terça-feira, 21 de junho de 2011

Supersecretarias aprovadas com apenas seis votos contrários

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou com folgada maioria a criação das secretarias de Infraestrutura e Logística e de Família e Desenvolvimento Social, propostas pelo governador Beto Richa .

Apelidadas de supersecretarias as novas pastas acumulam funções de duas ou mais secretarias na estrutura anterior. A pasta de Pepe Richa, por exemplo, unirá as secretarias de Transporte e de Obras Públicas, enquanto a de Fernanda corresponde à nova secretaria da criança e adolescente, somadas às atribuições de promoção social e de cidadania, antes vinculadas as pastas do Trabalho e da Justiça.

Composta por 12 deputados, da bancada do PMDB apenas o deputado Nereu Moura votou contra. O líder da bancada, Caíto Quintana, além de Anibelli Neto, Ademir Bier e Artagão Júnior, não participaram da sessão. Sete deputados peemedebistas votaram a favor, inclusive o presidente do partido, Waldyr Pugliesi.

Antes da votação, o líder do governo, Ademar Traiano (PSDB), contestou as informações sobre a concentração de recursos orçamentários nas Secretarias de Infraestrutura e Logística e Família e Desenvolvimento, apontada pelo líder da oposição, Enio Verri (PT). Conforme os números apresentados por Traiano, a nova secretaria de Infraestrutura terá 1,52% da receita, o equivalente a R$ 358 milhões em 2011. Já para a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, será destinado 0,87% ou R$ 204 milhões.

"O deputado Verri foi secretário do Planejamento do governo Requião. Ele deveria conhecer os números. Jamais ele poderia ter falado que 80% do estado ficariam vinculados às duas secretarias. Foi uma informação distorcida", acusou o líder do governo. Sobre os superpoderes conferidos a dois membros da família do governo, o líder do governo disse que a escolha se justifica por competência.

Atacado pelo PT, que votou contra, Traiano respondeu estabelecendo a comparação entre as escolhas de Beto a da presidente da República, Dilma Rousseff, ao convidar o casal Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Paulo Bernardo (Comunicações) para o governo. "Se o Paulo Bernardo e a Gleisi são competentes devem merecer a confiança da presidente. Assim como a Fernanda e o Pepe", afirmou.




0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles