sexta-feira, 20 de julho de 2012

Estudantes decidem desocupar a reitoria da UFPR


Os estudantes que ocupavam a Reitoria da Universidade Federal do ParanĂ¡ (UFPR), desde o dia 3 de julho, decidiram deixar o prĂ©dio em assembleia na manhĂ£ desta sexta-feira.
Os alunos devem desocupar o prédio às 14 horas.
Uma reuniĂ£o dos estudantes com a diretoria da universidade estĂ¡ marcada para Ă s 16 horas desta sexta-feira.
JĂ¡ os professores da UFPR e da Unila reprovaram a proposta de reajuste salarial do governo federal e decidiram manter a greve em assembleia na tarde de quinta-feira.
A paralisaĂ§Ă£o jĂ¡ dura mais de dois meses. No Brasil, docentes de mais de 20 instituições em greve jĂ¡ tomaram a mesma decisĂ£o, de acordo com os sindicatos. (GP)

Em nota de protesto, DCE criticou ocupaĂ§Ă£o da Reitoria



DiretĂ³rio Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do ParanĂ¡ (UFPR) divulgou nesta quinta-feira (5) uma nota de protesto contra a ocupaĂ§Ă£o da Reitoria feita por cerca de cem alunos na Ăºltima terça-feira (3). No texto, o DCE considera o ato antidemocrĂ¡tico e precipitado que banaliza “o instrumento de ocupaĂ§Ă£o dos espaços pĂºblicos”.
“Estamos cientes das conquistas alcançadas por elas [as ocupações]. PorĂ©m, interpretamos a ocupaĂ§Ă£o ocorrida no dia 03/07 como um ato antidemocrĂ¡tico e precipitado”, diz a nota. A decisĂ£o de ocupar a Reitoria, continua o texto, “foi tomada Ă s pressas, sem uma consulta efetiva aos estudantes” e o grupo responsĂ¡vel por ele “tem agido e tomado decisões de maneira opressora, sem considerar a opiniĂ£o dos representantes do DCE ou qualquer outra”.



A ocupaĂ§Ă£o, para o DCE, “exalta o individualismo, o corporativismo e a desmobilizaĂ§Ă£o da maioria dos estudantes para a luta”.
Segundo o DCE, “posto que a gestĂ£o administrativa da universidade nĂ£o havia se recusado a negociar antes desta ocupaĂ§Ă£o, compreendemos que os estudantes que impulsionaram este ato o fizeram com intuito de reforçar a banalizaĂ§Ă£o do instrumento de ocupaĂ§Ă£o dos espaços pĂºblicos, levando o movimento estudantil a um afastamento da sociedade e acabando por desmobilizar os prĂ³prios estudantes”.
De acordo com o DCE, foram vĂ¡rios os motivos que levaram Ă  publicaĂ§Ă£o da nota. “Em primeiro lugar, alguns meios de comunicaĂ§Ă£o e representantes da sociedade começaram a vincular o ato ao DCE, o que Ă© um grande equĂ­voco”, afirmou Bruno Lopes, um dos coordenadores do diretĂ³rio.
Depois, como as negociações com a universidade jĂ¡ estavam avançadas, muitos universitĂ¡rios veem na motivaĂ§Ă£o do ato outros interesses, que nĂ£o os estudantis. AlĂ©m disso, a nota tem o objetivo de esclarecer os alunos que estĂ£o longe da universidade. “Como estamos em um perĂ­odo turbulento, greve e perĂ­odo de fĂ©rias, temos poucos estudantes na instituiĂ§Ă£o e Ă© preciso deixĂ¡-los informados”, acrescentou Bruno. (GP)

ParanĂ¡ receberĂ¡ 400 mil doses de vacina contra a gripe A


O ParanĂ¡ receberĂ¡ mais 400 mil doses de vacina contra a gripe na prĂ³xima quinta-feira (26). A informaĂ§Ă£o foi confirmada nesta quinta-feira (19), em BrasĂ­lia, pelo superintendente de VigilĂ¢ncia em SaĂºde, Sezifredo Paz, durante reuniĂ£o realizada pelo MS, para o enfrentamento da gripe nos trĂªs estados do Sul. 

A Secretaria Estadual de SaĂºde distribuirĂ¡ equitativamente as doses aos municĂ­pios e orientarĂ¡ quais grupos deverĂ£o ser atendidos. "Vamos definir em conjunto com a ComissĂ£o Estadual de Infectologia os grupos que poderĂ£o ser contemplados com as novas doses", explica o secretĂ¡rio da SaĂºde, Michele Caputo Neto. A reuniĂ£o com a comissĂ£o serĂ¡ segunda-feira (23). 

A vacina Ă© a mesma oferecida durante a campanha de vacinaĂ§Ă£o que ocorreu em maio e junho e protege contra os trĂªs vĂ­rus influenza que mais circulam no paĂ­s: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A estimativa de proteĂ§Ă£o da vacina Ă© de um ano. 

Desde o inĂ­cio da campanha, o ParanĂ¡ jĂ¡ recebeu mais de 2,2 milhões de doses para imunizar idosos, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, trabalhadores de saĂºde, indĂ­genas e outros grupos de risco definidos pela Secretaria da SaĂºde em consonĂ¢ncia com os municĂ­pios. 

Enfrentamento 

Mesmo com a chegada das novas doses, a Secretaria reforça que a principal estratĂ©gia de enfrentamento Ă© a oferta do antiviral oseltamivir (Tamiflu) para todos os pacientes com suspeita de sĂ­ndrome gripal. O medicamento, se administrado em atĂ© 48 horas, pode evitar o agravamento do quadro clĂ­nico e a morte. 

A Secretaria da SaĂºde disponibilizou mais de 150 mil tratamentos com o medicamento e possui quantia equivalente em estoque para continuar abastecendo as secretarias municipais de saĂºde e hospitais. "O medicamento Ă© gratuito e o cidadĂ£o poderĂ¡ ter acesso a ele com a receita mĂ©dica", explica o superintendente de VigilĂ¢ncia em SaĂºde, Sezifredo Paz. (FL) 

A campanha de Roseli Isidoro(PT), a preferida da ministra Gleisi, veio com tudo e muito mais

A candidata petista Roseli Isidoro estĂ¡ mostrando que farĂ¡ uma campanha sem preocupações com o custo. Desde quarta-feira cabos eleitorais dela espalharam banners, com aproximadamente um metro, em vĂ¡rios cruzamentos da capital. A chegada da propaganda da ex-vereadora ofuscou a do companheiro Jonny Stica e do candidato a prefeito Luciano Ducci. (Bem ParanĂ¡)

MP vai investigar morte de cĂ£es em Sorocaba

O promotor de Justiça Jorge Alberto de Oliveira Marum, curador do Meio Ambiente do MinistĂ©rio PĂºblico Estadual em Sorocaba, abriu inquĂ©rito civil nesta quinta para apurar denĂºncia da matança de cĂ£es no Centro de Zoonoses da cidade. O promotor deu Ă  prefeitura prazo de 30 dias para prestar as informações sobre o caso. De acordo com a denĂºncia de organizações nĂ£o-governamentais, trinta cĂ£es que estavam abrigados no centro de zoonoses municipal teriam sido mortos com emprego de meio cruel.
Fotos postadas em redes sociais mostram os animais mortos ao lado de uma morsa, um aparelho de ferro usado para prender e prensar peças e componentes. As postagens sugerem que os animais teriam sido mortos mediante prensagem. A prefeitura informou que a morsa Ă© usada para prender o animal jĂ¡ morto e possibilitar a retirada de parte do cĂ©rebro. A medida Ă© necessĂ¡ria para o diagnĂ³stico epidemiolĂ³gico da raiva, procedimento adotado em toda unidade do gĂªnero. De acordo com o prefeito Vitor Lippi (PSDB) a foto foi usada para induzir as pessoas a erro e, segundo ele, o caso estĂ¡ sendo usado com fim eleitoral. Os animais, sendo trĂªs cĂ£es adultos e 27 filhotes, foram encontrados mortos na unidade de controle do Centro de Zoonoses.
De acordo com Honno Marques, do Instituto Cahon e da ComissĂ£o de Justiça e Direito dos Animais de Sorocaba, na quarta-feira os cĂ£es estavam vivos e aparentavam estarem saudĂ¡veis. Mesmo assim, foram separados dos demais e levados para os fundos do centro. Ao saber que os bichos tinham sido sacrificados, ele entrou em contato com outras entidades de defesa dos animais. Representantes de cinco ONGs formalizaram denĂºncia Ă  PolĂ­cia Civil. A polĂ­cia recolheu cinco cĂ£es mortos para autĂ³psia. Os laudos devem ficar prontos em 15 dias. De acordo com a delegada CĂ¡ssia Almagro, que acompanhou a vistoria ao Centro de Zoonoses, se os exames comprovarem que os animais estavam saudĂ¡veis, os responsĂ¡veis serĂ£o enquadrados no artigo 32 da Lei 9.605, que pune abusos e maus tratos contra animais. A pena prevista vai de quatro meses a um ano e quatro meses de prisĂ£o.
O prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi (PSDB) convocou uma coletiva de imprensa para explicar a morte dos cĂ£es. Segundo ele, os veterinĂ¡rios do Centro de Zoonoses constataram que a maioria dos animais estava com cinomose, doença altamente contagiosa, por isso foram submetidos ao processo de eutanĂ¡sia, conforme as normas estaduais e federais. Segundo ele, os animais foram sacrificados com a aplicaĂ§Ă£o de injeĂ§Ă£o letal. Outros cĂ£es jĂ¡ chegaram Ă  unidade em precĂ¡rias condições de saĂºde, entre eles, alguns animais atropelados. Os animais mortos sĂ£o conservados num freezer atĂ© serem removidos para deposiĂ§Ă£o em aterro sanitĂ¡rios. Entidades de defesa dos animais anunciaram a realizaĂ§Ă£o de um protesto, nesta sexta, em frente ao Centro de Zoonoses. (AE)

Oito ex-vereadores sĂ£o condenados Ă  prisĂ£o


Jamil Janene (PMDB), Sidney de Souza (PTB) e Luiz Carlos Tamarozzi (PTB)
Oito ex-vereadores de Londrina foram condenados Ă  prisĂ£o por formaĂ§Ă£o de quadrilha, lavagem de dinheiro e concussĂ£o, que Ă© a utilizaĂ§Ă£o do cargo pĂºblico para obter vantagem indevida, pelo juiz da 3ª Vara Criminal de LondrinaKatsujo Nakadomari, de acordo com sentença publicada na quarta-feira (18). TrĂªs deles sĂ£o candidatos nas eleições deste ano.
FlĂ¡vio VedoatoGlĂ¡udio Renato de LimaHenrique BarrosJamil JaneneLuiz Carlos TamarozziSidney de Souza foram condenados a 9 anos e 10 meses de prisĂ£o cada um. O tambĂ©m condenado ex-vereador Renato AraĂºjo recebeu uma pena maior, de 10 anos e 10 meses em regime fechado. Sidney de Souza, Luiz Carlos Tamarozzi e Jamil Janene sĂ£o candidatos nas prĂ³ximas eleições.

Julio Cesar de Lima Romagnolli
, ex-assessor parlamentar de Bergamin, recebeu pena de 6 anos de prisĂ£o em regime semiaberto pelos crimes de formaĂ§Ă£o de quadrilha e lavagem de dinheiro.Na sentença, o ex-vereador Orlando Bonilharecebeu uma pena menor, de 4 anos e 2 meses em regime semiaberto, por ter colaborado com as investigações. O ex-vereador Osvaldo Bergamin tambĂ©m era rĂ©u na aĂ§Ă£o, mas o processo foi extinto apĂ³s sua morte.
Segundo a denĂºncia, oferecida pelo MinistĂ©rio PĂºblico (MP), os vereadores da legislatura 2005/2008 se associaram para aprovar o projeto de lei que autorizava a doaĂ§Ă£o de um terreno noJardim Bela Suíça ao empresĂ¡rio Ă‚ngelo Marcelo CaldarelliRenato AraĂºjo foi escolhido pelo grupo para tratar com o empresĂ¡rio sobre o pagamento de propina no valor de R$ 30 mil, necessĂ¡ria, segundo o MP, para que o projeto fosse aprovado e o terreno, doado.
A sentença mostra que o empresĂ¡rio nĂ£o conseguiu dinheiro suficiente para pagar a propina. EntĂ£o, AraĂºjo sugeriu que Caldarelli pagasse uma dĂ­vida na qual ele, AraĂºjo, e Orlando Bonilhaeram avalistas. A dĂ­vida era de R$ 51 mil e foi paga com o uso de 11 cheques.
Em 7 de dezembro de 2006, Bonilha, que estava ocupando interinamente o cargo de prefeito, outorgou a escritura pĂºblica de doaĂ§Ă£o do terreno para Caldarelli. O dinheiro, segundo a denĂºncia do MP, foi depositado na conta de Julio Cesar de Lima Romagnolli e posteriormente dividido entre os ex-vereadores. Por ter arquitetado o plano, AraĂºjo foi considerado pelo juiz como o mentor do crime.
O advogado Fernando Boberg, que representa Renato AraĂºjo, contestou a decisĂ£o. “É uma pena muito alta, prĂ³xima Ă  de um homicĂ­dio qualificado. Hoje mesmo vou entrar com um recurso de apelaĂ§Ă£o contra a sentença no Tribunal de Justiça do ParanĂ¡”, declarou. “Entendo que a sentença Ă© nula, jĂ¡ que nĂ£o atendeu a diversos questionamentos da defesa, mas isso vamos ver com o tempo.”
Dely Dias das Neves, advogado de Sidney de Souza, Jamil Janene e Luiz Carlos Tamarozzi, avaliou a sentença como “espantosa”. “Temos sempre de respeitar a decisĂ£o do juiz, mas essa sentença foi absurda”, disparou. “NĂ£o existe a mĂ­nima prova, somente a fala do [Orlando] Bonilha. A cronologia dos fatos nĂ£o bate. A reuniĂ£o que aprovou a doaĂ§Ă£o do terreno aconteceu um ano antes do suposto pagamento. Isso nĂ£o faz sentido”. O advogado confirmou que irĂ¡ recorrer da decisĂ£o.
O advogado de Henrique Barros, Rodrigo JosĂ© Mendes Antunes, disse que tambĂ©m vai recorrer da decisĂ£o. Segundo ele, uma aĂ§Ă£o civil pĂºblica anterior jĂ¡ absolveu o ex-vereador. “SĂ£o os mesmos fatos, os mesmos fundamentos, as mesmas provas, aplicadas em duas ações, uma civil pĂºblica e esta criminal. Na aĂ§Ă£o anterior, o Henrique foi absolvido. NĂ£o hĂ¡ evidĂªncias de ilĂ­cito, nĂ£o hĂ¡ nenhum fundamento ou mesmo provas da participaĂ§Ă£o dele neste suposto esquema”, declarou o advogado.
JoĂ£o Gomes Filho, advogado de FlĂ¡vio Vedoato, disse ainda nĂ£o ter tomado conhecimento da sentença, mas afirmou que acha “muito difĂ­cil” seu cliente ter sido condenado. “Consegui uma absolviĂ§Ă£o para ele nessa aĂ§Ă£o recentemente, deve fazer mais de dois meses.”
O advogado Ronaldo Gomes Neves que defende Orlando Bonilha e Julio Cesar Romagnolli nĂ£o estava no escritĂ³rio nesta tarde e nĂ£o atendeu o celular. Carlos Alberto Paoliello Azevedo, advogado de GlĂ¡udio estava em uma reuniĂ£o na tarde desta quinta-feira e, atĂ© por volta das 16h50, nĂ£o havia retornado as ligações da reportagem.

Reni Pereira lidera disputa em Foz


O deputado Reni Pereira, do PSB, lidera a disputa pela prefeitura de Foz do Iguaçu. Pesquisa da Radar InteligĂªncia, divulgada pela rĂ¡dio CBN local, mostra que ele tem 55,7% de intenções de votos, contra 20,8% de Chico Brasileiro, do PCdoB.
A pesquisa foi feita nos dias 12 e 13 de junho ouvindo 600 eleitores. Registrada no TSE, tem margem de erro de 4.1 pontos para mais ou para menos.
Em terceiro lugar estĂ¡ o candidato do PSol, JosĂ© Elias Aiex Neto, com 1,7%; e em quarto, o candidato do PTdoB, Elvis Gimenez, com 0,8%.
Na pesquisa espontĂ¢nea, Reni Pereira Ă© citado por 22% dos eleitores, Chico Brasileiro por 8,3% e Elvis Gimenez por 0,5%. Os indecisos somam 69,2%.
O deputado do PSB Ă© quem tem a menor rejeiĂ§Ă£o: 8.1% nĂ£o votariam nele de jeito nenhum. A maior rejeiĂ§Ă£o Ă© do candidato do Psol, Aiex Neto: 26%. (ROSELI ABRAHĂƒO)

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles