quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Chuva espalha destruição na Região Serrana do Rio de Janeiro

As chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro mataram no total 267 pessoas desde terça-feira (11). Em Teresópolis, a cidade mais atingida, morreram 130 pessoas no que o governo do estado chegou a classificar como a tragédia da história da cidade. Em Nova Friburgo, morreram 107 pessoas, de acordo com o último informe dos bombeiros. Em Petrópolis, os mortos são 30, a maioria deles no Vale do Cuiabá, no Distrito de Itaipava. Por causa da falta de iluminação adequada, as equipes da Defesa Civil suspenderam a busca por corpos na noite desta quarta-feira (12) em Teresópolis. O resgate em busca de soterrados retorna no início da manhã de quinta-feira (13).

A infra-estrutura da região foi atingida com severidade. Houve falta de luz, telefone e transporte nas três cidades. Bairros inteiros ficaram isolados e só na noite desta quarta-feira equipes de resgate começaram a dar conta da catástrofe em algumas das áreas mais atingidas. Em um desses esforços, foi resgatado com vida, sem arranhões, um bebê de seis meses de idade em Friburgo.

Um total de 800 homens da Defesa Civil e bombeiros tenta localizar desaparecidos em Teresópolis. O secretário do Ambiente do estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc, classificou a chuva como a "maior catástrofe da história de Teresópolis". “Não foi possível escolher o que ia cair. Casa de rico, casa de pobre. Tudo foi destruído”, disse a empregada doméstica de 27 anos, Fernanda Carvalho.

A prefeitura designou dois abrigos para receber desabrigados: o Ginásio Pedrão, no Centro de Teresópolis, com capacidade para 800 pessoas, e um galpão no Bairro Meudon, onde podem ser alojadas 400 pessoas. Os desalojados na cidade são 1280 e os desabrigados, 960. O município montou um hospital de campanha para atingidos por chuva. Da mesma forma, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, determinou à Marinha na noite desta quarta a preparação de um hospital de campanha para ser instalado na região serrana.

Por volta das 21h, uma multidão se reuniu na porta da delegacia de Teresópolis, na Região Metropolitana do Rio, para identificar corpos de familiares que morreram em decorrência da tragédia das chuvas que atingiu a cidade.

A concessionária de energia Ampla, que atende à população de Teresópolis, informou que já restabeleceu o fornecimento de eletricidade para 63 mil dos 75 mil clientes. De acordo com a concessionária, a situação está sendo normalizada à medida que as equipes de emergência conseguem ter acesso às áreas afetadas.

A pedido da Defesa Civil, algumas áreas tiveram o abastecimento de energia suspenso por medida de segurança. A luz só é religada após inspeção dos agentes da Defesa Civil, para assegurar que não há risco de acidentes.

Na vizinha Petrópolis, o número de vítimas chega a dezoito pessoas, entre elas um casal de idosos. No distrito de Itaipava, a água atingiu dois metros e meio de altura em alguns pontos da região. A Defesa Civil da prefeitura de Petrópolis explica que “toda vez que chove muito nos municípios de Teresópolis e Nova Friburgo, a água que desce da serra provoca o transbordamento do rio Santo Antônio, causando os alagamentos”.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles