sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Comunidade de São José dos Campos (SP) reage à reintegração de posse

Um grupo de moradores da comunidade Pinheirinho, em São José dos Campos, no interior de São Paulo, fez uma manifestação na manhã desta sexta-feira, 13, contra a reintegração de posse do terreno ocupado desde 2004. Equipados com capacetes e escudos improvisados, os moradores exibiram também armas como paus e lanças.

Segundo a prefeitura, um cadastramento feito em 2010 mostra que cerca de 1.600 famílias moram no acampamento. O terreno, afirma administração, pertence à massa falida da empresa Selecta, do grupo de Nagi Nahas, que entrou com o processo para a retirada das famílias no momento da invasão.

A decisão da Justiça para a reintegração foi tomada no fim do ano passado. A data determinada pela Polícia Militar para a ação ainda não foi determinada.

Na manhã de hoje, um grupo com representantes do acampamento se reuniu com representantes da Ordem de Advogados do Brasil e de lideranças sindicais para tentar definir o futuro dos moradores da área.

Os líderes do movimento têm feito manifestações contra a retomada do terreno, inclusive dentro do saguão da prefeitura. Hoje, participaram de um ato de solidariedade à comunidade Pinheirinho, em frente a ocupação, sindicatos, movimentos sociais, partidos políticos e entidades estudantis, segundo o PSTU; cerca de 500 moradores também participaram da manifestação.

Adesivos. Além do ato de hoje, os sindicatos farão mais ações de apoio, afirma o PSTU. Nesta sexta-feira, haverá uma série de mobilizações simultâneas nas fábricas, para pedir apoio dos trabalhadores contra a desocupação, e uma vigília na OAB. No sábado, haverá uma agitação com panfletagem na Praça Afonso Pena. Foram confeccionados 20 mil adesivos e 50 mil panfletos em apoio à resistência do Pinheirinho. (AE)


Mulher acusada de abastecer traficantes da Cracolândia é presa com 16 mil pedras de crack na zona leste de SP

Uma mulher de 25 anos, acusada de abastecer traficantes da Cracolância, no centro de São Paulo, foi flagrada na noite desta quinta-feira com 16 mil pedras de crack. De acordo com os policiais, o volume é suficiente para abastecer a Cracolândia por apenas um dia. Segundo o Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc), Jéssica Helena Martins Silva estava dentro de um Fiat Siena, em frente à própria casa, na Travessa Araçá de Coroa, na Vila Leme, região da Água Rasa, zona leste da capital paulista. As pedras de crack foram encontradas dentro do carro e na residência de Jéssica, junto com 3,6 quilos de cocaína, 3 quilos de maconha e 5 quilos de outras substâncias, entre elas cafeína, utilizadas na preparação da droga. Uma pistola calibre 380 e munição também foram apreendidos. Para não levantar suspeita, a traficante saía de carro para distribuir a droga e levava a filha, de menos de 1 ano. (AE)

Ministério da Saúde abre processo seletivo para contratar 3,7 mil médicos

O Ministério da Saúde abriu processo seletivo para a contratação de 3,7 mil recém-formados em medicina, enfermagem e odontologia. Os escolhidos participarão do Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (Provab). As oportunidades serão distribuídas em municípios de todo o país.

A escolha será coordenada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde em parceria com instituições de ensino, hospitais de ensino, programas de residência de medicina de família e comunidade, entre outros serviços vinculados ao Provab. Para participar do processo, os candidatos deverão ter concluído a graduação até a data da publicação do edital de abertura. Caso tenham formação no exterior, será necessário que o diploma seja validado no Brasil também até a data de publicação do edital.

Os interessados deverão acessar o site do Ministério da Saúde até 31 de janeiro para o registro na primeira etapa, de habilitação. No ato da inscrição, o concorrente terá de preencher o formulário de cadastro e escolher seis localidades de atuação em todo o território nacional. A partir de 3 de fevereiro, o ministério informará a relação dos escolhidos para a segunda etapa, que consiste na fase de seleção de municípios para execução das atividades requeridas pelo Provab.

Os recém-formados poderão escolher entre vários perfis de atuação: capital ou região metropolitana, município com população maior que 100 mil habitantes, grupo intermediário, população rural e pobreza intermediária, população rural e pobreza elevada e população quilombola, indígena e de assentamentos rurais. (CorreioWeb)

UEM divulga lista dos aprovados no vestibular e no PAS

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou nesta sexta-feira a lista com o nome dos 1.549 aprovados no vestibular de verão 2011 e dos 850 aprovados no vestibular da educação a distância. A relação está disponível para consulta nosite da instituição.

Também foi publicado o resultado das três etapas do Processo de Avaliação Seriada (PAS) no site. Os candidatos inscritos na etapa 3 concorrem às 750 vagas para ingresso no ano letivo de 2012. Será a primeira turma de calouros que ingressa na UEM através dessa modalidade.

O PAS é uma modalidade de seleção para ingresso nos diferentes cursos de graduação destinada aos alunos matriculados no ensino médio. Ao final de cada série, o aluno presta os exames e a pontuação obtida em cada prova é cumulativa para a composição do escore final utilizado para a classificação ao curso pretendido.

A matrícula para os aprovados nos três concursos deverá ser efetivada a partir desta sexta-feira até a próxima segunda (13 a 16), pelo site www.daa.uem.br. A matrícula e a solicitação de vaga são concretizadas somente com a geração do comprovante de matrícula e comprovante de solicitação de vaga pelo sistema, sendo recomendadas a gravação e a impressão dos mesmos. A postagem da documentação exigida deve ser feita até terça-feira, dia 17.

No site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), será publicada, no dia 27 de janeiro, a segunda chamada. As demais chamadas, caso as vagas não sejam preenchidas, são respectivamente 3, 10 e 24 de fevereiro. O ano letivo terá início no dia 6 de fevereiro.

Governo revitaliza Parque do Rio da Onça, em Matinhos

Revitalizado em dezembro pelo Governo do Estado, o Parque Estadual do Rio da Onça, em Matinhos, já recebeu 280 visitantes nesta temporada de verão. Com 118 hectares de área, a unidade de conservação ganhou um mirante e novas passarelas, que facilitam os passeios de turistas e moradores. As obras foram realizadas com recursos de R$ 130 mil, captados por meio de uma medida compensatória pela ampliação de uma refinaria no Paraná.

“O objetivo do governador é melhorar todos os parques do Paraná. Queremos oferecer uma forma educativa e saudável de turismo“, disse o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (Iap), Luiz Tarcísio Mossato Pinto. Nesta quinta-feira, ele e o presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Nunes, fizeram uma vistoria no parque, onde também funciona a sede do Iap em Matinhos.

O Rio da Onça foi criado em 1998 e ainda não tinha recebido um grande investimento de revitalização. Localizado entre os balneários Riviera e Praia Grande, a 600 metros da praia, o parque conta com uma trilha de 1,8 quilômetros pela mata, praticamente dentro de Matinhos. Possui portal, trilhas, pontes suspensas, centro de visitantes para 50 pessoas e mirante, entre outros equipamentos. A entrada é gratuita.

Segundo o gerente da unidade, Aneuri Moreira Lima, todos os visitantes assistem a uma palestra sobre a fauna e flora locais e são acompanhados por guias durante as caminhadas pelas trilhas. “As obras agregaram valor ao parque, que é uma grande opção de lazer para as famílias no Litoral. Aqui é possível aprender muito sobre os ecossistemas da Floresta Atlântica”, afirma.

Nara de Oliveira Malucelli, moradora de Marinhos, levou a e sobrinhas para visitar o parque e conhecer as espécies de aves e flores. “Venho sempre que posso. As obras melhoraram muito a infraestrutura do parque. É importante que as crianças saiam da frente do computador e tenham contato com a natureza”, diz.

VISITAÇÃO – O Parque do Rio da Onça, uma das 68 unidades de conservação do Paraná, fica aberto para visitação de terça-feira a domingo e feriados, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. O agendamento para grupos (de até 15 pessoas) é feito pelo telefone (41) 3453-2472.

Parque Estadual de Vila Velha é roteiro da Copa

O Parque Estadual de Vila Velha, na região dos Campos Gerais, é oficialmente o mais novo destino turístico brasileiro que será divulgado pelo governo federal aos turistas durante a Copa do Mundo de 2014. A confirmação foi nesta quinta-feira (12), em Brasília, pelo ministro do Turismo Gabão Vieira, e anunciada pelos secretários estaduais Faisal Saleh (Turismo) e Mário Celso Cunha (Assuntos da Copa). Roteiros e atrações turísticas em Paranaguá, Morretes, Curitiba e Foz do Iguaçu também estão na relação.

O secretário de Assuntos da Copa do Mundo, Mário Celso Cunha, afirmou que a participação de diversos atores do Governo do Estado e de instituições dos Campos Gerais foi fundamental para a inclusão do parque estadual na lista oficial. “Vila Velha é um importante destino para a Copa do Mundo e para o mercado internacional. Vai atrair visitantes e impulsionará a economia da região”, afirmou. Participou também da reunião o deputado federal Sandro Alex.

Na semana passada, o Ministério do Turismo apresentou uma relação com 184 destinos do País, seleção que excluía Vila Velha. A partir disso, a secretaria para Assuntos da Copa encaminhou um ofício a Vieira com o pedido de inclusão da unidade de conservação.

De acordo com o secretário do Turismo, Faisal Saleh, o Ministério do Turismo divulgará em breve os destinos para comercialização nacional para o período da Copa. “Vila Velha se encontra neste rol de destinos. Foram feitos estudos de competitividade e constatado condições suficientes para figurar entre os roteiros que serão divulgados no exterior”, disse Saleh.

Ele afirmou que o órgão do governo federal apóia também a inclusão de Vila Velha na Rede Global de Geoparques da Unesco, benefício que extrapola o ambiente do Parque e se estende à região dos Campos Gerais.

DESTINOS – Além de Vila Velha, em Ponta Grossa, outros quatro roteiros turísticos paranaense integram a lista oficial do Ministério do Turismo. Em Paranaguá foram escolhidos o Santuário do Rocio e a Ilha do Mel, em Morretes o Parque Estadual Pico do Marumbi e o Salto dos Macacos. Na Capital, foram incluídos sete pontos turísticos, além dos parques e bosques: Marco Zero na Praça Tiradentes, a Universidade Livre do Meio Ambiente, a Rua 24 Horas, o Passeio Público, a Ópera de Arame, o Teatro Paiol e o Museu Oscar Niemeyer. Na região Oeste, em Foz do Iguaçu, o Parque Nacional Iguaçu e as Cataratas do Iguaçu fecham o roteiro no Paraná.

VILA VELHA - Considerado um dos principais atrativos turísticos naturais do Estado, Vila Velha é o parque estadual mais antigo do Paraná. Somente em 2011, registrou cerca de 40 mil visitantes.

Os arenitos, formações rochosas de tamanhos e formas variadas, são as principais atrações da unidade – que, de acordo com a Comissão Brasileira dos Sítios Geológicos e Paleobiológicos, também é um importante local de conservação de sítios geológicos.

O parque possui toda a estrutura necessária para atendimento ao visitante, sem causar impactos negativos sobre o importante patrimônio geológico do Paraná. Também tem como atrativos as Furnas (grandes crateras com vegetação exuberante e água em seu interior) e a Lagoa Dourada (que recebeu este nome porque suas águas ficam douradas ao por do sol).

Vila Velha também abriga uma fauna variada, com lobos-guarás, jaguatiricas, quatis, gatos-do-mato, cachorros-do-mato, araras, furões, catetos, veados, tatus, pica-paus, pombas, perdizes, tamanduás-bandeira e mirins, entre outras espécies.

Quem matou o carro elétrico?

Polícia Ambiental prende caçadores no Parque Nacional do Iguaçu

Durante patrulhamento de rotina, por volta das 9h da manhã desta quinta-feira (12) policiais ambientais entraram numa picada próximo a Estada Colono em Serranópolis do Iguaçu e depois de caminharem 1,5 km depararam-se com dois caçadores armados de espingardas que imediatamente empreenderam fuga.

Foi possível a prisão de um dos caçadores, que foi algemado, sendo encontrada uma espingarda (calibre 20) e apetrechos de caça. Realizando buscas no local da fuga do outro infrator foi encontrada mais uma espingarda (calibre 16) e um animal silvestre abatido (veado pardo - sem couro - totalizando 25 kg).

O caçador preso tem 38 anos e é morador de Serranópolis. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal de Foz do Iguaçu e responderá por porte ilegal de arma de fogo e caça de animais silvestres. O caçador que fugiu foi identificado e também morador de Serranópolis. Ele será chamado a depor na Polícia Federal e responderá também pelos mesmos crimes. (Rádio Grande Lago)

Beto Richa anuncia medidas para apoiar agricultores do Sudoeste

O governador Beto Richa anunciou nesta quinta-feira (12), em Curitiba, um pacote de medidas emergenciais para minimizar as perdas e recuperar as plantações do Sudoeste – região do Estado que passa por período de estiagem desde novembro do ano passado. O governo vai disponibilizar R$ 15,5 milhões para ajuda direta aos agricultores. As culturas mais atingidas foram milho, soja e feijão.

Para a compra de insumos agrícolas (sementes e fertilizantes) serão liberados R$ 6 milhões. O apoio financeiro chega a R$ 9,5 milhões, sendo R$ 8 milhões para subvenção ao prêmio do seguro da segunda safra de milho e café, e R$ 1,5 milhão para reforçar o programa Fundo de Aval. A prioridade do governo é atender os produtores da agricultura familiar.

De acordo com o governador, o Estado fará o atendimento emergencial das principais demandas dos agricultores com recursos do Fundo de Desenvolvimento do Econômico (FDE). “Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para minimizar os prejuízos dos agricultores do Sudoeste”, afirmou Richa. Ele explicou que a liberação de recursos para o Fundo de Aval, por exemplo, pode alavancar a captação de R$ 15 milhões em financiamentos em instituições de fomento da agricultura familiar.

O governo também vai agilizar as vistorias em plantações para que os produtores possam solicitar ressarcimento de perdas pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e o pagamento do Seguro da Agricultura Familiar (Seaf). A medida também assegurar o aproveitamento das lavouras para silagem e preparação da terra para novos cultivos, como as segundas safras de milho e feijão.

“Negociamos com o governo federal a possibilidade do financiamento para quem fez a safra com recursos próprios, de forma que o agricultor possa carregar a dívida com as safras seguintes, por até seis anos”, destacou o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.

Também haverá apoio aos municípios para a contratação de máquinas para o aprofundamento de minas e pequenos açudes, além de suporte financeiro para o transporte de água tanto para consumo humano quanto animal. “São medidas para apoiar os pequenos produtores que perderam a safra e tem agora a chance de restabelecer o seu cultivo”, disse Norberto Ortigara.

ESTADO DE EMERGÊNCIA - Por conta da situação crítica na região, os municípios de Santa Izabel do Oeste e Barracão já decretaram estado de emergência. A Defesa Civil do Paraná afirma que outros 35 municípios já notificaram o órgão para a possibilidade. Com isso, é possível adotar ações mais rapidamente. “Com os recursos e atendimento imediato aos produtores tentaremos recuperar parte dos prejuízos com a safra de verão. Aguardamos dados de cada município para que possamos ratificar a situação de emergência e adotar outras ações do governo”, destacou Richa.

Segundo estimativa da Secretaria da Agricultura, até agora houve uma redução de 2,55 milhões de toneladas de soja, milho e feijão que, a preços de hoje, significa um prejuízo financeiro de R$ 1,52 bilhão. A quebra da produção representa 11,5% da safra paranaense de grãos de verão, que era estimada em 22,13 milhões de toneladas.

Na reunião, no Palácio das Araucárias, Richa ouviu as reivindicações dos prefeitos da região e garantiu que o Governo do Estado não medirá esforços para recuperar a economia local. “Os prefeitos trouxeram as preocupações dos seus municípios em função da forte estiagem que afeta a região, ouvimos e apresentamos nossas medidas que foram recebidas com entendimento e satisfação”, afirmou.

O presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e prefeito de Salto do Lontra, Luiz Carlos Gotardi, disse que a base da economia de muitos municípios é a agricultura familiar. “O governo é sensível a nossa dificuldade com o anúncio de medidas que vão amenizar a situação dos produtores. A estiagem não reflete apenas na cadeia produtiva do agronegócio mas também no comércio e na industria dos municípios”, disse.

Participaram da reunião com o governador, o líder do governo da Assembléia, deputado Ademar Traiano e o deputado estadual Augustinho Zucchi; o chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Paraná, coronel Adilson Castilho Casitas os prefeitos de Renascença, José Kresteniuk; Mariópolis, Neuri Roque Rossetti Gehlen; Pinhal de São Bento, Jaime Ernesto Carniel; Santa Izabel do Oeste, Olívio Brandelero; São João, Clóvis Matues Cucolotto; o coordenador operacional de Defesa Civil do Paraná, Major Antonio Hiller; presidente da Emater, Rubens Niedehertman; presidente do Instituto das Águas, Márcio Nunes, diretor da Sanepar, João Martinho Cleto Reis Júnior; o chefe da 12ª coordenadoria de Defesa Civil (Francisco Beltrão), Major Nortan Alexandre Kapp.

Vagas no Sisu serão disputadas por 1,75 milhão de candidatos, diz MEC

A primeira edição de 2012 do Sistema de Seleção Unifica (Sisu) do Ministério da Educação conta com 1.757.399 estudantes que realizaram 3.411.111 inscrições em 3.327 cursos. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso. No total, 108.552 vagas estão em disputa. O processo de inscrição terminou às 23h59 da quinta-feira (12) e a primeira chamada será divulgada no domingo (15).

O número de inscrições cresceu 68,9% entre 2012 e a edição do primeiro semestre de 2011 do Sisu. Seis estados tiveram mais de 200 mil inscrições cada: Rio de Janeiro (381.721), Minas Gerais (367.259), São Paulo (292.742), Ceará (243.311), Rio Grande do Sul (233.324) e Bahia (214.597).

O maior crescimento foi registrado em Alagoas, onde o número de inscrições saltou de 14.276 para 111.840, o que representa um aumento de 683%. Alagoas também registrou o maior crescimento no número de vagas: a oferta subiu de 311 para 5.805 (um aumento de 1.766%).

Santa Catarina foi o único estado que registrou redução no número de inscrições: foram 17.004 neste ano contra 18.193 na edição de 2011.

Concentração de vagas Segundo os números divulgados pelo MEC, 42,2% de todas as ofertas do sistema se concentram em apenas quatro estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Em comparação com a edição de 2011, o número de vagas subiu em todas as unidades da Federação, menos em quatro delas: Distrito Federal (que tinha 10 vagas no ano passado, e neste ano não teve instituições participando do Sisu), Sergipe (que reduziu em 53,2% as vagas), Santa Catarina (-52,3%) e Ceará (-17,6%). No Amapá, o número de vagas permaneceu igual: 160.

Veja mais abaixo a tabela com a evolução no número de inscritos e o número de vagas ofertadas pelo sistema entre 2011 e 2012 e confira a seguir os próximos passos: Como funciona a seleção? Após o período de inscrição, o sistema selecionará automaticamente os candidatos com maior pontuação, na quantidade referente ao número de vagas em cada curso. O resultado desta seleção será divulgado na primeira chamada, no dia 15.

Os candidatos selecionados em sua primeira opção de curso devem fazer a matrícula entre os dias 19 e 20 de janeiro. Eles não poderão participar das chamadas seguintes.

Quem for selecionado na segunda opção continuará participando da seleção, mesmo se fizer a matrícula no mesmo período, e poderá ser convocado na segunda chamada, que será divulgada no dia 26, para sua primeira opção de curso.

A matrícula dos convocados na segunda chamada acontece em 30 e 31 de janeiro.

Como funciona a lista de espera? No dia 26 o Sisu abre as inscrições para a lista de espera, que podem ser feitas até 1º de fevereiro. Para se inscrever, é preciso acessar o sistema durante esse período especificado, no boletim de acompanhamento, clicar no botão que correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Dessa lista podem participar tanto quem não foi convocado em nenhuma chamada quanto quem foi selecionado em sua segunda opção - mesmo tendo feito matrícula.

Porém, cada candidato só poderá disputar as vagas remanescentes relativas à sua primeira opção.

A lista será divulgada em 4 de fevereiro. A partir daí, a seleção será feita gradativamente até o dia 2 de março de 2012.

O candidato inscrito no Sisu pode se inscrever no Prouni? Sim, mas só podem participar do Prouni quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou foi bolsista integral em uma particular. A seleção do Prouni também será feita usando a nota do Enem 2011. As inscrições serão abertas no sábado (14).

Porém, apenas um dos resultados será considerado. Caso o candidato seja aprovado pelo Sisu para uma vaga em universidade pública, mas também receba uma bolsa de estudos do Prouni para uma instituição privada, ele terá que optar por apenas uma delas, já que não é permitido acumular as duas vagas.

Quais são as instituições participantes do Sisu? Neste ano, 77,6% das vagas estão concentradas em duas regiões. O Nordeste tem o maior número de vagas disponíveis pelo sistema. Das 108.552 vagas, 37.634 estão na região, ou 34,6% do total. As instituições do Sudeste oferecerão 35.924 vagas, ou 33% das ofertas. O Sul tem 15.756 vagas, seguido do Centro-Oeste, com 13.985, e da região Norte, com 5.253 vagas.as ofertadas em cada estado.

Evolução do número de inscrições e vagas do Sisu entre 2011 e 2012
UFInscrições 2012Inscrições 2011Variação das inscrições (%)Vagas 2012Vagas 2011Variação das vagas (%)
AC17.8494.895+264,6240220+9,1
AL111.84014.276+683,45.805311+1.766,6
AM121.52975.110+61,82.7222.024+34,5
AP11.0793.396+226,21601600
BA214.597117.705+82,35.2892.789+89,6
CE243.311157.455+54,56.1587.474-17,6
DF*02.740-010-
ES35.91521.989+63,3850766+11
GO86.57620.847+315,31.561673+131,9
MA149.729110.323+35,73.2383.028+6,9
MG367.259187.318+96,111.8736.940+71,1
MT124.53082.983+35,76.8156.350+7,3
MS112.59096.252+29,45.6095.168+8,5
PA95.72639.221+144,1995695+43,2
PB128.19869.556+84,33.6991.739+112,7
PE193.652143.996+34,54.5643.853+18,5
PI154.14888.275+74,67.0493.963+77,9
PR154.99598.332+57,64.3993.894+13
RJ381.721236.630+61,314.13711.521+22,7
RN85.43049.466+72,71.6871.610+4,8
RO6.1892.050+201,9163+433,3
RR13.7169.248+48,3419412+1,7
RS233.324158.616+47,110.7079.963+7,5
SC17.00418.193-6,56501.364-52,3
SE25.87213.833+87145310-53,2
SP292.742177.796+64,79.0647.194+26,0
TO31.59019.655+60,7701691+1,4
TOTAL3.411.1112.020.156+68,9108.55283.125+30,6
Fonte: Ministério da Educação *O MEC calcula as inscrições de acordo com o curso escolhido. Como nenhuma instituição do Distrito Federal ofereceu vagas através do Sisu em 2012, o DF não recebeu inscrições, o que não quer dizer que candidatos que vivem na região não tenham feito sua inscrição em cursos de outros estados

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles