sĂ¡bado, 9 de julho de 2011

Os "rumos" sem rumo que tentam impor ao Gustavo Fruet!


Todo dia a mĂ­dia, nunca isenta, cobra do Gustavo Fruet uma definiĂ§Ă£o sobre o rumo a se tomado pelo mesmo, como aponta caminhos, sendo que a maioria destes sĂ³ o levarĂ¡ ao abismo. O que os que estĂ£o por trĂ¡s desta avalanche de boatos, os que financiam a mĂ­dia, pretendem de fato Ă© a pergunta que fica. SerĂ¡ que as intenções destes Ă© a de acolherem o Gustavo para que este seja bem sucedido em suas pretensões? Ou serĂ¡ que o vĂªem como um cavalo de TrĂ³ia para poderem implodir com a fortaleza adversĂ¡ria?

Uma grande vĂ­tima recente deste engodo foi o Osmar, que por se perder pelas pressões vindas de todos os lados ao perder uma reeleiĂ§Ă£o tranquila ao senado, e o pior, a sua liberdade, em troca ganhou uma gaiola de ouro no BB, mas que nĂ£o deixa de ser uma mera gaiola, de seus antigos adversĂ¡rios!

Os antigos detratores, que tambĂ©m eram detratados pelo Osmar Dias, alĂ©m de ganharem o espaço, que antes era seu no senado, tiveram uma vitĂ³ria ainda maior ao o terem silenciado, jĂ¡ que este no Congresso foi uma das mais fortes e respeitadas vozes de oposiĂ§Ă£o.

Outro caso que com carinho o Gustavo deveria ter como exemplo Ă© o do Rafael Greca de Macedo, que de um dos mais importantes quadros do lernismo que foi hoje nĂ£o passa de um apĂªndice, de um mero canhĂ£o a mais, na armata do RequiĂ£o, pois o seu tradicional eleitorado, tal qual aconteceu com o Osmar, nĂ£o o perdoou. Quem um dia foi um polĂ­tico em eterna ascensĂ£o, pois de vereador passou a deputado, de prefeito a deputado federal e ministro hoje nĂ£o consegue ao menos se eleger deputado estadual e hoje Ă© obrigado a cumprir o papel de mero joguete nas mĂ£os do ex-dĂ©spota do Canguiri. Dentro do PMDB os que hoje lançam o Rafael a prefeito na calada da noite se articulam por todos os lados. Para o Greca de candidato a candidato a ser um mero bufo de opereta neste jogo que de limpo nĂ£o tem nada Ă© apena um passo.

No PMDB, o que jĂ¡ estĂ¡ provado, o Gustavo nĂ£o tem como antes tambĂ©m nunca teve o seu espaço, por mais que muitos digam que lĂ¡ “Ă© o seu lugar”. O RequiĂ£o para poder manter o mando, oriundo no clima de terror interno, nĂ£o pode deixar que outro venha a ser uma nova alternativa de poder. Do começo do ano para cĂ¡ o ex-governador internamente jĂ¡ ganhou vĂ¡rias batalhas partidĂ¡rias, sendo a primeira o lançamento antecipado do Greca e a segunda a imposiĂ§Ă£o da chapa Ăºnica para o diretĂ³rio municipal, onde se coloca enquanto candidato a presidente. Mesmo que o Gustavo consiga pelas imposições do DiretĂ³rio Nacional e do Estadual do PMDB o seu retorno ao partido e a vaga para disputar a prefeitura contarĂ¡ durante o trajeto com fortes inimigos interno, no caso o RequiĂ£o e seu grupo. O Front nĂ£o pode esquecer-se da guerra interna no PMDB vivida nos palanques durante a campanha do Osmar, que ajudou a enterrar a mesma.

No PT os segmentos mais a esquerda, comandados pelo Rosinha, Tadeu Veneri, etc., jĂ¡ deixaram claro que nesta eleiĂ§Ă£o nĂ£o aceitarĂ£o que o partido venha a cumprir o papel de regra dois e assim lançaram uma chapa para a disputa no diretĂ³rio, cujo objetivo central Ă© o lançamento da candidatura prĂ³pria. Eles alegam que na prĂ³xima eleiĂ§Ă£o como nĂ£o haverĂ¡ uma disputa maior como ocorreu na passada, onde a permanĂªncia no poder central do paĂ­s estava em jogo, nada justifica o atrelamento a outra candidatura, pois isto seria prejudicial ao partido, no que estĂ£o certos. A campanha a prefeitura de Curitiba Ă© uma vitrine para as demais campanhas municipais que irĂ£o ocorrer em todo o estado.

No PDT, que tanto acena para o Gustavo, mas que diferentemente do PMDB nĂ£o tem tempo suficiente de TV, jĂ¡ existem setores beirando a cerca do Ratinho Junior, que oferece a vice a eles. As pesquisas realizadas recentemente apontam o Ratinho Junior (PSC) com grande potencial eleitoral e o pai deste Ă© o dono do segundo maior meio de comunicaĂ§Ă£o no estado e isto tambĂ©m influĂªncia fortemente a que o PSC lance a candidatura prĂ³pria.

Caso todas estas candidaturas se viabilizem haverĂ¡ quatro chapas fortes, encabeçadas por Luciano, Fruet, Ratinho e a pelo candidato do PT, que nĂ£o pode ser desprezada, pois o partido embora nĂ£o seja a força hegemĂ´nica no estado hoje possui diversos quadros ocupando espaços estratĂ©gicos no governo federal, entre eles a Gleisi candidata ao governo estadual em 2014.

Na realidade todo este debate antecipado sobre as eleições 2012 sĂ³ interessa aos adversĂ¡rios do PSDB e do PSB, partidos dominantes no cenĂ¡rio polĂ­tico paranaense ao controlarem a administraĂ§Ă£o estadual e a da capital.

Dentro do PSDB alguns interesses menores de alguns grupos, que com objetivos oportunistas olham com interesse maior a candidatura do Gustavo a prefeito, pois caso este se viabilize a candidato a prefeito pelo partido e atĂ© se eleja prefeito, tarefa quase que impossĂ­vel, abrirĂ¡ espaço para outro, ou outros, tentarem disputar o senado, espaço que estarĂ¡ assegurado ao Gustavo caso este venha a se compor com os grupos majoritĂ¡rios no PSDB e com o PSB. EstĂ¡ claro que o Beto, homem que assume os seus compromissos, nĂ£o trairĂ¡ a histĂ³rica aliança com o Luciano Ducci (PSB).

Os que hoje oportunisticamente acenam com a candidatura do Gustavo pelo partido enquanto Ăºnico candidato apoiado pela legenda mentem, pois nĂ£o poderĂ£o entregar o que nĂ£o possuem.

O que pode ocorrer Ă© o fato da existĂªncia de duas candidaturas apoiadas pelos atuais governantes, mas isto nĂ£o soma e ao dividir sĂ³ atrapalha ao projeto de continuidade de poder. Os que hoje de fora do poder estadual e municipal, os antigos adversĂ¡rios do Gustavo e de todos os que se alinham aos atuais detentores do poder no estado e na capital, os que atĂ© agora estes sempre denunciaram e atacaram, tem claro.

O maior perigo para um polĂ­tico, o que no prĂ³prio couro o Osmar e o Greca jĂ¡ sentiram, Ă© o de perder a coerĂªncia de discurso e em relaĂ§Ă£o a isto o eleitorado Ă© implacĂ¡vel.

Ainda o melhor caminho e o mais coerente para o Gustavo, que Ă© uma Ă³tima pessoa e um bom polĂ­tico, Ă© o da composiĂ§Ă£o com o Luciano Ducci. Neste caminho ele poderĂ¡ ser o vice e o sucessor na prefeitura, pois assumirĂ¡ a prefeitura em 2015 e como prefeito serĂ¡ com certeza serĂ¡ eleito como o sucessor por mais quatro anos. Caso nĂ£o queira a vice o outro caminho que o seu partido aponta e que poderia tranquilamente neste ter o apoio do Luciano seria o de uma nova disputa ao senado, jĂ¡ o resto Ă© sĂ³ riscos ao que atĂ© agora foi um grande polĂ­tico em uma brilhante carreira.

A existĂªncia de muitos caminhos nĂ£o implica no fato destes levarem ao lugar pretendido.


 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles