friburgo disse que "se fosse depender só dos bombeiros nessa situação de catástrofe, era impossível".


Desespero para encontrar parentes

A cidade está sem sinal de telefonia, fixa ou celular, sem luz, sem água, sem transporte público e o comércio está fechado. Muitos moradores percorrem a cidade em busca de notícias de parentes. É o caso da estudante Lívia Franco, de 19 anos, que estava à procura do pai.

"Já percorri a cidade. Falaram que o meu pai passa chorando preocupado comigo. Fui na casa de parentes e acho que estão todos bem, mas não dá para saber de todos porque não tem mais telefone", desabafou ela.

Turistas assustados

Os turistas que estão hospedados em hotéis estão com medo de deixar a cidade e pegar as estradas. Os hotéis não estão recebendo hóspedes por causa da falta d´água e de comida.

O engenheiro mecânico Eraldo Kelfch chegou de carro na terça-feira (11) de Macaé, no Norte Fluminense, com o filho de 11 anos, e iria embora nesta quarta-feira (12). No entanto, ele afirmou que não quer se arriscar.

"Comprei biscoito. Não tem nem comida. nada. Nem luz", disse ele.

Cenário de caos

O cenário é de caos em Friburgo. Os bombeiros e a Defesa Civil não conseguem se comunicar com as próprias equipes e somente alguns orelhões na cidade funcionam. Muitos moradores perambulam a pé, muito abalados e sem saber o que fazer. Outras pessoas usam pás e baldes para retirar a lama e a água das casas. Um morador passou na rua carregando um galão de água. Outros filmam e tiram fotos.

Um rapaz de 17 anos, muito nervoso e chorando, contou que o pai estava ajudando no resgate para localizar um tio e dois primos que estariam numa casa que desabou no centro. Além da casa, um galpão que funcionava com uma garagem, uma loja e parte de um prédio foram soterrados.

"A gente se mudou daqui na sexta-feira (7), no sábado a gente veio na casa dos meus tios. Hoje (quarta) a gente saiu para ver como estava a cidade e demos de cara com a casa dele desabada", contou V. M., emocionado.

Por volta de 12h, na Praça Getúlio Vargas, também no Centro, houve um momento de pânico com moradores gritando e correndo. É que dezenas de pessoas de cinco prédios que ficam na praça foram retiradas pelos bombeiros por precaução. Elas dizem que ouviram um estrondo, mas não sabem se veio da encosta onde houve um grande deslizamento de terra, ou se o barulho foi do prédio. Entre as pessoas havia idosos sendo carregados, além de portadoras de necessidades especiais.

Uma mulher que mora no oitavo andar de um dos prédios, e que estava com um casal de vizinhos, contou os momentos de susto.
"A gente só ouvia 'desce, desce'. Ouvimos barulho de estalos a noite inteira. A gente não sabe se esse era do barranco ou da estrutura do prédio", disse a representante comercial Luciana Santiago.

Chuva espalha destruição na Região Serrana do Rio de Janeiro

As chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro mataram no total 267 pessoas desde terça-feira (11). Em Teresópolis, a cidade mais atingida, morreram 130 pessoas no que o governo do estado chegou a classificar como a tragédia da história da cidade. Em Nova Friburgo, morreram 107 pessoas, de acordo com o último informe dos bombeiros. Em Petrópolis, os mortos são 30, a maioria deles no Vale do Cuiabá, no Distrito de Itaipava. Por causa da falta de iluminação adequada, as equipes da Defesa Civil suspenderam a busca por corpos na noite desta quarta-feira (12) em Teresópolis. O resgate em busca de soterrados retorna no início da manhã de quinta-feira (13).

A infra-estrutura da região foi atingida com severidade. Houve falta de luz, telefone e transporte nas três cidades. Bairros inteiros ficaram isolados e só na noite desta quarta-feira equipes de resgate começaram a dar conta da catástrofe em algumas das áreas mais atingidas. Em um desses esforços, foi resgatado com vida, sem arranhões, um bebê de seis meses de idade em Friburgo.

Um total de 800 homens da Defesa Civil e bombeiros tenta localizar desaparecidos em Teresópolis. O secretário do Ambiente do estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc, classificou a chuva como a "maior catástrofe da história de Teresópolis". “Não foi possível escolher o que ia cair. Casa de rico, casa de pobre. Tudo foi destruído”, disse a empregada doméstica de 27 anos, Fernanda Carvalho.

A prefeitura designou dois abrigos para receber desabrigados: o Ginásio Pedrão, no Centro de Teresópolis, com capacidade para 800 pessoas, e um galpão no Bairro Meudon, onde podem ser alojadas 400 pessoas. Os desalojados na cidade são 1280 e os desabrigados, 960. O município montou um hospital de campanha para atingidos por chuva. Da mesma forma, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, determinou à Marinha na noite desta quarta a preparação de um hospital de campanha para ser instalado na região serrana.

Por volta das 21h, uma multidão se reuniu na porta da delegacia de Teresópolis, na Região Metropolitana do Rio, para identificar corpos de familiares que morreram em decorrência da tragédia das chuvas que atingiu a cidade.

A concessionária de energia Ampla, que atende à população de Teresópolis, informou que já restabeleceu o fornecimento de eletricidade para 63 mil dos 75 mil clientes. De acordo com a concessionária, a situação está sendo normalizada à medida que as equipes de emergência conseguem ter acesso às áreas afetadas.

A pedido da Defesa Civil, algumas áreas tiveram o abastecimento de energia suspenso por medida de segurança. A luz só é religada após inspeção dos agentes da Defesa Civil, para assegurar que não há risco de acidentes.

Na vizinha Petrópolis, o número de vítimas chega a dezoito pessoas, entre elas um casal de idosos. No distrito de Itaipava, a água atingiu dois metros e meio de altura em alguns pontos da região. A Defesa Civil da prefeitura de Petrópolis explica que “toda vez que chove muito nos municípios de Teresópolis e Nova Friburgo, a água que desce da serra provoca o transbordamento do rio Santo Antônio, causando os alagamentos”.

Em Curitiba, Marco Maia busca apoio da bancada do Paraná

TAIANA BUBNIAK/GP

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), estará em Curitiba nesta quinta-feira (13) para endossar o apoio a sua reeleição para o cargo que ocupa até o próximo dia 30. O Paraná é o primeiro destino de Marco Maia, que viajará por todo o país apresentado sua proposta como candidato. Maia pretende conseguir apoio suficiente para lançar candidatura única, sem concorrência.

Ele fará reuniões com o governador Beto Richa e com os 30 deputados da bancada federal paranaense. Na agenda do petista ainda está a participação na solenidade de posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Augusto Mello Guimarães.

A intenção do deputado é confirmar o apoio dos 30 parlamentares do estado, que tem a sexta maior bancada no país. Com o apoio em massa, Maia estaria mais seguro para concorrer com outros candidatos. Até esta quarta, Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Sandro Mabel (PR-GO) sinalizaram que podem concorrer.

Para Maia, as votações mais urgentes que devem ser tratadas na Câmara dos Deputados é a reforma tributária e iniciar os debates sobre a crise cambial, que, para o parlamentar, afeta todo o mundo e precisa ser tratada no Brasil, para evitar impactos negativos.

Nota oficial da candidatura Nelson Garcia


Nota Oficial

1 – Os deputados clamam por uma direção da Assembleia que contemple as próprias demandas, às reivindicadas pela sociedade e pela imprensa livre.

2 – O nosso nome foi sugerido por um conjunto de deputados de todos os partidos com representação na Casa.

3 – A nossa candidatura e a nossa vitória será a certeza do bom relacionamento de todos os deputados e deputadas com o Governo do Estado.

Curitiba, 12 de janeiro de 2011.

Deputado Nelson Garcia confirma bate-chapa na eleição para a Presidência da Assembleia


Blog Política em Debate:

O deputado estadual Nelson Garcia (PSDB) confirmou hoje que vai disputar a Presidência da Assembleia Legislativa. Em nota oficial, Garcia afirma que seu nome “foi sugerido por um conjunto de deputados de todos os partidos com representação na Casa”. Ele alega que os parlamentares “clamam por uma direção da Assembleia que contemple as próprias demandas, às reivindicadas pela sociedade e pela imprensa livre”.
Segundo a assessoria do tucano, ele está em uma fazenda em Umuarama, na região Noroeste do Estado, onde não é possível contato telefônico. A assessoria do deputado, porém, confirmou a intenção de Garcia de entrar na disputa pelo comando do Legislativo.
Desde a semana passada, cresceram os rumores de que poderia haver um bate-chapa na eleição da Mesa Executiva da Assembleia. Até agora, o deputado Valdir Rossoni (PSDB) aparecia como candidato único da base do governo Beto Richa à direção da Casa. Garcia, porém, comunicou ao governador a intenção de formar uma chapa alternativa, reunindo parlamentares insatisfeitos com a indicação de Rossoni. Garcia teria ainda o apoio do ex-presidente da Assembleia e presidente do Tribunal de Contas, Hermas Brandão, desafeto de Rossoni.

Contradição: Itália se recusa a extraditar Troccoli


O governo italiano, tão empenhado na extradição de Cesare Battisti, adota postura diferente no caso do uruguaio Jorge Troccoli. Ele foi capitão dos Fuzileiros Navais do Uruguai e contribuiu para as prisões, torturas, assassinatos e desaparecimentos de muitos oposicionistas da ditadura uruguaia. Troccoli foi um dos agentes da Operação Condor, que atuou na repressão a militantes de esquerda nos países do Cone Sul durante as ditaduras militares nos anos 70 e 80. Luiz Sérgio Henriques, relata em artigo que "o curioso é que o governo de Berlusconi negou a extradição de Troccoli para o Uruguai, alegando dupla cidadania".

Em 2002, o governo do Sr. Silvio Berlusconi – em sua segunda passagem pela chefia do gabinete de ministros da Itália - concedeu cidadania italiana ao Capitão Troccoli, mesmo sabendo das acusações de crime contra a humanidade que pesavam contra ele. Em setembro do ano passado, o ministro da justiça da Itália, Angelino Alfano, negou-se à extraditar Troccoli para o Uruguai, alegando que ele é cidadão italiano, tomando como base jurídica um tratado assinado entre os dois países em 1879. Portanto, o mesmo governo que nega-se a extraditar um notório torturador, utilizando dessas filigranas jurídicas, é o mesmo que se considera ofendido pela não-extradição de Battisti, que seguiu todas as normas da legislação brasileira, que por sua vez se baseia em uma série de convenções internacionais.

HOMENAGEM À ZILDA ARNS

O secretário estadual da Educação, o vice-governador Flávio Arns, representa o Estado do Paraná nas solenidades em homenagem à Dra. Zilda Arns, em ocasião do primeiro ano de seu falecimento. Os eventos serão realizados em Forquilhinha (SC), cidade natal da fundadora da Pastoral da Criança.

Arns, sobrinho de Zilda, acredita que o seu exemplo de união e entusiasmo na luta por um ideal está cada vez mais forte entre os líderes e voluntários da Pastoral da Criança. “Mais do que o sentimento de saudade, todos nós e os milhares de brasileiros que admiram o trabalho da tia Zilda nos inspiramos em seu exemplo”, disse.

As solenidades que marcam um ano da morte de Zilda Arns estão sendo promovidas pela Prefeitura de Forquilhinha e pela Pastoral da Criança da Diocese de Criciúma. Na ocasião, será inaugurado um memorial em homenagem à medica, seguido de celebração eucarística.

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DÁ POSSE A DELEGADO GERAL DA POLÍCIA CIVIL E AO COMANDANTE DA POLÍCIA MILITAR


O secretário da Segurança Pública, Reinaldo Almeida Cézar, participa nesta quarta-feira (12), às 17h, na Escola Superior de Polícia Civil, Vila Izabel, da transmissão de cargo de Delegado Geral da Polícia Civil, em Curitiba. Assume o delegado Marcus Vinicius Michelotto em substituição ao Delegado Jorge Azor Pinto.

Nesta mesma quarta-feira (12) o secretário da Segurança Pública, Reinaldo Almeida Cézar, também participará, às 19h, da passagem da função de comandante-geral da Polícia Militar, no Quartel do Comando-Geral, Rebouças, em Curitiba. Assume o posto o coronel Marcos Teodoro Scheremeta substituindo o coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles