terça-feira, 21 de junho de 2011

CHARGE: DILMA, OITENTA ANOS DE FHC E A REAÇÃO DO LULA ....

Supersecretarias aprovadas com apenas seis votos contrários

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou com folgada maioria a criação das secretarias de Infraestrutura e Logística e de Família e Desenvolvimento Social, propostas pelo governador Beto Richa .

Apelidadas de supersecretarias as novas pastas acumulam funções de duas ou mais secretarias na estrutura anterior. A pasta de Pepe Richa, por exemplo, unirá as secretarias de Transporte e de Obras Públicas, enquanto a de Fernanda corresponde à nova secretaria da criança e adolescente, somadas às atribuições de promoção social e de cidadania, antes vinculadas as pastas do Trabalho e da Justiça.

Composta por 12 deputados, da bancada do PMDB apenas o deputado Nereu Moura votou contra. O líder da bancada, Caíto Quintana, além de Anibelli Neto, Ademir Bier e Artagão Júnior, não participaram da sessão. Sete deputados peemedebistas votaram a favor, inclusive o presidente do partido, Waldyr Pugliesi.

Antes da votação, o líder do governo, Ademar Traiano (PSDB), contestou as informações sobre a concentração de recursos orçamentários nas Secretarias de Infraestrutura e Logística e Família e Desenvolvimento, apontada pelo líder da oposição, Enio Verri (PT). Conforme os números apresentados por Traiano, a nova secretaria de Infraestrutura terá 1,52% da receita, o equivalente a R$ 358 milhões em 2011. Já para a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, será destinado 0,87% ou R$ 204 milhões.

"O deputado Verri foi secretário do Planejamento do governo Requião. Ele deveria conhecer os números. Jamais ele poderia ter falado que 80% do estado ficariam vinculados às duas secretarias. Foi uma informação distorcida", acusou o líder do governo. Sobre os superpoderes conferidos a dois membros da família do governo, o líder do governo disse que a escolha se justifica por competência.

Atacado pelo PT, que votou contra, Traiano respondeu estabelecendo a comparação entre as escolhas de Beto a da presidente da República, Dilma Rousseff, ao convidar o casal Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Paulo Bernardo (Comunicações) para o governo. "Se o Paulo Bernardo e a Gleisi são competentes devem merecer a confiança da presidente. Assim como a Fernanda e o Pepe", afirmou.




Assembleia autoriza comissão para investigar Usina de Mauá

A Assembleia Legislativa aprovou, na segunda-feira, requerimento autorizando a instalação da Comissão Especial de Investigação (CEI) para analisar o cumprimento dos fatores condicionantes estabelecidos na licença ambiental para a instalação da Usina Hidrelétrica de Mauá.

O requerimento, de autoria do deputado Rasca Rodrigues (PV), explica que a Comissão será composta por sete parlamentares e terá prazo de 90 dias – prorrogáveis por sua metade – para concluir o esclarecimento de dúvidas em relação às obras e apresentação de um relatório final.

Secretário de Meio Ambiente na época do licenciamento ambiental da Usina de Mauá, Rasca diz ter recebido denúncias que apontam o não cumprimento de uma série de termos estabelecidos com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). "Eu dei a licença para a construção desta usina e não estou vendo o cumprimento de uma série de itens acordados, especialmente em relação aos assentamentos", disse.

De acordo com o ex-secretário, foram estabelecidas 71 condicionantes no momento da emissão da licença ambiental, como as não conformidades relacionadas à execução das operações previstas no Programa de Recuperação de Áreas Degradadas, no Programa de Limpeza da Bacia de Acumulação, no Programa de Monitoramento da Qualidade da Água e na execução do Programa de Conservação de Flora e Fauna.

A obra da Usina Hidrelétrica Mauá, a maior em andamento no Paraná, está sendo construída no rio Tibagi, entre Telêmaco Borba e Ortigueira. A casa de força ficará na margem direita do Tibagi, no município de Telêmaco Borba. Cerca de 90% da obra já foi concluída.

A previsão é de que os equipamentos estejam funcionando até o final do ano. A potência instalada total da hidrelétrica será de 361 MW, energia suficiente para atender a cerca de um milhão de pessoas. A usina está sendo construída em conjunto com a Eletrosul Centrais Elétricas, por meio do Consórcio Energético Cruzeiro do Sul. (EP)

Morre em MG aos 114 anos mulher mais velha do mundo

Morreu nesta madrugada, aos 114 anos, Maria Gomes Valentim. Conhecida como Vó Quita, ela foi considerada a mulher mais velha do mundo pelo livro dos recordes, o Guinness Book. Maria faleceu na Casa de Caridade de Carangola, na Região da Zona da Mata, em Minas Gerais.

Ela deu entrada no hospital na tarde do último domingo, com o quadro de pneumonia comunitária aguda. Na segunda-feira (20), o estado de saúde dela piorou e teve início uma infecção generalizada. Maria completaria 115 anos no próximo dia 9. O reconhecimento da moradora de Carangola como a pessoa mais velha do mundo ocorreu em maio deste ano pelo Guinness, que lhe deu vantagem de 48 dias sobre a até então recordista americana, Besse Cooper. (AE)


Funai localiza povo indígena isolado no Amazonas

A Fundação Nacional do Índio (Funai) confirmou nesta terça-feira (21) a identificação de um novo grupo de índios isolados no Vale do Javari, no Amazonas. As observações preliminares apontam que esse grupo de cerca de 200 pessoas pode pertencer à família linguística Pano.

A nova comunidade de índios isolados foi localizada pela Frente de Proteção Etnoambiental da Funai no Vale do Javari e foi confirmada durante sobrevoo realizado em abril deste ano, com apoio do Centro de Trabalho Indigenista (CTI). As clareiras foram localizadas por satélite antes da realização da expedição aérea que avistou três clareiras com quatro grandes malocas no total.

Segundo o coordenador da Frente do Vale do Javari, Fabricio Amorim, "a roça, bem como as malocas, são novas, datadas de no máximo um ano. O estado das palhas usadas na construção, e a plantação de milho indicam isso. Além do milho, havia banana e uma vegetação rasteira que parecia ser amendoim, entre outras culturas", explica.

Até o momento da confirmação, a presença desses índios isolados era apenas uma referência "em estudo", segundo a Funai, pois havia relatos de sua existência, sem informações conclusivas sobre a exata localização e características da comunidade.

"Na Terra Indígena Vale do Javari há um complexo de povos isolados considerado como a maior concentração de grupos isolados na Amazônia e no mundo", avalia Amorim. "Entre as principais ameaças à integridade desses grupos estão a pesca ilegal, a caça, a exploração madeireira, o garimpo, atividades agropastoris com grandes desflorestamentos, ações missionárias e situações de fronteira, como o narcotráfico. Outra situação que requer cuidados é a exploração de petróleo no Peru, que pode refletir na Terra Indígena do Vale do Javari", afirma o pesquisador.

De acordo com a Funai, entre os anos 2006 e 2010, foram localizados mais de 90 indícios da ocupação territorial desses grupos, como roças, tapiris e malocas. Essas observações apontam para a existência de uma população de aproximadamente duas mil pessoas na Terra Indígena do Vale do Javari. A Funai reconhece a existência de 14 referências de índios isolados na região. (AE)

CASO LOUISE : Polícia descarta que desvio de dinheiro da empresa tenha motivado crime

Um dia depois de anunciar detalhes do crime, aDelegacia de Vigilâncias e Capturas (DVC)alterou, nesta terça-feira (22), os rumos das investigações sobre o assassinado da universitáriaLouise Sayuri Maeda, que tinha 22 anos. Em coletiva realizada na segunda-feira (20), odelegado Marcelo Lemos de Oliveira, responsável pelo caso, afirmou que a principal hipótese era de que Louise, que trabalhava como supervisora em uma iogurteria, tivesse descoberto que duas colegas estariam desviando dinheiro do caixa. “Esta possibilidade sobre desvio de recursos está descartada. Adotamos outra linha de investigação, mas os detalhes não podem ser adiantados”, disse.

Nesta terça-feira, proprietários e funcionários da iogurteria onde Louise trabalhava foram ouvidos pela polícia. Segundo Lemos de Oliveira, todos informaram que não foi constatado nenhum desfalque na contabilidade da empresa, o que levou a polícia a mudar o rumo das investigações. “Eram feitas auditorias diárias nos caixas e, em nenhuma delas, ficou constatado algum desvio”, afirmou o delegado.

A polícia, no entanto, ressalta que as duas funcionárias da iogurteria – identificadas comoFabiana Perpétua de Oliveira, de 20 anos, eMárcia do Nascimento, de 21 anos -, presas no fim de semana, permanecem como as principais suspeitas de terem atraído Louise para uma emboscada que terminou com a morte da universitária. “A participação das duas está comprovada pelas investigações. O que precisamos apurar é a real motivação do crime”, garantiu Lemos de Oliveira. O delegado acrescentou que a polícia continua as buscas por Elvis de Souza, de 20 anos, suspeito de participar do crime e que teve a prisão decretada pela Justiça.

O assassinato e versões

De acordo com a polícia, no dia 31 de maio, Louise saiu do shopping onde fica a iogurteria acompanhada de Fabiana. Elas teriam se encontrado com Márcia e Elvis, que as esperavam do lado de fora, em um carro prata. Em depoimento, Fabiana disse que Elvis dirigiu o automóvel até um matagal no bairro Campo do Santana, onde Márcia teria simulado estar passando mal. Após descerem do veículo, Fabiana teria recebido ordens para voltar ao carro. Instantes depois, Márcia e Elvis teriam retornado, sem Louise.

“Fabiana afirma que perguntou pela colega, mas que Márcia disse: “Louise ficou no mato’”, revela Lemos de Oliveira.

Márcia, por sua vez, afirma que após se encontrar com Fabiana e Louise, todo o grupo foi a um bar nas proximidades da Praça Rui Barbosa. Por volta da 1h30 do dia 1º de junho, ela teria sido deixada em casa, enquanto Fabiana, Élvis e Louise seguiram no carro. “A Márcia chegou em casa e a sogra dela viu e vai confirmar a versão. E Louise, Fabiana e Élvis continuaram no carro. A Márcia não viu mais nada do que aconteceu daí para frente”, afirmou a advogada Ana Carolina Castro,que representa Márcia.

Na casa do pai de Elvis, a polícia encontrou sob o assoalho de um dos quartos a bolsa que Louise carregava no dia em que desapareceu. Segundo o delegado, esta é uma prova da participação do rapaz no crime. Até as 19h30 desta terça-feira, Elvis continuava foragido.

Corpo encontrado

O corpo da universitária foi encontrado na tarde de sexta-feira (17) em uma cava do Rio Iguaçu, em Curitiba. Segundo a polícia, o cadáver encontrado na sexta-feira estava em avançado estado de decomposição. O reconhecimento foi feito por meio de um exame papiloscópico (de confronto de digitais) no IML. Além de trabalhar como supervisora na iogurteria de um shopping, no Centro da capital paranaense, Louise cursava Comércio Exterior na Faculdade Uninter. (GP)

PMDB faz "via sacra" a Brasília para Gustavo Fruet entrar no partido, mas o Requião não quer e afirma que é Greca

Foto: Denis Ferreira Neto

A insistência de alguns dirigentes pemedeebistas sobre a filiação do ex-deputado Gustavo Fruet (PSDB) ao PMDB. o que desagrada profundamente ao Requião, pois ele sabe que não dá para confiar em um acordo com o seu antigo desafeto, é o assunto do que promete ser uma longa e desgastante reunião que os deputados estaduais e federais do PMDB estão realizando nesta noite de terça-feira e na manhã de quarta-feira, em Brasília.

As desavenças entre o dois começaram a muito tempo, quando o na época prefeito Requião, que só se elegeu graça ao apoio do Maurício Fruet, ingrato que é, não retribuiu devidamente o apoio antes recebido da parte do ex-prefeito Maurício. Para agravar este quadro quando o Gustavo resolveu disputar a prefeitura pelo PMDB em 2000 e o Requião para impedir que este saísse candidato usa todas as forças possíveis para impor o nome no irmão Mauricio Requião, na época um inexpressivo personagem na vida política. Na verdade o Requião nunca acreditou nas possibilidades do irmão mais novo e o que quis foi impedir que o desafeto ocupasse um maior espaço partidário enquanto candidato.

No centro da roda estará o senador Roberto Requião (PMDB), considerado o principal obstáculo para a realização do desejo de uma ala expressiva do partido em ter Gustavo de volta à sigla para concorrer à prefeitura de Curitiba.

O encontro, ou vale tudo, começou nesta noite um jantar hoje à noite na casa do Sarney, onde Requião e parlamentares do Paraná estão convidados.

O esforço é para convencer Requião a aceitar o retorno de Gustavo ao partido para disputa de 2012. Fora aniquilar as barreiras impostas pelo Requião, os deputados têm que oferecer uma saída menos vergonhosa para o ex-secretário Rafael Greca, que é atualmente o nome preferido pelo Requião para ser o candidato do partido a prefeito em Curitiba. Greca, irritado pela possibilidade, diz que "o Gustavo não é bem vindo e que este é fraco e está sendo rejeitado pelo se atual partido PSDB". O Greca também afirma que "tenho esse compromisso com a cidade, do qual não pretendo abrir mão".

Apesar da grande pressão exercida pelo PMDB em relação a postura do Requião está reunião tem grandes chances de não dar em nada, pois isto representaria a capitulação do ex-governador as pretensões de quem ele considera um inimigo.

Vereadores aprovam pacote de benefícios para o servidor

A Câmara de Curitiba aprovou ontem, em primeira discussão, um pacote de dez projetos com benefícios a diversas categorias de funcionários municipais. Hoje, o pacote deve ser votado em segunda e última votação, antes de ir para a sanção do prefeito Luciano Ducci (PSB), autor dos projetos.

Uma das propostas aprovadas prevê incorporação integral de gratificações ao salário de servidores de cinco categorias do funcionalismo: médicos, procuradores, auditores, engenheiros e arquitetos. Segundo a prefeitura, isso ocorreu porque nessas categorias o salário oferecido pelo município não era competitivo e causava a evasão de profissionais.

Outros pontos do pacote incluem o aumento do piso da Guarda Municipal, reajuste no salário base dos fiscais, aumento de gratificações para 11 mil servidores de várias categorias, além da criação de gratificações para fiscais de comércio ambulante e para trabalhadores do Resgate Social, serviço mantido pela Fundação de Ação Social (FAS).

A prefeitura também se comprometeu a pagar benefícios previdenciários sobre parte das gratificações que foram mantidas. No total, segundo a prefeitura, 21 mil dos 33 mil servidores públicos do Executivo serão beneficiados pelo pacote de projetos. O aumento de custo estimado pela prefeitura para o ano que vem é de R$ 26,8 milhões com os benefícios oferecidos ao funcionalismo.

A prefeitura afirma que a modificação dos planos de carreiras dos servidores, incluindo a incorporação das gratificações, é um programa de longo prazo, e afirma que no futuro outras categorias serão beneficiadas. No entanto, por ora a opção foi tentar corrigir problemas mais emergenciais. “Temos mais médicos saindo do que entrando. Em um ano, fizemos três concursos. A intenção foi fazer esta melhoria para acabar com a alta rotatividade. E não é o caso dos dentistas”, disse na semana passada a secretária de Recursos Humanos, Maria do Carmo Oliveira.

A Câmara modificou ainda um dos projetos de reestruturação de carreira dos servidores para permitir que a Guarda Municipal continue fazendo a segurança da população. O projeto enviado pelo prefeito previa que a função dos guardas municipais fosse apenas de proteção de prédios públicos e do patrimônio municipal.

A emenda dos vereadores atendeu a uma reivindicação da própria categoria, que não aceitava perder o que já considera parte de suas atribuições. Embora a Constituição não preveja que as guardas municipais tenham poder de polícia, na prática os integrantes da corporação fazem vários tipos de atendimento à população. (GP)

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles