terça-feira, 26 de julho de 2011

NÃO É NOVELA, MAS VALE A PENA VER DE NOVO: TEREZINHA NERONE A MUITO TEMPO ENSINA O PT A CONSEGUIR DINHEIRO

Terezinha Nerone, proprietária das empresas de consultoria Pronege e Analisy, envolvida pela Folha no escândalo do DNIT, por ser amiga do ministro Paulo Bernardo(PT) e da senadora Gleisi Hoffmann(PT), é palestrante habitue em eventos do PT onde ensina os petistas como conseguir dinheiro. Teresinha junto com o atual deputado estadual Enio Verri (PT) são citados como responsáveis pela aprovação da obra do contorno em Maringá construído pela empreiteira Sanches Tripoloni, que inicialmente foi orçada em 142 milhões, mas com os aditivos subiu para 179 milhões e continua subindo. A empreiteira doou 510 mil reais para a campanha de senadora de Gleisi Hoffmann(PT) e realizou um evento com 1.200 pessoas para lançar sua campanha em 2010. Veja a programação de um seminário do PT, com a presença do ministro Paulo Bernardo(PT), onde Teresinha foi palestrante e ensina os petistas a conseguir dinheiro:

O que Pagot espalhou, mas não contou"

Brasil Confidencial - Sérgio Pardellas

Isto é - 18/07/2011

Duas pessoas ligadas ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (foto), foram bastante mencionadas, ao longo da semana, por aliados do diretor do Dnit, Luiz Antônio Pagot: a assessora Terezinha Nerone e Ênio Verri, ex-chefe de gabinete, hoje deputado estadual pelo PT paranaense. Quando Bernardo era ministro do Planejamento, os dois eram os responsáveis por acompanhar com lupa todo processo de liberação de emendas dos ministérios para as prefeituras. Desde a definição do chamado “limite orçamentário”, estabelecido por Bernardo, até o pagamento do dinheiro para as obras. Verri e Terezinha, garantiram aliados de Pagot, tinham apreço especial pelas emendas destinadas à cidade de Londrina (PR).

http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2011/7/18/o-que-pagot-espalhou-mas-nao-contou



18/11/2008

Maringá sedia o I Seminário Paranaense sobre Administração Pública Municipal

Evento reunirá nos próximos três dias o Ministro Paulo Bernardo, o Secretário de Estado Enio Verri, o Presidente da ABOP-PR João Otávio de Sá e mais de 100 gestores municipais do estado

Começa amanhã (19) em Maringá o I Seminário Paranaense sobre Administração Pública Municipal, organizado pela Associação Brasileira de Orçamento Público Regional do Estado do Paraná (ABOP-PR) em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral. Aproximadamente 100 participantes de 24 municípios confirmaram presença no evento que tem como objetivo capacitar os gestores públicos municipais por meio de procedimentos de planejamento, execução e controle. A abertura do Seminário, às 20h, contará com a presença do Secretário de Estado do Planejamento, Enio Verri e do presidente da ABOP-PR, João Otávio Faria Borges de Sá. Logo após haverá a palestra "Governo e a Comunicação" com Ézio Ribeirete. Nos dias 20 e 21, serão abordados temas como lei de responsabilidade fiscal, leis orçamentárias, estatutos das cidades, políticas públicas, arrecadação municipal, lei das microempresas, elaboração de projetos para a captação de recursos, a caixa econômica como parceira dos municípios, programa de aceleração do crescimento e política de desenvolvimento do estado e processo de compras de problemas de controles de convênios. No encerramento (21), às 16h30, o Ministro do Planejamento Paulo Bernardo estará presente para conversar com os participantes. Programação: Dia 19/11/2008 18h- Recepção 20h- Abertura com a presença do Secretario de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, Enio Verri e o Presidente da ABOP-PR, João Otávio Faria Borges de Sá 21h15 – Palestra: Governo e a Comunicação – Ézio Ribeirete Dia 20/11/2008 8h30- Palestra: Leis Orçamentárias: PPA, LDO e LOA – Bruno César Grossi 10h- Palestra: Lei de Diretrizes Orçamentárias – João Otávio Faria Borges de Sá 11h- Palestra: Estatuto das Cidades – Alexandre Pedroso 12h30- Almoço 14h- Palestra: Políticas Publicas – Telma Maranho Gomes 15h- Palestra: Arrecadação Municipal – Arilson Moroldi Chiorato 16h30- Palestra: Lei das Microempresas – César Reinaldo Rissete e Flávio Locatelli Júnior 20h- Jantar Dia 21/11/2008 8h30- Palestra: Programa Paraná Biodiversidade – Erich Schitza 10h- Palestra: Caminhos para a Elaboração de Projetos para a Captação de Recursos – Teresinha Rocha Nerone 11h- Palestra: A Caixa Econômica como Parceira dos Municípios – Sergio Luis Scramin 12h30- Almoço 14h- Palestra: Os cem primeiros dias da Gestão Municipal – José Augusto Zaniratti 15h- Palestra: Processo de compras e problemas de controles de convênios – Sérgio Pavan Margarido e Gustavo Delgado 16h30- Encerramento com a presença do Ministro do Planejamento Paulo Bernardo Serviço: Evento: I Seminário Paranaense sobre Administração Pública Municipal Dias: 19, 20 e 21 de novembro de 2008 (Início 19/11 às 18h- Encerramento 21/11 às 17h) Local: Hotel Bristol (Avenida XV de Novembro, 470, Centro- Maringá-PR)

http://www.pt-pr.org.br/noticias_detalhe.asp?ID=3124



DNTI: Chefe do órgão no Paraná corre risco de demissão

Zeca Dirceu e Luiz Antonio Pagot

Paulo. Bernardo,

José da Silva Tiago e Zeca Dirceu


Apadrinhado de Luiz Antônio Pagot, o superintendente do Dnit no Paraná, José da Silva Tiago, tem grandes chances de ser demitido assim que o Palácio do Planalto concluir a reorganização do comando do Ministério dos Transportes. Em Brasília, a superintendência paranaense é considerada uma das que apresentam as denúncias mais graves – entre elas, nas obras do Contorno Norte de Maringá e da Estrada da Boiadeira.

Pelo menos 15 das 23 superintendências regionais do Dnit devem mudar de comando devido a problemas. As motivações para a troca são a existência de irregularidades graves em obras ou a ligação com suspeitos de envolvimento em ilicitudes no Ministério dos Transportes.

José da Silva Tiago se enquadraria nos dois casos. Ex-chefe do extinto Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER) em Mato Grosso até 2002, ele tem ligações estreitas com Pagot desde quando trabalhava no Centro-Oeste. Além disso, pelo menos duas obras tocadas pelo Dnit no Paraná apresentam irregularidades. Uma delas é a construção do Contorno Norte de Maringá, que deve custar mais de R$ 300 milhões. Um dos trechos da obra, de acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou sobrepreço de R$ 10,5 milhões.

A outra é a pavimentação da BR-487 – a Estrada Boiadeira, no Noroeste do estado –, que está paralisada pelo TCU por suspeitas de fraude na licitação e por alterações indevidas nos contratos. Dos 170 quilômetros da estrada, apenas 30 foram concluídos até agora.

Por meio de nota, o Dnit no Paraná informou que Tiago está de férias e retornará ao trabalho no início de agosto. “[Ele] deverá continuar trabalhando normalmente, aguardando as instruções do Dnit em Brasília e do Mi­­nistério dos Transportes”, diz o documento.

Em relação às irregularidades em obras no estado apontadas pelo TCU, o Dnit informou que está cumprindo todas as determinações feitas pelo tribunal e que não há nenhuma decisão que aponte para desvio de dinheiro público. “Embora nos relatórios preliminares de fiscalização do TCU constem achados de auditoria classificados como sobrepreço, não existe em nenhum acórdão referente a esse empreendimento [Contorno de Maringá] qualquer decisão referente a superfaturamento ou estorno de valores indevidamente recebidos.”

Limpa geral

Além do Paraná, são consideradas superintendências problemáticas pelo Planalto as de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul – todas alvo de investigações. Os “ajustes” nos escritórios regionais do órgão foram confirmados pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que ressaltou que isso só será tratado num segundo momento. Informações de bastidores, porém, dão conta de que o governo tenta convencer os superintendentes do Dnit a colocarem o cargo à disposição, para evitar maiores desgastes. (GP)





Contaminação da placenta por agrotóxicos causa problemas neurológicos em bebês

Níveis elevados de poluentes orgânicos persistentes (POPs) na placenta estão associados ao nascimento de crianças com problemas neurológicos graves, especialmente defeitos no tubo neural. É o que mostra um estudo divulgado ontem pela revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Os POPs incluem certos pesticidas, além de gases eliminados por incineradores industriais e de resíduos. Já existiam evidências anteriores que mostravam a associação dos POPs com defeitos no desenvolvimento fetal de animais. Mas faltava comprovar que seres humanos também são susceptíveis a danos neurológicos graves.

Para afastar qualquer dúvida, pesquisadores chineses analisaram os níveis de POPs nas placentas de 80 fetos e bebês que nasceram com problemas no tubo neural. Compararam com amostras das placentas de 50 crianças saudáveis.
Demonstraram, por exemplo, que a presença na placenta de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos - um tipo de POP - aumenta em até 4,5 vezes o risco de danos no tubo neural.

Os cientistas chineses ficaram espantados com a presença do inseticida DDT na placenta de algumas mulheres grávidas. O produto, altamente tóxico, foi banido da China em 1983. Para os autores do estudo, a presença da substância demonstra como é difícil eliminar do ambiente os POPs, após sua liberação.

Acordo internacional. A diretora da organização não governamental Toxisphera, Zuleica Nycz, recorda que o Brasil, com outros 151 países, é signatário da Convenção de Estocolmo, tratado internacional elaborado para eliminar a produção e o uso de 12 POPs. Em 2010, outras 9 substâncias foram adicionadas à lista da convenção, mas o País ainda está longe de transformar a letra em realidade.

"Normalmente, o governo proíbe alguns produtos, como o agrotóxico endosulfan, mas não realiza uma vigilância ativa, muito mais difícil, para verificar a emissão de POPs em incineradores de lixo, por exemplo", afirma Zuleica.

A diretora da ONG recorda que há um projeto, ainda em andamento, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) para analisar a presença dos POPs no leite materno.

Países querem banir pops

Os poluentes orgânicos persistentes (POPs) reúnem sempre três características principais. Em primeiro lugar, após décadas de interrupção da sua produção, eles permanecem no ambiente.

Além disso, são bioacumulativos - concentram-se rápido e são excretados devagar. Por fim, podem ser levados por ventos ou correntes marítimas para regiões muito distantes de onde foram produzidos. Tais características fazem com que vários países adotem políticas cada vez mais agressivas para bani-los. (AE)

A TEREZINHA NERONE, O TWITTER E O CASAL DE MINISTROS


Nagel
Revista Ideias
Fábio Campana
Roney Maurício
Roney Maurício
Edielson Rodrigues
»
PRSEMPRE

Jamildo Melo


brasilianas
@
Marlise da Cruz
brasilianas
brasilianas
Edielson Rodrigues
»
Roney Maurício

Lukas Gomes ✔

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles