domingo, 2 de janeiro de 2011

Oposição vai governar estados onde vivem 52% dos brasileiros


Gazeta do Povo

Além do tucano Beto Richa (PSDB) no Paraná, outros 26 governadores eleitos em outubro tomaram posse neste sábado. Junto com o paranaense, mais sete novos governadores são filiados ao PSDB. A oposição à presidente Dilma Rousseff (PT) conta ainda com dois governadores do DEM. Embora tenham ficado com o governo de 10 das 27 unidades da federação, os oposicionistas administrarão estados onde está concentrada 52% da população brasileira. No entanto, os oito governadores tucanos, em recente reunião realizada em Maceió (AL), já decidiram que não vão fazer papel de oposição. Deixarão essa tarefa exclusivamente para os parlamentares do Congresso Nacional.

Apesar de não reforçarem a posição dos partidos no embate com o governo, a eleição nos estados ajudou os oposicionistas a se manterem vivos no cenário nacional. O PSDB, por exemplo, acabou sendo a legenda com maior número de governadores eleitos no país. Além disso, ficou com os dois maiores colégios eleitorais do Brasil – São Paulo e Minas Gerais – e ganhou em outros estados importantes, como o Paraná. A derrota mais sentida foi a do Rio Grande do Sul, onde Yeda Crusius perdeu a reeleição para o petista Tarso Genro.

O DEM, que na eleição passada havia conseguido eleger apenas José Roberto Arruda, do Distrito Federal, estava sem nenhum governador, já que o escândalo do mensalão brasiliense levou o democrata a renunciar ao mandato. Agora, o DEM conseguiu os governos do Rio Grande do Norte e de Santa Catarina.

No twitter do Requião e no do seu alterego é avaliado o fim de festa do governo Pessuti




criacuervo (alterego do Requião):

Pessuti perdido e ignorado na posse da Dilma, parecia uma arara colorida fugida de um viveiro.
about 13 hours ago via web

Tem gente que a partir de amanhã deixa o whiski dos palácios para voltar para a "mardita" dos bares
3:57 AM Dec 31st via Twitter for BlackBerry®

Quem é que vai pagar a festa da Ilhas da Cobras ? a) o povo b) algum empreiteiro c) Sérgio d) RedReg. respondam
10:28 AM Dec 30th via Snaptu




Roberto Requião:

Em político sem mandato nem o vento bate nas costas
about 23 hours ago via web

O querido desempregado vai a Brasília agarrar o saco do Temer como verdadeiro carrapato estrela.
11:16 AM Jan 1st, 2011 via web

Ex-ceuenses inconformados: PESSUTI TENTA COLOCAR NO CURRÍCULO FATOS QUE NÃO SÃO VERDADEIROS


Ex- dirigentes estudantis do Paraná, que também são ex-moradores da CEU (Casa do Estudante Universitário), e que enfrentaram a ditadura militar nos anos 70/80, não concordam com a tentativa do ex-governador Orlando Pessuti (PMDB) agregar ao seu currículo a militância estudantil contra o regime militar.
Durante o discurso de transmissão de cargo no Palácio Iguaçu, Pessuti (PMDB), que quase foi candidato a deputado estadual pela antiga Arena, dado suas relações com o ex-governador Ney Braga, com o governo do general Figueiredo, com o reitor Ocyrom Cunha da UFPR e com o ministro da educação Eduardo Portela, era ligado e apoiava os que perseguiam aqueles que transformaram a CEU no centro da oposição para a reconstrução do movimento estudantil e de apoio a candidatura de José Richa a governador.

Enquanto os seus colegas de Casa do Estudante iam presos pela luta contra a ditadura o Pessuti promovia jantares em homenagem aos representantes do regime militar.

Luciano Ducci participou da posse do governador Beto Richa


O prefeito Luciano Ducci participou neste sábado (1) da posse do novo governador do Paraná, Beto Richa, e do vice-governador Flávio Arns. Richa assume o cargo no lugar de Orlando Pessuti. "Tenho certeza de que Beto Richa repetirá no governo do Estado a mesma competência e o mesmo empenho que dedicou à administração de Curitiba", destacou Luciano Ducci. "Teremos um diálogo importante com o governo estadual, que trará muitos benefícios para a população de Curitiba."

A primeira parte da cerimônia de posse aconteceu na Assembleia Legislativa, onde Richa assinou o termo de posse. Na mesa diretora da solenidade estavam o presidente da Assembleia, Nelson Justus, o primeiro -secretário da Casa, Alexandre Curi, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Celso Rotoli de Macedo, o Procurador-Geral de Justiça do Estado, Olympio de Sá Sotto Maior Neto; o conselheiro do Tribunal de Contas Heinz Herwig, o deputado Valdir Rossoni e o prefeito Luciano Ducci.

"Iniciamos hoje um novo tempo no Paraná, na construção de uma sociedade mais justa e igualitária", disse o governador Beto Richa. No discurso, Richa citou o trabalho como prefeito de Curitiba, cargo que ocupou de 2005 a abril de 2010, quando saiu para concorrer a governado do Paraná, ganhando a eleição no primeiro turno com 52,4% dos votos válidos.

Depois da Assembleia, Beto Richa seguiu para o Palácio Iguaçu para a cerimônia de transmissão de cargo e posse dos novos secretários estaduais. No discurso, Richa elogiou os servidores municipais e estaduais como os verdadeiros responsáveis pelo sucesso das realizações das administrações públicas no Paraná. O prefeito Luciano Ducci participou das duas partes da cerimônia de posse de Beto Richa.

Dia 3 (segunda feira): Transmissão de cargos para os novos secretários estaduais do governo Beto Richa

09h00 - Transmissão de Cargo para Durval Amaral na Secretaria da Casa Civil

09h30 - Acontecerá a solenidade de transmissão do cargo de Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano para o deputado federal Cezar Augusto Silvestri. O evento ocorrerá no auditório da Secretaria.

11h00 – Transmissão de cargo na Secretaria Estadual de Saúde para Michele Caputo Neto. Caputo Neto falará de suas expectativas e projetos à frente da Sesa. O evento será no Auditório da Secretaria da Saúde, à Rua Piquiri, 170 – Rebouças.

11h00 - O novo secretário de Estado da Cultura, jornalista Paulino Viapiana, toma posse em solenidade no Auditório Paul Garfunkel, da Biblioteca Pública do Paraná, na Rua Cândido Lopes, 133.

14h30 - A transmissão de cargo na Secretaria da Agricultura e do Abastecimento ocorre na sede do Instituto Emater-PR, em Curitiba. O economista Norberto Anacleto Ortigara assume o cargo de secretário da Agricultura e do Abastecimento em substituição ao secretário Erikson Camargo Chandoha, que deixa a pasta após 9 meses de gestão. Na solenidade de posse, Norberto Ortigara anuncia os integrantes da equipe que, junto com ele, vai dirigir o Sistema Estadual de Agricultura.

16h00 - será realizada a posse da nova diretoria do Instituto Emater, à Rua da Bandeira nº 500, na sede do Instituto em Curitiba, a nova direção da autarquia é composta por três profissionais do quadro próprio de funcionários do Instituto: Rubens Ernesto Niederheitmann toma posse como diretor-presidente, Natalino Avance de Souza responderá pela diretoria técnica e Richard Golba será o novo diretor administrativo da autarquia.

17h00 - O novo presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, toma posse no auditório do Hotel Alta Reggia, junto com a nova diretoria.

17h00 - O deputado Romanelli assume a Secretaria de Estado do Emprego e Trabalho, em cerimônia na sede da Secretaria à Rua Pedro Ivo, 750.

Mais uma atitude que demonstra o temor de futura derrota por parte do atual presidente da FIEP


A atual direção da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), comandada por Rodrigo Rocha Loures, que é o mesmo que saiu derrotado na disputa pela direção do SEBRAE após de forma nada elegante ter rompido os compromissos anteriores de transição da direção junto ao Conselho desta entidade privada e de interesse público, tentou dar um novo golpe ao tentar antecipar a data de inscrição das chapas que disputarão a nova eleição na FIEP.
Setores insatisfeitos com a conduta oportunista da atual direção da entidade patronal conseguiram na Justiça uma liminar contra a antecipação da data de inscrição das chapas, o que estava previsto para terminar esta semana. A liminar anulou a convocação antecipada, já que as eleições acontecem apenas em agosto de 2011.

A atual direção, que em benefício de interesses próprios mudou as regras eleitorais em relação ao prazo normal de registros de chapas, não aceitou a decisão da liminar expedida pela Justiça e a questiona.

O que os apavora é o fato de que o deputado federal Ricardo Barros (PP), atual secretário de Indústria e Comércio do governo Beto Richa e vice-presidente da Fiep, com o apoio do futuro governador, está se preparando para disputar o comando da entidade. O atual presidente da FIEP na disputa passada para o governo do Estado esteve apoiando abertamente a chapa do Osmar Dias, o candidato derrotado no pleito, do qual o filho do Rodrigo Rocha Loures foi candidato a vice. Existem acusações de que o atual presidente da entidade a aparelhou eleitoralmente em apoio ao filho, o que se for verdade foi no mínimo uma atitude imoral e anti-ética.

Richa assume governo e anuncia plano de ação a ser executado nos primeiros 180 dias


Ao tomar posse como governador do Paraná neste sábado (1), Beto Richa anunciou um Plano de Ação de 180 dias para dar prioridade a ações emergenciais e ainda um corte de 15% nos gastos de custeio da máquina pública. “Começamos agora a executar o Plano de Governo em todas as suas frentes, priorizando as ações emergenciais”, disse Richa. “O Plano de Ação é um compromisso com a responsabilidade, o aperfeiçoamento e as mudanças no atendimento às demandas sociais”, afirmou.

Richa foi empossado no cargo na Assembléia Legislativa juntamente com o vice-governador Flávio Arns. A seguir, em solenidade no Palácio Iguaçu, sede do governo do Estado e prestigiada por cerca de 4 mil de pessoas, o então governador Orlando Pessuti transmitiu o cargo a Beto Richa.

Ao discursar na Assembleia, Richa reafirmou os compromissos assumidos com a população paranaense durante a campanha e enfatizou que as áreas de educação, saúde, segurança e infraestrutura terão prioridade em seu governo.

“Iniciamos hoje um novo tempo no Paraná. Um tempo que começa não apenas no calendário que assinala a abertura de um novo ano, mas também na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, com respeito e oportunidades para todos”, disse o governador na abertura de seu pronunciamento.

“O novo Paraná que queremos é fruto de muitos sonhos e todos já estamos bem acordados para fazer com que eles se transformem em realidade. Por isso, quero fazer dessa solenidade um momento de renovação da fé e da esperança”, destacou Beto Richa.

“Sim, eu acredito que é possível melhorar a vida das pessoas que mais precisam da ação competente do governo”, reafirmou. “É possível melhorar a saúde, a educação, a segurança pública, a infraestrutura e ainda garantir a preservação do meio ambiente”, acrescentou o novo governador.

Richa disse que sua gestão será pautada pela transparência, pelo respeito e pela austeridade. Um dos objetivos mais imediatos, informou, será a recuperação da capacidade de investimentos do Estado.

RUMO - “Os baixos níveis de capacidade de investimento do Estado foram ainda mais deprimidos pelas dificuldades e pela realização de gastos que a prudência não recomendaria. Definitivamente, esse não é o tipo de herança que gostaríamos de ter recebido. De minha parte, não hesitarei em meu compromisso de recolocar o Estado no rumo correto do desenvolvimento”, ressaltou o novo governador.

Beto Richa disse vai governar dialogando com cidadãos, entidades e empresas, em parceria com os municípios e em sintonia com os demais poderes constituídos. “Rejeito o comportamento fundamentalista que inibe os investimentos, afugenta as empresas e amedronta a todos”, afirmou o governador.

“É reprovável o legado que coloca o Estado na obrigação de promover um duro ajuste emergencial, que certamente vai exigir sacrifícios ainda não totalmente dimensionados pela nossa equipe de transição”, analisou Beto.

“Enfim, os quase 30 anos de prática democrática já deveriam ter servido para desestimular completamente as aventuras daqueles que se acham donos da coisa pública e usuários dos recursos de todos. Queremos virar essa página da história”, destacou.

O novo governador salientou que pretende governar em cooperação com a Assembleia Legislativa, por isso conta “com o apoio, a crítica e a opinião de todos os integrantes desta Casa”. Disse que sua gestão não vai prescindir da “dedicação e da competência dos servidores públicos estaduais, que ao longo dos anos demonstraram ter um amor maior pelo nosso Estado”.

TRANSMISSÃO DO CARGO

Depois de empossado, o governador Beto Richa passou em revista as tropas da Polícia Militar, em frente à Assembleia Legislativa, e seguiu para a solenidade de transmissão do cargo, em uma tenda em frente ao Palácio Iguaçu, na presença de milhares de pessoas. Participaram autoridades estaduais, federais, diplomáticas e eclesiásticas, amigos e familiares do novo governador e do vice Flávio Arns, além de lideranças comunitárias e populares.

Ao entregar o cargo, o ex-governador Pessutti desejou a Beto Richa sucesso na nova empreitada como governador do Paraná.

O arcebispo metropolitano Dom Moacyr Vitti e o pastor da Igreja Assembleia de Deus, Ival Teodoro da Silva, concederam bênçãos desejando sucesso ao novo governador e sua equipe de secretários, que assinaram o termo de posse.

Em seu pronunciamento, ao receber o cargo de governador, Beto Richa agradeceu a confiança dos paranaenses que, nas urnas, em 3 de outubro e 2010, aprovaram seu programa de governo.

Richa disse que o Paraná tem pressa, pois “a máquina pública não pode continuar sendo um teste de paciência para o cidadão que mais precisa do Estado”.

“O Paraná não pode esperar”, reforçou. “A sua história exige de nós o máximo empenho, dedicação e responsabilidade”, disse o governador, ao prestar tributo a vários ex-governador e lideranças políticas do Estado – de Zacarias de Góes e Vasconcelos a Manoel Ribas, de Bento Munhoz da Rocha a Ney Braga – que contribuíram para a construção do Paraná até que o regime militar suprimisse o direito dos paranaenses de eleger seus próprios governantes.

“A roda da história premiou como primeiro governador eleito pós-ditadura o meu pai, José Richa, a quem coube fazer a transição de volta ao regime democrático”, lembrou, referindo-se à eleição de José Richa, em 1982. “É uma honra e um orgulho ocupar o mesmo cargo que um dia foi ocupado pelo meu pai. O seu exemplo, a sua inspiração, os seus ensinamentos estão comigo, no meu coração, mais vivos do que qualquer palavra pode expressar”, disse o governador.

ÉTICA E DIÁLOGO

Richa reafirmou os princípios que vão nortear a nova gestão no Governo do Estado: ética, democracia, verdade e legalidade. “Não tenho compromisso com o erro e não vou tolerar desvios de conduta de qualquer servidor público – do mais simples e humilde ao mais graduado”, afirmou.

Na tarefa de retomar o caminho do desenvolvimento pleno do Paraná, Richa disse que contará com a colaboração de uma equipe composta por homens e mulheres preparados, competentes e sérios.

“Minha equipe firmou o compromisso de contribuir com a sua experiência e o seu talento para executar com presteza, com dedicação e eficiência as propostas contidas no Plano de Governo”, disse.

“A todos, muito obrigado por atender a este chamamento de servir ao governo e servir aos paranaenses. Serei exigente na cobrança dos resultados. As nossas metas, estabelecidas em contratos de gestão, serão perseguidas com extrema obstinação.”

Richa reafirmou o discurso que havia feito instantes antes, na Assembleia Legislativa, onde falou do desejo governar em sintonia com todos os poderes.

“Agradeço desde já pelo apoio que sei que terei dos deputados estaduais, dos deputados federais e dos senadores, que vão representar os paranaenses na Assembléia Legislativa, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal”, disse. “Vamos construir uma relação harmoniosa com o Poder Judiciário, com o Tribunal de Contas e com o Ministério Público”, completou.

O governador agradeceu ainda o indispensável apoio dos servidores do Estado. “Eles são os verdadeiros responsáveis pelo sucesso de uma administração. Sem eles, nenhum projeto de governo se consolida. Por isso, eu conto com os servidores do Estado como integrantes da minha equipe. Quero todos eles valorizados e motivados, como parceiros na execução do nosso plano de governo, que agora é compromisso de todos”, disse.

VICE-GOVERNADOR

Richa falou também da importância do seu vice-governador, o senador Flávio Arns. “Eu tenho orgulho de contar com este homem de grande talento, de indiscutível caráter, de visão política e administrativa, de vocação pública, que é o Flávio Arns. Eu nunca tive dúvida de que esta foi uma das melhores escolhas que fiz para enfrentar os desafios que nos esperam”, afirmou.

Beto Richa fez um agradecimento especial à esposa, Fernanda. “É uma mulher de coragem, de fibra, que sempre me apoiou e que, a exemplo da minha mãe, supriu a minha ausência imposta pela vida política na educação dos nossos filhos – o Marcello, o André e o Rodrigo”, disse.

“Ela é companheira nas jornadas políticas. Ela é a força sempre presente quando parece que já não há forças em lugar algum. Ela é o estímulo que não falha quando tudo parece dar errado”, destacou Richa.

Íntegra do discurso do governador Beto Richa no Palácio Iguaçu


Quero dar as boas-vindas a todos.

As minhas primeiras palavras são de agradecimento.

Muito obrigado a todos os paranaenses pela confiança que depositaram em mim.

Muito obrigado a todos os paranaenses que aprovaram nas urnas o nosso projeto de governo.

Muito obrigado a todos vocês, que vieram de todos os cantos do Paraná.

Mas principalmente eu quero agradecer a Deus, que me deu forças, me encorajou e me guiou nesta jornada.

Nos momentos mais difíceis, que não foram poucos, recorri a Ele, invocando a sua proteção.



Meus amigos e minhas amigas.

Percorri todas as regiões do Paraná – do litoral ao oeste, de norte a sul, do centro à periferia, das grandes às pequenas cidades – e vi uma realidade preocupante.

Eu vi um Paraná potencialmente rico; e vi a nossa gente pobre de oportunidades.

Eu vi os paranaenses querendo sempre mais; e vi um governo ousando muito pouco.

Eu vi um Estado sonhando com um futuro melhor; e vi governantes insensíveis.

Eu vi os professores ensinando em escolas precárias; e vi a esperança no olhar das nossas crianças e dos nossos jovens.

Eu vi o desespero nas filas das unidades de saúde; e vi a oportunidade de salvar muitas vidas.

Eu vi o medo estampado no rosto de homens e mulheres de bem; e vi a polícia sem pessoal e equipamentos para enfrentar a violência.

Eu vi a nossa agricultura forte e diversificada; e vi a falta de boas estradas e de um porto que funcione bem.

Eu vi uma indústria moderna; e vi uma máquina pública ineficiente em muitos aspectos.

Eu vi um Paraná desenvolvido, que eu admiro e respeito; e vi um Paraná que ainda precisa evoluir muito.

Mas, acima de tudo, o que eu vi foi gente trabalhadora e honesta lutando por uma vida mais digna.

Por isso, afirmo com muita ênfase, porém com a segurança de quem conhece profundamente todas as regiões, que o nosso querido Paraná precisa de cuidados urgentes.

Meus amigos e minhas amigas.

O Paraná tem pressa.

Pressa em retomar o seu desenvolvimento num ritmo compatível com a sua força econômica, com respeito ao meio ambiente e com responsabilidade social.

Pressa em colocar o homem como fator central de sua vocação: ser uma terra de oportunidades para todos.

Pressa em substituir a política do “falar muito” pelo trabalho, feito com amor, diálogo, harmonia e equilíbrio.

A máquina pública não pode continuar sendo um teste de paciência para o cidadão que mais precisa do apoio do Estado.

O Paraná não pode esperar!

O Paraná tem pressa!

A sua história exige de nós o máximo empenho, dedicação e responsabilidade.

Pagamos um tributo ao passado.

Sem ele não existiríamos e não estaríamos aqui.

Mas o nosso compromisso é com o presente e com o futuro.

Porque um Estado nunca está pronto.

A sua construção começou com os nossos antepassados, continua no presente e prosseguirá com os nossos filhos e os nossos netos – cada geração fazendo a sua parte.

Desde Zacarias de Góes e Vasconcelos, primeiro presidente da província do Paraná, em 1853, tivemos 141 governadores – cada um com a sua missão.

Cada um deixou o seu legado.

O próprio Zacarias teve papel fundamental: promoveu a conciliação das forças políticas locais e deu início à construção do que hoje é o Paraná.

A partir de 1935, por 10 anos, Manoel Ribas, governador e interventor do Estado Novo, promoveu a interiorização do governo. Foi outro marco na vida do Paraná.

Já na década de 50, Bento Munhoz da Rocha Neto conduziu o Paraná a um novo patamar de desenvolvimento e modernidade.

Bento nos legou, entre tantas coisas, este Palácio Iguaçu, um ícone não só político mas também da capacidade criativa e empreendedora dos paranaenses.

Pouco depois, nos anos 60, Ney Braga dava início a um novo ciclo de prosperidade, com a criação do Plano de Desenvolvimento Econômico do Paraná – um conjunto de ferramentas até hoje fundamental para os avanços que todos nós desejamos.

E daí, fez-se a ditadura, que nos tirou por quase 20 anos o direito de eleger os nossos governantes.

A roda da história premiou como primeiro governador eleito pós-ditadura o meu pai, José Richa, a quem coube fazer a transição da volta ao regime democrático.

Eu queria muito que ele estivesse aqui hoje para partilhar comigo este momento tão importante da minha vida.

É uma honra e um orgulho ocupar o mesmo cargo que um dia foi ocupado pelo meu pai.

O seu exemplo, a sua inspiração, os seus ensinamentos estão comigo, no meu coração, mais vivos do que qualquer palavra pode expressar.

Ele fez o que todo grande pai faria: ensinou-me a dar valor a tudo que se pode ter na vida – do brinquedo mais simples ao mais alto cargo público.

Meus amigos e minhas amigas.

Reafirmo aqui o que disse muitas vezes durante a campanha: a única pessoa que me influenciou politicamente foi meu pai.

E o legado de José Richa todos conhecem: Respeito às pessoas, responsabilidade e, acima de tudo, política com ética, com decência e com honestidade.

Reconhecido pelos paranaenses como um político humano.

Um homem que só fez o bem, embora algumas vezes não tenha recebido o mesmo tratamento daqueles que ele mais ajudou.

Seu amor ao Paraná é uma marca que dificilmente será atingida por outro político.

Amor que ficou registrado para a história nos versos do querido escritor Jamil Snege, numa das mais belas obras já produzidas pelo talento paranaense: ///

“No cabo de uma enxada

No volante de um caminhão

Na escola em construção

No risco de uma estrada

O meu Paraná eu traço.



Sem desânimo e sem cansaço

Vou semeando este chão.



Vou aboiando o gado

Colhendo a espiga madura

Tirando da terra a feitura

Nem que seja de um naco de pão.



O meu Paraná eu planto.



O pedaço que me cabe

Seja de noite ou de dia

No campo ou na cidade

Sol quente, maré fria

O meu pedaço eu garanto.

Na fábrica, na oficina

No escritório, na usina

Não tem tempo ruim.

Geada ou cerração

Enchente ou estiada

Na ponta da madrugada

Já estou cuidando de mim.



Que importa se a vida é dura...

Amanso ela na canga

Transformo usura em fartura

Meto o peito, dou castigo

O meu Paraná eu brigo.



Por isso eu digo, irmão

Tome conta deste chão

Garanta o seu pedaço...

Assuma o seu quinhão.



O meu Paraná somos todos

Cada qual com sua parte

Seu ofício e sua arte

Repartindo o mesmo pão.” ///



Foi uma bela homenagem de um governo que marcou para sempre a história do Paraná.

Do bom exemplo de meu pai, eu extraio a força para fazer uma administração que também, com certeza, marcará o Paraná: honesta pela origem que tenho e inovadora por exigência dos tempos modernos.

A emoção deste momento se multiplica diante de vocês – porque vocês são a razão maior da minha emoção!

Sem vocês, nada disso estaria acontecendo!!

Por isso, meus amigos e minhas amigas, eu quero reafirmar – aqui e agora – os meus compromissos de campanha:

Eu disse que queria ser governador do Paraná porque amo este Estado.

A este amor acrescentamos a partir de hoje o compromisso de administrá-lo com ética e seriedade.

Eu disse que queria ser governador porque tenho orgulho do que o Paraná é – e do que ainda será.

A este orgulho acrescentamos a partir de agora o compromisso de promover o seu desenvolvimento, com equilíbrio e visão de futuro.

Eu disse que queria ser governador porque tenho respeito a cada um dos paranaenses.

A este respeito acrescentamos a partir de hoje o compromisso de governar o Paraná de forma democrática e transparente.

Este meu desejo, que agora é o desejo de todos os paranaenses, se transformou em realidade concreta: vencemos a eleição.

Foi uma vitória linda!

Foi uma vitória de todos nós.

Foi uma vitória do Paraná!

Mas a vitória nas eleições foi apenas o primeiro passo de uma longa caminhada que começa hoje.

A nossa geração chegou lá.

É hora de iniciar o trabalho e fazer a nossa parte.

A vitória não nos deu o direito de errar; a vitória nos impõe o dever de acertar.

Não tenho compromisso com o erro e não vou tolerar desvios de conduta de qualquer servidor público – do mais simples e humilde ao mais graduado.

Reafirmo aqui os princípios que vão nortear a nossa gestão no Governo do Estado: Ética, Democracia, Verdade e Legalidade.

Não abrirei mão destes princípios, porque eles são fruto das minhas mais profundas convicções – que orientam toda a minha vida pública.

Por isso, como governador serei guiado por estes princípios, que passam a ser as diretrizes inegociáveis da administração do Estado daqui pra frente.

Começamos hoje a escrever mais um capítulo na história do Paraná.

Para isso, precisamos acreditar que somos capazes de fazer as mudanças que todos esperam.

Precisamos acreditar nos nossos ideais e levar essa nossa crença a todos os cantos do Estado e a toda a nossa gente.

Este é o meu primeiro desafio: como governador, vou devolver a confiança aos paranaenses de todas as regiões.

Porque eu acredito que é possível construir um Estado melhor.

Juntos, com confiança e determinação, vamos fazer o Paraná avançar cada vez mais.

Resolver problemas. Inovar sempre.

Buscar as soluções simples que beneficiem quem mais precisa da ajuda do Governo.

Vamos somar esforços.

Jamais dividir!

Serei o governador de todos os Paranaenses!

Quero ser julgado pelos meus atos – como deputado, como vice-prefeito, como secretário municipal de Obras Públicas, como prefeito da capital e agora como governador desse Estado.

Nunca os decepcionei.

E não vou decepcioná-los agora!

Não vou decepcioná-los porque dedicarei os melhores dias da minha vida a liderar uma equipe de governo talentosa, responsável e competente.

Não vou decepcioná-los porque consumirei as minhas energias na execução de um Plano de Governo – aprovado nas urnas pela maioria dos paranaenses – e que contempla importantes avanços sociais, econômicos e de infraestrutura para o nosso Estado.

Não vou decepcioná-los porque colocarei as pessoas em primeiro lugar – porque elas são a razão central de todas as nossas decisões.

Não vou decepcioná-los porque vigiarei – dia e noite – o cumprimento do conjunto de valores éticos e morais que acabo de reafirmar e que nos guiarão durante toda a nossa caminhada.

Para alcançar este objetivo – a um só tempo simples e ambicioso –, escolhemos o caminho do diálogo.

Vocês serão ouvidos.

As lideranças políticas serão ouvidas – independente de cor partidária.

Os paranaenses todos serão ouvidos.

Nessa tarefa de retomar o caminho do desenvolvimento pleno do Paraná vou contar com a colaboração de uma equipe composta por homens e mulheres preparados, competentes e sérios.

O desafio não me assusta; ao contrário, o desafio me estimula e me impulsiona na tarefa de buscar sempre a melhor solução para cada problema.

Minha equipe firmou o compromisso de contribuir com a sua experiência e o seu talento para executar com presteza, com dedicação e eficiência as propostas contidas no Plano de Governo.

A todos, muito obrigado por atender a este chamamento de servir ao governo e servir aos paranaenses.

Serei exigente na cobrança dos resultados.

As nossas metas, estabelecidas em contratos de gestão, serão perseguidas com extrema obstinação.

Não vou aceitar resultados abaixo do mínimo estabelecido para cada uma das áreas da administração pública.

Porque, pior do que a convicção do NÃO;

Pior do que a incerteza do TALVEZ;

É a desilusão do QUASE!

O QUASE me incomoda.

Um governo que QUASE cumpriu as suas metas, por exemplo, não cumpriu meta alguma;

Um governo que QUASE resolveu os problemas, não resolveu problema algum.

Queremos uma atitude proativa:

SIM, nós podemos fazer melhor do que fazemos hoje;

SIM, nós podemos fazer mais do que fazemos hoje;

SIM, nós devemos isso a todos os paranaenses.

Se estamos hoje aqui, neste Palácio, que é um símbolo da democracia e da liberdade, unidos no propósito de ratificar o pacto que firmamos com todos os paranaenses, é porque a população do Paraná depositou as suas esperanças nas nossas mãos.

A nossa resposta é SIM, nós vamos construir um Estado melhor para todos!

Um Estado em que todos tenham voz e tenham vez.

Nós podemos fazer mais e melhor. E vamos fazer isso juntos. Disso eu não abro mão.

Ainda um agradecimento especial à minha mãe, Arlete, que aqui se encontra, acompanhando o início desta nossa jornada.

Ela foi – e ainda é – o centro de equilíbrio da nossa família. Educou e cuidou dos 3 filhos com a dedicação e o amor que só as mães têm. O mesmo amor que dedicou também ao meu pai.

Muito obrigado, minha mãe, pelo seu infindável amor, pelo seu apoio sempre disponível, pela sua dedicação incansável.

Aos meus irmãos, José Richa Filho, o Pepe, e ao Adriano, muito obrigado pelo apoio incondicional e pelo estímulo em toda esta caminhada.

Meus amigos e minhas amigas.

Ao meu lado, para me ajudar a cumprir esta importante missão que me foi confiada pelos paranaenses, eu tenho orgulho de contar com este homem de grande talento, de indiscutível caráter, de visão política e administrativa, de vocação pública, que é o Flávio Arns.

Eu nunca tive dúvida, e quanto mais o tempo passa, mais certeza eu tenho de que esta foi uma das melhores escolhas que fiz para enfrentar os desafios que nos esperam.

Muito obrigado, Flávio Arns.

E obrigado também à Odenise, a sua esposa, que tanto nos ajudou.

Há pouco, na Assembléia Legislativa, ao prestar o juramento como novo governador do Paraná, eu afirmei que é meu desejo governar em sintonia com todos os poderes.

E eu reafirmo aqui, perante todos os paranaenses, que é este desejo que guiará todas as minhas ações.

Agradeço desde já pelo apoio que sei que terei dos deputados estaduais, dos deputados federais e dos senadores, que vão representar os Paranaenses e o Paraná na Assembléia Legislativa, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Agradeço pelo apoio que já tive de prefeitos e vereadores nesta campanha.

Sei da pressão que vocês receberam para mudar de lado. Aos que resistiram e continuaram firmes comigo, o meu reconhecimento e gratidão.

Vencemos juntos a eleição.

Vamos construir uma relação harmoniosa com o Poder Judiciário, com o Tribunal de Contas e com o Ministério Público.

Não posso deixar de agradecer ainda o indispensável apoio dos servidores do Estado.

Eles são os verdadeiros responsáveis pelo sucesso de uma administração.

Sem eles, nenhum projeto de governo se consolida.

Por isso, eu conto com os servidores do Estado como integrantes da minha equipe.

Quero todos eles valorizados e motivados, como parceiros na execução do nosso plano de governo, que agora é compromisso de todos.

Faço ainda um agradecimento especial a todos os que estiveram comigo nesta caminhada.

São homens e mulheres brilhantes que dedicaram o seu tempo me ajudando, me ensinando, me testando, me estimulando.

São pessoas que usaram os seus talentos para pensar em soluções, em projetos para fazer o Paraná avançar cada vez mais.

A todos, o meu sincero muito obrigado, de coração.

Por fim, mas não por último, desejo fazer um agradecimento especial à minha mulher, Fernanda.

É uma mulher de coragem, de fibra, que sempre me apoiou e que, a exemplo da minha mãe, supriu a minha ausência imposta pela vida política na educação dos nossos filhos – o Marcello, o André e o Rodrigo.

Ela é companheira nas jornadas políticas.

Ela é a força sempre presente quando parece que já não há forças em lugar algum.

Ela é o estímulo que não falha quando tudo parece dar errado.

A Fernanda é a Fernanda!

Obrigado pelo teu carinho, Fernanda.

Mas a alegria maior foi ter conhecido tantos paranaenses, tanta gente simples e honesta, em todos os cantos desse imenso e rico Paraná.

O Paraná é a soma dos sonhos da sua gente.

O Paraná é a multiplicação das suas etnias.

O Paraná é o resultado da visão de homens e mulheres que pensam longe, que enxergam o futuro.

O Paraná é a soma das suas diferenças!

Saí enriquecido do contato intenso que tive com as pessoas nas ruas de todas as cidades do Estado.

Colhi a boa vontade e o carinho que me foram dispensados em cada uma das casas que visitei.

Fiquei conhecendo melhor o nosso Estado pelas múltiplas manifestações do bom caráter dos paranaenses.

Confirmei o que eu sempre soube: que o paranaense é capaz de enfrentar qualquer desafio, basta um estímulo.

Estímulo que será dado, podem acreditar, em cada ação, em cada gesto, em cada decisão do nosso governo.

Por onde andei ouvi reivindicações por avanços na criação de oportunidades de trabalho, por garantias no acesso à educação, por melhorias no serviço de saúde, por mais habitação e – em especial – por mais segurança no dia a dia de cada um.

Foram pedidos simples e diretos.

Foram pedidos honestos, quase súplicas.

Mas o paranaense não pede por si próprio.

E nós sabemos que o bom governante não representa a si mesmo.

As suas propostas têm de ir ao encontro justamente do que a população entende que é necessário.

Se os paranaenses querem, o Paraná terá!

Não proponho a ditadura da igualdade miserável; prometo a democracia da igualdade do bem-estar.

Não proponho a padronização das ideias; prometo a liberdade das diferenças.

Não proponho a construção de muros; prometo segurança de qualidade para todos.

Não proponho a divisão em classes sociais; prometo oportunidades iguais.

Não proponho a oposição entre os que sabem e os que não sabem; prometo educação que liberte para a vida.

Não proponho qualidade de vida como conceito; prometo vida de qualidade como fim.

Enfim, não proponho um Estado para poucos; prometo um Paraná para todos.

Nossa demonstração de respeito ao Paraná começa hoje, com um Plano de Ação para os primeiros 180 dias da nossa gestão.

Na prática, isso significa que começamos a executar o Plano de Governo em todas as suas frentes, priorizando as ações emergenciais.

O Plano de Ação é um compromisso com a responsabilidade, o aperfeiçoamento e as mudanças no atendimento às demandas sociais.

Responsabilidade, minha gente, significa ter maturidade política para preservar todas as conquistas, todos os avanços que o Estado já teve.

Aperfeiçoamento quer dizer melhorar e conservar tudo o que o Paraná tem de bom.

Vamos avançar cada vez mais.

Não abrimos mão do nosso compromisso com as mudanças.

Porque esse compromisso está baseado na verdade.

Não se pode passar de maneira indiferente diante da verdade, diante daquilo que se acredita correto.

Há que se ter coragem para encontrar os caminhos da ação e combater a mentira e o engodo.

A verdade não é posse pessoal e solitária; ela requer participação e cooperação.

O governante deve encaminhar as soluções conforme as necessidades e expectativas da sociedade, de acordo com as possibilidades do Estado e com o projeto proposto para o seu governo.

As pessoas esperam agora de nós não apenas um discurso ordenado e capaz de representar a realidade vivida.

As pessoas esperam que a ação e a decisão sejam as manifestações concretas do discurso de ontem.

Porque o homem é aquilo que ele acredita.

Eu acredito na verdade.

Eu acredito na capacidade de todos os paranaenses em superar os seus próprios limites e os seus desafios.

Eu acredito que a vida só faz sentido se pensarmos que há um objetivo a ser alcançado, uma conquista a ser obtida, uma vitória a ser comemorada.

Mas para isso é necessário um trabalho de reconstituição da força de crescer.

Convoco aqui todos vocês para, mais uma vez, demonstrarem a sua força e o seu amor ao nosso querido Paraná.

Convoco todos os paranaenses para renovar a confiança no governo.

A vitória que queremos tem de ser construída desde já, numa troca mútua de experiências e no reconhecimento de que juntos somos mais fortes.

Dia após dia.

Com determinação.

Com suor.

Com amor.

Porque sem projeto, não se faz o futuro.

E nós temos um grande projeto para o Paraná.

Ele está baseado na reinvenção do possível, na capacidade de ousar e de surpreender.

Mas para quem tem a responsabilidade de apontar caminhos, nada é mais perigoso do que o óbvio.

Porque o óbvio é uma âncora que paralisa o pensamento e induz à falsidade.

Sabemos todos que a conquista do conhecimento e do avanço contradizem o óbvio, e são contra tudo aquilo que ancora, que evita o progresso e o desenvolvimento humano.

Na vida, devemos ter raízes e não âncoras. A raiz alimenta, a âncora imobiliza.

Temos a determinação de fazer uma gestão em favor de todos os paranaenses. E vamos fazer.

Vamos ao trabalho.

Vamos escrever a nossa página na história.

Com energia e comprometimento pleno de que somos capazes de construir um futuro muito melhor.

Porque o Paraná tem pressa.

Porque o Paraná espera de todos nós não menos que o melhor que temos pra dar.

Muito obrigado a todos vocês.

E que Deus nos ilumine nesta longa caminhada.

MUITO OBRIGADO DE CORAÇÃO!

VIVA O PARANÁ!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles