sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Governo revitaliza Parque do Rio da Onça, em Matinhos

Revitalizado em dezembro pelo Governo do Estado, o Parque Estadual do Rio da Onça, em Matinhos, já recebeu 280 visitantes nesta temporada de verão. Com 118 hectares de área, a unidade de conservação ganhou um mirante e novas passarelas, que facilitam os passeios de turistas e moradores. As obras foram realizadas com recursos de R$ 130 mil, captados por meio de uma medida compensatória pela ampliação de uma refinaria no Paraná.

“O objetivo do governador é melhorar todos os parques do Paraná. Queremos oferecer uma forma educativa e saudável de turismo“, disse o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (Iap), Luiz Tarcísio Mossato Pinto. Nesta quinta-feira, ele e o presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Nunes, fizeram uma vistoria no parque, onde também funciona a sede do Iap em Matinhos.

O Rio da Onça foi criado em 1998 e ainda não tinha recebido um grande investimento de revitalização. Localizado entre os balneários Riviera e Praia Grande, a 600 metros da praia, o parque conta com uma trilha de 1,8 quilômetros pela mata, praticamente dentro de Matinhos. Possui portal, trilhas, pontes suspensas, centro de visitantes para 50 pessoas e mirante, entre outros equipamentos. A entrada é gratuita.

Segundo o gerente da unidade, Aneuri Moreira Lima, todos os visitantes assistem a uma palestra sobre a fauna e flora locais e são acompanhados por guias durante as caminhadas pelas trilhas. “As obras agregaram valor ao parque, que é uma grande opção de lazer para as famílias no Litoral. Aqui é possível aprender muito sobre os ecossistemas da Floresta Atlântica”, afirma.

Nara de Oliveira Malucelli, moradora de Marinhos, levou a e sobrinhas para visitar o parque e conhecer as espécies de aves e flores. “Venho sempre que posso. As obras melhoraram muito a infraestrutura do parque. É importante que as crianças saiam da frente do computador e tenham contato com a natureza”, diz.

VISITAÇÃO – O Parque do Rio da Onça, uma das 68 unidades de conservação do Paraná, fica aberto para visitação de terça-feira a domingo e feriados, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. O agendamento para grupos (de até 15 pessoas) é feito pelo telefone (41) 3453-2472.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles