sexta-feira, 25 de março de 2011

O "brazilianista" Meirelles, novo Bob Fields, pediu lobby dos EUA por independência do BC, diz WikiLeaks



Próximo das eleições de 2006, o então presidente do Banco Central Henrique Meirelles pediu aos Estados Unidos que atuassem junto ao governo do à época presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que fosse dada ao BC mais independência, de acordo com documentos secretos do Departamento de Estado norte-americano.

Em conversa com diplomatas norte-americanos em 9 de agosto de 2006, Meirelles prometeu pressionar nos bastidores por mudanças regulatórias que criassem um ambiente de investimento melhor para empresários norte-americanos no Brasil.

O documento, obtido pelo WikiLeaks e repassado a Reuters por terceiros, pode se tornar embaraçoso para Meirelles, que se prepara para assumir um novo e importante papel no governo brasileiro. Também pode colocar novamente no foco a suscetibilidade do BC à interferência política.

"Meirelles pediu que (o governo dos EUA) usasse discretamente sua relação (com o Brasil) para discutir a impotância de levar ao Congresso uma legislação garantindo ao Banco Central essa autonomia", escreveram os funcionários da embaixada norte-americana no documento, que detalhou o encontro inicial entre o embaixador Clifford Sobel e Meirelles.

"Ele argumentou que o secretário (de Tesouro Henry) Paulson em particular seria capaz crivelmente de tratar desse assunto com o presidente Lula e o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Meirelles nunca solicitou formalmente independência para o Banco Central, mas Lula deu ao então chefe do BC um mandato relativamente livre para definir a política monetária durante os oito anos em que ficou no posto. O comando de Meirelles terminou no final do ano passado, antes de Alexandre Tombini assumir o posto no governo de Dilma Rousseff.

A falta de autonomia legal abriu caminho para tensões entre Meirelles e Mantega sobre o patamar das taxas de juros, alimentando temores de que a política monetária poderia ser vulnerável a pressões políticas.

O gabinete de Mantega disse que nunca foi informado pelos Estados Unidos sobre a questão da independência do BC, enquanto Meirelles refutou o conteúdo do documento norte-americano. (Reuters)

Professores da rede básica terão acesso a bolsas de mestrado


Foi publicado na terça-feira, no Diário Oficial da União, que os professores da educação básica poderão ter bolsas de mestrado. O anúncio havia sido feito na segunda-feira pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Os cursos serão ligados às áreas de ensino da educação básica.

Os educadores que conseguirem a bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) terão de permanecer nas salas de aula da rede pública de ensino por, no mínimo, cinco anos depois da diplomação.

Fernando Haddad afirmou que a medida tem como objetivo estimular o aumento da oferta de mestrado para os educadores da rede pública ao criar a demanda pelos cursos. (AE)

Fóssil descoberto no Rio Grande do Sul explica evolução dos mamíferos


O Pampa gaúcho abrigou, há 260 milhões de anos, um parente longínquo dos mamíferos. Batizado de Tiarajudens eccentricus, o animal representa o registro mais antigo de uma estrutura dentária sofisticada: com incisivos, molares e caninos. Graças aos diferentes tipos de dentes, ele podia cortar e mastigar alimentos, um luxo que ampliou drasticamente sua dieta.

O fóssil de São Gabriel, cidade a 325 quilômetros de Porto Alegre, também surpreendeu os cientistas por exibir caninos em forma de dentes de sabre. O Tiarajudens era herbívoro. O artigo que descreve a descoberta na Science levanta três hipóteses para explicar os caninos de 12 centímetros: manipulação dos alimentos antes de os abocanhar, defesa contra predadores ou uso em disputas com indivíduos da mesma espécie (por fêmeas ou território, por exemplo).

Antes do Tiarajudens, a maioria dos animais apresentava dentição semelhante à dos jacarés: dentes pontiagudos especializados em rasgar para engolir. Quase todos se alimentavam de carne ou insetos. O fóssil gaúcho representa uma nova fase.

Capazes de mastigar alimentos, os herbívoros mais evoluídos incluíram plantas fibrosas, mais abundantes, à sua dieta. Foi o primeiro passo rumo à hegemonia numérica. Iniciava o cenário, que persiste até hoje, de um ambiente com predomínio de vertebrados herbívoros e um número menor de carnívoros. "(O Tiarajudens) é um representante do primeiro ecossistema moderno", sintetiza Juan Carlos Cisneros, salvadorenho da equipe que descobriu o fóssil. Na época, realizava pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Hoje, leciona na Federal do Piauí. (AE)

Pesquisadores apresentam fóssil marinho de 525 milhões de anos


Pesquisadores chineses e ingleses divulgaram uma imagem de um fóssil de 525 milhões de anos muito bem conservado e que foi encontrado na província de Yunnan, na China. O fóssil, pertencente ao filo dos hemicordados, oferece algumas pistas sobre a evolução dos vertebrados. O achado foi publicado na revista Current Biology.

Chamado de Galeaplumosus abilus, o exemplar apresenta um tipo de carapaça mais dura que cobre o corpo sensível. Os cientistas já tinham observado esta carapaça em detalhes, mas apenas agora conseguiram visualizar com clareza partes internas, como os tentáculos usados para pegar plânctons para a alimentação. (AE)


Cientistas encontram indícios de ocupação das Américas há 15.500 anos

Pesquisadores encontraram milhares de artefatos no Texas, Estados Unidos, que datam de período anterior à suposta chegada da cultura Clóvis, creditada como a primeira a povoar as Américas, há cerca de 13 mil anos.

Estudos destes artefatos mostraram que eles têm entre 13.200 e 15.500 anos e foram encontrados em um sítio arqueológico chamado Debra L. Friedkin. Os pesquisadores usaram um processo de datação por luminescência, que avalia energia da luz presa aos grãos de sedimentos que cobriam as 15.528 ferramentas encontradas.

Michael Waters, da Texas A&M University, disse que a descoberta revela dados importantes para as discussões sobre o povoamento do continente americano. "No sítio de Debra L. Friedkin nós encontramos evidências da ocupação humana anterior em 2.500 anos à cultura Clóvis. Este sítio é importante no debate sobre quando ocorreu a colonização das Américas e a origem da cultura Clóvis", explica o pesquisador.

Embora sejam visivelmente diferentes, as ferramentas encontradas apresentam algumas similaridades com aquelas creditadas à cultura Clóvis, que, acredita-se, tenha povoado o continente americano vindo da Ásia pelo Estreito de Bering. De acordo com os pesquisadores, o material da época da cultura Clóvis teria se originado a partir dos artefatos encontrados no sítio texano. As ferramentas recém-descobertas são menores e feitas a partir de uma rocha chamada sílex. (AE)


Forças de Kadafi atacam rebeldes em Ajdabiya, Misrata e Zintan

Os combates entre forças do ditador Muamar Kadafi e o Exército rebelde continuaram nesta sexta-feira, 25, nas cidades líbias de Misrata, Zintan e Ajdabiya, acompanhados de alguns ataques aéreos da coalizão internacional contra posições do coronel. Nas últimas 24 horas, as forças aliadas lançaram 153 incursões aéreas sobre a Líbia e 16 ataques com mísseis Tomahawk.

As brigadas de Kadafi usaram esta manhã foguetes contra os rebeldes que se aproximam de Ajdabiya. O controle da cidade do leste do país é estratégico. De lá, sai uma estrada para Tobruk, na fronteira com o Egito, que permitiria isolar Benghazi, a capital rebelde.

Após a coalizão internacional atacar tropas de Kadafi que cercavam Benghazi no final de semana, os rebeldes retomaram fôlego e rumaram à Ajdabiya, mas ainda não conseguiram tomar a cidade. Em Misrata e Zintan, no oeste, os rebeldes continuam resistindo ao cerco imposto por Kadafi.

Os aliados atiraram 16 mísseis de cruzeiro Tomahawk e realizou 153 incursões aéreas sobre a região nas últimas 24 horas mirando a artilharia, as forças mecanizadas e as infraestruturas de comando e controle de Kadafi, disse uma porta-voz do Exército norte-americano nesta sexta-feira.

Além dos Tomahawks, as forças da coalizão usaram quatro JDAMs - bombas guiadas por GPS - contra as forças militares do líder líbio, segundo Nicole Dalrymple, porta-voz do Comando para a África dos Estados Unidos, sediado na Alemanha.

Um avião norte-americano realizou 67 incursões aéreas, enquanto as outras 86 foram realizadas pelas outras equipes da coalizão. Os números registrados para um período de 24 horas até às 3h (horário de Brasília), disse Dalyrymple.

A coalizão formada por EUA, França, Reino Unido, Itália, Canadá, Qatar, Noruega, Bélgica, Dinamarca, Romênia, Holanda e Espanha deu início no sábado a uma intervenção militar na Líbia, sob mandado da resolução 1973 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A resolução da ONU prevê a criação de uma zona de exclusão aérea na Líbia e a tomada de "quaisquer medidas necessárias" para impedir o massacre de civis pelas tropas de Kadafi, que está no poder há 41 anos e enfrenta um revolta há mais de um mês. Desde o início da ação internacional, os insurgentes ganharam força. (Efe e Reuters)

Forças de segurança atiram contra manifestantes e matam 20 na Síria


Tropas sírias abriram fogo contra manifestantes na cidade de Daraa, no sul da Síria, nesta sexta-feira, 25, atirando contra uma multidão que havia ateado fogo na estátua de bronze do ex-presidente sírio Hafez al-Assad, pai do atual, Bashar al-Assad, disse um residente à Associated Press.

O residente, falando sob condição de anonimato por temer represálias, disse que tiros podiam ser ouvidos no centro da cidade e testemunhas falam em vários mortos. Segundo o canal árabe Al-Jazira, pelo menos 20 pessoas morreram durantes os confrontos.

Dezenas de milhares de sírios estão tomando as ruas de diversas cidades no país na maior rebelião civil em anos. Na praça central de Daraa, milhares de pessoas, muitos de vilas próximas, entoavam um canto pedindo liberdade, carregando bandeiras sírias e ramos de oliveira.

Mais cedo, cerca de 200 pessoas marcharam no centro da capital Damasco em apoio à população de Daraa. "Sacrificamos nosso sangue, nossa alma, por você Daraa", cantavam os manifestantes na capital. A polícia síria foi até o local para dispersar os protestos e prendeu três pessoas no local, segundo a Reuters.

Cerca de 37 pessoas foram mortas após um confronto entre manifestantes e a polícia síria em frente a uma mesquita em Daraa. A Anistia internacional afirmou que 55 pessoas morreram desde o início dos protestos. Ativistas sírios, no entanto, falam em mais de cem mortos. Desde 1963 está em vigor na Síria uma lei de emergência proibindo manifestações. (Reuters)

Merenda de escola atrasou porque caminhão tombou, diz Secretaria de Estado da Educação

O Colégio Estadual Vital Brasil, na região central de Maringá, está sem merenda desde segunda-feira (21), porque, segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed), o caminhão que trazia os alimentos sofreu um acidente, tombando na rodovia, que a Seed não tinha sido informada pela transportadora. Os novos alimentos deverão chegar ao colégio somente na semana que vem.

A Seed informou que colégio recebeu, na quinta-feira (24), a primeira parcela da verba do Programa Escola Cidadã (PEC), destinado à compras de alimentos perecíveis ou não perecíveis, principalmente em situações de emergência. No total, são R$ 2.059 que estão disponíveis na conta bancária da instituição.

A Seed envia cinco lotes de alimentos não perecíveis por ano para cada instituição da rede estadual de ensino. Além disso, tem o dinheiro do PEC, para auxiliar na qualidade da merenda. O lote que estava sendo trazido para o Vital Brasil era o primeiro deste ano.

CGU comprova irregularidades envolvendo Erenice Guerra

A Controladoria-Geral da União (CGU) concluiu nesta semana e enviou à Polícia Federal, ao Ministério Público e à Comissão de Ética Pública da Presidência da República auditorias sobre o conjunto de denúncias envolvendo a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra e alguns de seus familiares. Erenice, que era o braço direito da presidente Dilma Rousseff, é acusada de tráfico de influência.

A auditoria feita em contratos firmados entre os Correios e a empresa de transporte aéreo Master Top Linhas Aéreas (MTA) para a prestação de serviços de transporte de carga por meio da Rede Postal Aérea Noturna constatou uma série de irregularidades. Segundo a CGU, uma das irregularidades envolvia o transporte de carga aérea para Manaus.

Em um primeiro momento, os Correios mantinham um contrato com a MTA na linha entre São Paulo e Manaus, sob o valor de R$ 1,99 por quilo. Em seguida, os Correios firmaram outro contrato, também com a MTA, na rota entre Brasília e Manaus, ao preço de R$ 3,70 por quilo. O valor que partia da capital federal era maior, apesar da distância e tempo de voo menores, porque o volume embarcado era mais reduzido.

As inspeções in loco realizadas pela CGU nos depósitos e terminais dos Correios nos aeroportos detectaram que a empresa estava encaminhando, por caminhão, grandes quantidades de carga de São Paulo para Brasília, de onde era embarcada, nos aviões da MTA, para Manaus.

Diante das constatações, a CGU recomendou aos Correios a instauração de procedimento apuratório para identificar os causadores dos danos e quantificar valores das multas a serem aplicadas, bem como valores pagos a mais à MTA, para efeito de cobrança de ressarcimento. (AE)

TCE-PR adia mais uma vez análise das contas da gestão de Eduardo Requião

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) adiou mais uma vez o julgamento da gestão contábil do ano de 2004 da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), período em que foi comandada por Eduardo Requião, irmão do senador e ex-governador do Paraná Roberto Requião (PMDB). O processo voltaria a ser analisado nesta quinta-feira (24) pelo tribunal, mas o procurador-geral do Ministério Público junto ao TCE, Laerzio Chiesorin Junior, pediu adiamento de uma sessão por causa de novos fatos.

Na primeira análise do processo, em 24 de fevereiro, o conselheiro do TCE Artagão de Mattos Leão, um dos seis responsáveis pelo julgamento das contas, pediu vista do processo, o que garantia que ele ficasse com o documento por até quatro sessões. Como as sessões do tribunal ocorrem uma vez por semana, sempre às quintas-feiras, Leão utilizou todo o período que tinha disponível para ficar com o processo e o devolveu nesta quinta-feira (24).

Contas

O relatório da inspetoria-geral de controle do TC, de setembro de 2005, mostrou a existência de 57 irregularidades de gestão no porto em 2004. O documento, que embasará a decisão dos conselheiros, recomenda a desaprovação das contas. Entre as irregularidades, estão a falta de dragagem de aprofundamento do canal de acesso e da bacia de evolução do Porto de Paranaguá, falhas de fiscalização dos contratos de limpeza do cais, recorrência de contratos por emergência e erros em um contrato de dragagem.

Em fevereiro, o julgamento das contas chegou a ser iniciado após o relator do processo, o auditor Ivens Zschoerper Linhares, fazer uma breve apresentação do caso. Na ocasião, o advogado Diogo Salomão Hecke, que é do escritório de Pedro Henrique Xavier (advogado particular de Eduardo Requião), fez a defesa do superintendente, sustentando que ele não poderia ser punido por atos de seus subordinados e que várias irregularidades já haviam sido respondidas ao TC. (GP)

Ex-diretor de crime organizado da PF critica projeto que anistia entrada de dólares evadidos de forma criminosa

O delegado Roberto Troncon Filho, da Polícia Federal, criticou duramente agora nesta sexta-feira, 25, o projeto de anistia para valores repatriados. “A Polícia Federal é contra”, declarou Troncon, ao final do “I Seminário sobre Segurança Pública: Uma Visão de Futuro”, realizado na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo.
“Esta não é uma boa mensagem para os cidadãos que cumpriram suas obrigações, declararam seus bens e pagaram tributos”, disse Troncon, ex-diretor-geral de Combate ao Crime Organizado da PF e que assumirá o cargo de superintendente regional da instituição em São Paulo. “Essas pessoas se sentirão lesadas ou injustiçadas. Que mensagem fica?”

O projeto, de autoria do senador Delcídio Amaral (PT-MS), prevê anistia àqueles que enviaram recursos para o exterior sem comunicar o Banco Central e sem declarar tais ativos à Receita Federal. O governo calcula que US$ 100 bilhões poderão reingressar no País. O senador afirma que os críticos do projeto estão equivocados. Segundo ele, sua proposta impõe barreiras ao processo de repatriação “separando o dinheiro bom do dinheiro ruim”.

Promotores de Justiça e juízes federais alertam que dinheiro cuja fonte foi a corrupção e fraude contra o Tesouro poderá retornar ao País, protegido pela anistia.
“No passado, o argumento era que muito dinheiro e muitas riquezas enviados para o exterior fazia falta na economia brasileira”, disse o delegado Troncon. “Hoje, o argumento é diferente. Nossa moeda está muito forte e a entrada desses recursos vai abrir um problema econômico. A pressão é muito forte. Afora isso, queremos segurança jurídica. As pessoas que cometeram crimes vão aguardar por uma futura anistia.”

PT deve perder três deputados com adiamento da Ficha Limpa


Os petistas Luci Choinaki (SC), Professora Marcivânia (AP) e Ságuas Moraes (MT) devem ser substituídos, respectivamente, por João Alberto Pizzolatti (PP-SC), Janete Capiberibe (PSB-AP) e Nilson Aparecido Leitão (PSDB-MT). Esses três, assim como outros candidatos que haviam sido considerados “fichas-sujas” por conta de condenações judiciais, concorreram nas eleições passadas graças a recursos apresentados à Justiça Eleitoral, mas os votos que receberam foram invalidados na contagem oficial.

Com a decisão do STF, os votos passam a valer, o que, em vários Estados, provoca mudanças no quociente eleitoral - número com base no qual são divididas as vagas entre os diferentes partidos e coligações.

Além de dar vagas a três novos parlamentares, o STF vai garantir o mandato de candidatos considerados "fichas-suja" que já haviam sido empossados na Câmara graças a recursos na Justiça e decisões liminares. Entre eles estão Pedro Henry (PP-MT), José Augusto Maia (PTB-PE), Natan Donadon (PMDB-RO) e Manoel Salviano (PSDB-CE). (AE)

Governador Beto Richa autoriza licitações de R$ 38,7 milhões para compra de medicamentos


O governador Beto Richa autorizou nesta sexta-feira (25) a abertura de licitações que somam R$ 38,7 milhões em recursos para aquisição de medicamentos. A medida beneficia mais de 11.500 pacientes de patologias como as doenças de Parkinson e de Alzheimer, esclerose múltipla e sistêmica, artrite reumatóide, entre outras, além de pacientes de transplantes renais.

As licitações serão feitas por meio de pregão eletrônico, permitindo o registro de preços para eventuais licitações futuras da Secretaria de Estado da Saúde, por um período de 12 meses. O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, informou que as compras desses medicamentos deveriam ter sido feitas no ano passado e que somente agora os recursos estão sendo liberados porque a equipe do novo governo encontrou a secretaria com dívidas de quase R$ 60 milhões e quase R$ 100 milhões em empenhos não pagos.

“O novo governo tem compromisso com a saúde e não iria prejudicar o abastecimento de milhares de pacientes que dependem de medicamentos estratégicos como esses para ter qualidade de vida”, disse o secretário.

Os procedimentos foram todos analisados e aprovados pelo comitê gestor composto pelo secretário chefe da Casa Civil, pelo procurador geral do Estado e pelos secretários da Administração e Previdência, do Planejamento e da Fazenda.

Manifestantes impedidos de lavar as escadas do Teatro Municipal no Rio após a visita do Obahyuma

O Brasil Belíndia e o nosso escancarado "terceiro mundismo": Tuberculose é terceira causa de mortes por doenças infecciosas

A tuberculose é a terceira causa de mortes por doenças infecciosas e a primeira entre pacientes com aids no Brasil. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira(24) pelo Ministério da Saúde no Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose.

O levantamento aponta que o número de novos casos da doença no país caiu de 73.673 para 70.601 entre 2008 e 2010. Com a diminuição, a taxa de incidência passou de 38,82 casos para cada 100 mil habitantes para 37,99.

Mas a doença ainda representa um dos principais problemas de saúde pública no país, segundo o ministério. Atualmente, o Brasil ocupa o 19º lugar no ranking das 22 nações que concentram 80% dos casos de tuberculose no mundo. A expectativa do governo é que, em um prazo de cinco anos, o país esteja próximo de sair dessa lista.

A tuberculose é uma das doenças que devem ter indicadores reduzidos pela metade até 2015 em relação aos registros de 1990, conforme previsto nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Há duas décadas, a incidência da doença era de 56 casos para cada 100 mil habitantes e a mortalidade, de 3,6. Até 2015, os indicadores devem chegar a 28 casos para cada 100 mil habitantes e a mortalidade, 1,8.

O Ministério da Saúde prevê que será possível alcançar a meta de diminuição da mortalidade por tuberculose dentro do prazo estipulado pelo ODM. Quanto a queda na incidência da doença vai exigir, segundo a pasta, um aumento no ritmo de diminuição dos casos. (Agência Brasil)

Condolências pela morte do ex-deputado Affonso Camargo

Políticos do Paraná e de outros estados lamentaram a morte de Affonso Camargo:

“Suas ações políticas são motivo de muito orgulho para nós paranaenses. Era um homem de grande visão.”

Beto Richa (PSDB), governador do Paraná.


“Muitos o conhecem como pai do vale-transporte, mas sua capacidade de articulação e visão desenvolmentista do estado marcaram sua atuação.”

Luciano Ducci (PSB), prefeito de Curitiba.



“É um dia de luto para todo o partido. Camargo foi um dos melhores homens públicos que conheci.”

Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB.


“Perco um grande amigo e a política brasileira, uma grande liderança.”

Valdir Rossoni (PSDB), presidente da Assembleia do Paraná.


“Externo minhas condolências à família deste paranaense, cuja atuação política foi muito relevante.”

Gleisi Hoffmann (PT), senadora.


“Foi um excelente colaborador e um amigo: um homem admirável.”

Euclides Scalco, ex-ministro .

Apurado duplo homicídio dentro de uma BMW em lavacar no Uberaba

Envolvimento com roubo de carga é a principal hipótese para as mortes de Valmir Marafon, 47 anos, e José Alessandro da Silva, 30, assassinados dentro de uma BMW num lavacar, na Avenida Salgado Filho, Uberaba, no início do mês.

Segundo o delegado Rubens Recalcatti, vários conhecidos das vítimas e testemunhas foram ouvidos na Delegacia de Homicídios, sendo possível apurar informações importantes que podem levar ao esclarecimento do caso.

“Estamos seguindo várias linhas de investigação. A principal delas nos leva para execução por desacerto entre Valmir e outros indivíduos envolvidos no mundo do crime”, disse o delegado.

De acordo com Recalcatti, vítimas de São Paulo que tiveram carga roubada teriam vindo para Curitiba à procura de Valmir, que já havia sido preso em 2007 por estelionato. José Alessandro, que era de Minas Gerais e conhecido como “Skikinho”, também tinha antecedentes criminais. (Paraná online)

O crack e a estatística dos atos de violência com morte em Curitiba e Região Metropolitana


Embora esteja diminuindo o número de assassinatos em Curitiba e Metropolitana, tanto pela ação social das parcerias entre a PMC, Governo do Estado e o Governo Federal os números ainda continuam preocupantes. No ano passado a violência na Metropolitana de Curitiba matou 1.850 pessoas, o que correspondeu a aproximadamente a média de 154 assassinatos mês. No total foram 1.675 homens e quase 175 mulheres assassinados. Em 2011 a média mensal de assassinatos na Região Metropolitana de Curitiba é de aproximadamente 138.

No ano passado na capital 860 pessoas perderam a vida para a criminalidade. Entre os municípios vizinhos da capital o mais violento foi São José dos Pinhais, com 189 mortes, seguido de Colombo, com 143, e Pinhais e Piraquara, com 123.

O mapa revelou a grande diferença nos números entre os bairros de Curitiba. Dez bairros fecharam o ano sem registrar nenhum assassinato, mas os cinco mais violentos (Cidade Industrial, Cajuru, Sítio Cercado, Tatuquara e Boqueirão) foram responsáveis por 382 assassinatos, o que correspondeu a 44% da totalidade.

A maior parte destes crimes com certeza tem relação a dívidas de viciados com traficantes e nas disputas por pontos de tráfico de drogas, sendo o centro desta guerra o socialmente flagelante consumo de crack.

A maior parte dos que morrem nesta guerra sem face são os jovens (15 a 24 anos) e isso é tão grave que contribui para com que no futuro próximo,pelos números da Rede de Informação Tecnológica Latino Americana (ONU),tenhamos uma população cuja maioria será composta por mulheres e velhos.

Na Metropolitana de Curitiba não é diferente do que ocorre nas outras capitais. Segundo os dados da Delegacia de Homicídios cerca de 85% dos casos de assassinatos estão relacionados com o tráfico de drogas e a maior parte destas vítimas são jovens.

O que empurra a maioria absoluta destes jovens para a marginalidade é a desestruturação das famílias provocada pela miserabilidade e a falta de investimentos em educação profissionalizante, o que lhes toma o direito de sonhar e planejar os seus futuros. A falta de perspectivas os empurra para o anestesiante efeito das drogas, que por custar caro os levam a praticar atos criminosos para as conseguir obter.

Entre todas as drogas a que é mais vinculada à violência e com maior poder viciante é o crack. Para sustentar o vício e satisfazer a incontrolável necessidade de uso, os usuários adotam qualquer método que lhes renda dinheiro para comprar este tipo de droga.

Toda vez que um viciado em crack acende seu cachimbo assina uma nova sentença de morte. Com o poder de escravizar às primeiras tragadas, a pedra à base de cocaína arrasta o usuário à sarjeta em pouquíssimo tempo. A droga, que avança como uma praga pelo território nacional, faz mais vítimas do que qualquer outra porque afunda o dependente numa degradação física e psicológica que o empurra ao crime para saciar o vício devastador.

O relatório do Narco­denúncia mostra um crescimento na apreensão de pedras de crack no Paraná: de 12.765 em 2003 para 1,3 milhão em 2009. Em 2010, de janeiro até Junho, foram apreendidas 785.688 pedras desta droga em nosso estado.

Há uma estimativa de 1,2 milhões de usuários de crack no país!

Apreensões de crack no Paraná em 2011:

A Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) apreendeu uma quantidade considerada recorde de crack no primeiro bimestre de 2010. Em todo o Paraná foram apreendidos cerca de 84 quilos da droga, apreensão considerada recorde no comparativo da média de apreensões mensais dos últimos dois anos, que foi de cerca de 14 quilos por mês.

Nos primeiros 45 dias de 2011, a quantidade de crack apreendida pela Polícia Rodoviária Federal no Paraná foi três vezes maior do que a descoberta no mesmo período do ano passado. De acordo com a PRF, até 15 de fevereiro, 99,8 kg de crack foram impedidos de chegar aos traficantes e usuários. Em 2010, foram 32,4 kg, em 45 dias. Somando outras apreensões ocorridas depois, o total de crack apreendido pela PRF este ano é de quase 120 quilos. Um quinto do apreendido em todo o ano passado.

Pessoas que foram assassinadas em Curitiba e nos 28 municípios que integram a RMC até o mês de Março de 2011. Não estão incluídas vítimas de confronto com a polícia e latrocínios:

Total de assassinatos : 106

Vítimas:
Homens: 97
Mulheres: 8
Não apurado: 1
-----------------

Cidades mais violentas
Curitiba: 52
Colombo: 14
São José dos Pinhais: 12
Almirante Tamandaré: 6
Araucária: 4
Pinhais: 4
Piraquara: 3
-----------------

Bairros mais violentos
Cidade Industrial: 12
Uberaba: 6
Cajuru: 5
Guabirotuba: 3
Novo Mundo: 3
Tatuquara: 3
Campo de Santana: 2
Centro: 2
Ganchinho: 2
Pinheirinho: 2
Rebouças: 2

A regra para a aposentadoria por tempo de serviço poderá ter mudanças


O governo começou a negociar com as centrais sindicais uma nova fórmula para o cálculo das aposentadorias dos trabalhadores do setor privado, em mais uma tentativa de contornar resistências que elas impõem a mudanças na Previdência Social.

A nova opção do governo é uma fórmula simples, que somaria o tempo de contribuição e a idade do trabalhador na hora da aposentadoria. Homens poderiam se aposentar sem sofrer redução dos seus benefícios quando a soma fosse 95. Mulheres poderiam fazer o mesmo quando a soma desse 85.A fórmula substituiria o fator previdenciário, mecanismo criado em 1999 para incentivar os trabalhadores a adiar a aposentadoria. As centrais sindicais pressionam o governo a extingui-lo.

Mas a presidente Dilma Rousseff indicou que só aceita abrir mão dele se puder substitui-lo por outra fórmula que ajude a conter o rombo nas contas da Previdência Social, que atingiu R$ 42 bilhões no ano passado.

Por questões políticas, Dilma não quer tomar a iniciativa de propor a mudança, mas seus assessores informaram aos sindicalistas que ela aceitaria a nova fórmula se as centrais a apresentassem.

Em alguns casos, o fator previdenciário provoca reduções de até 40% no valor dos benefícios para quem decide se aposentar mais cedo.

A nova fórmula, conhecida entre os especialistas como fator 85/95, foi apresentada pela primeira vez pelo deputado Pepe Vargas (PT-RS) na Câmara dos Deputados, mas sua discussão foi interrompida em 2008, porque o governo era contra a ideia.

Cálculos de técnicos do governo sugerem que o fator 85/95 poderia trazer vantagens para os trabalhadores.

Apesar de sinalizar a disposição de negociar o fim do fator previdenciário, Dilma não quer se empenhar por uma ampla reforma da Previdência. A presidente acha que ela teria mais custos que benefícios para seu governo.

Sua equipe estuda mudanças como fixar uma idade mínima de aposentadoria apenas para o futuro, ou seja, para quem ingressar no mercado de trabalho após a mudança. A proposta ainda será apresentada à presidente.

Desde sua criação, em 1999, o fator previdenciário gerou uma economia superior a R$ 15 bilhões para os cofres da Previdência Social.

No governo Lula, o Congresso chegou a aprovar o fim do mecanismo, mas a proposta foi vetada pelo ex-presidente porque não foi criada outra fórmula.

Lula chegou a fazer um acordo com os sindicalistas para criar o fator 85/95 na época, mas a ideia não foi levada adiante no Congresso. (Folha Online)

Carta manifesto do secretário geral da Juventude do PSB dirigida ao Gustavo Fruet

Guilherme Pickler, Miguel Machado e Beto Richa (PSDB), governador do Estado do Paraná.

Ainda não é a hora, Fruet

Notícias dão conta que Gustavo Fruet, ex-deputado federal pelo PSDB, quer ser candidato a prefeito de Curitiba em 2012. Nada mais legítimo. A votação de Fruet, quando concorreu ao Senado em 2010, 650 mil votos na cidade de Curitiba, o credencia a isso.

Mas não é só isso. Fruet já foi vereador da cidade, quando deputado federal sempre teve ótimas votações em Curitiba, seu pai, Mauricio, foi prefeito desta cidade e, além disso, ou melhor, para comprovar isso, Fruet quase alcançou a cadeira do senado federal por causa de seu prestígio junto ao eleitorado curitibano.

Mas a disputa pela prefeitura não envolve só isso.

Em 2004, Beto Richa(PSDB) disputou a prefeitura tendo Luciano Ducci(PSB) como seu vice. Foram VENCEDORES. Não elencarei aqui tudo o que foi feito pela cidade. Meu intuito não é esse. Quatro anos depois, 2008, Beto manteve, apesar de forças tentarem o oposto, Ducci como seu vice na sua campanha de reeleição. Novamente, a dupla Beto/Ducci foi vencedora com uma vitória acachapante com quase 80% dos votos.

Com altos índices de aprovação, o então Prefeito Beto Richa, aceitou o desafio de ser governador. Ducci assumiu a prefeitura e manteve o acelerado e eficiente ritmo de obras pela cidade e trabalhou ao lado de Beto para elegê-lo governador do estado, mesmo que a orientação do PSB nacional não fosse esta. Ducci conversou com Eduardo Campos, presidente nacional da sigla, e demonstrou que esse grupo era forte e que ele tinha que ser coerente.

Beto ganhou de goleada na capital do estado.

Esse grupo que começou em 2004, portanto há quase 7 anos, sempre caminhou junto, trabalhou junto. Antes pela cidade de Curitiba e agora por todo estado do Paraná.

PSB e PSDB estão em sintonia com os anseios do povo paranaense e, por isso, o grupo ganha força com o passar dos anos.

Ao que tudo indica, a intenção de Fruet em disputar a prefeitura ano que vem, pode enfraquecer e até mesmo dissolver esse forte e unido grupo que se consolidou em torno da dupla Beto/Ducci.

Ninguém duvida da experiência parlamentar de Gustavo, mas, ao mesmo tempo, qual é sua experiência administrativa?

Nos 12 anos de Brasília, passou ele mais dias aqui ou lá?

Em nome da unidade desse grupo, iniciado em 2004 e que hoje tem vereadores, deputados estaduais, deputados federais, prefeitos em todo o Paraná, administra a capital do estado além do governo estadual, entendo que Fruet tem muito o que acrescentar, porém precisa ganhar experiência no executivo.

Imagino que Fruet, em nome do grupo e sem vaidades pessoais, possa colocar seu nome a disposição do coletivo e será facilmente cotado para a vice de Ducci.

É o melhor para todos. O grupo permanece unido e ainda com mais força para a disputa majoritária de 2012. A experiência que Fruet ganharia no executivo será fundamental para o futuro de sua trajetória política.

Fruet ainda é novo, e, humilde que sei que é, demonstraria grandeza ao aceitar esse desafio de disputar a prefeitura de Curitiba ao lado de Ducci, e certamente, pouco tempo depois, com o grupo unido, poderá sonha grande, pois capacidade, sabemos que tem.

Imagino Fruet um dia prefeito da cidade, mas tudo tem sua hora e devemos sempre trabalhar buscando a convergência, união e respeito pelo trabalho de todos.

Miguel Machado
Secretário-geral da Juventude do PSB de Curitiba

Metalúrgicos entregam doação de R$ 53 mil para vítimas do Litoral

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e a presidente do Provopar, Marli Corleto, receberam nesta quinta-feira (24), na sede da secretaria, representantes da Força Sindical e de várias empresas do setor metalúrgico, que doaram R$ 53 mil para a campanha Paraná Abraça o Litoral, de ajuda às vítimas das enxurradas e enchentes ocorridas no início do mês.

“A sensibilidade deste grupo, que se incomodou e mostrou que pode abraçar uma causa, é muito grande”, disse Fernanda Richa. Para ela, este é um exemplo que deve ser seguido por outras classes e segmentos da sociedade. “Esta é uma prova de que, quando a gente quer, as coisas acontecem. A solidariedade existe”, afirmou a secretária ao receber as doações do grupo.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e da Força Sindical do Paraná, Sergio Butka, disse que mais importante que o valor arrecadado é a mensagem de solidariedade que se está mostrando para a sociedade – de que nesse momento em que há milhares de trabalhadores necessitando de ajuda, não se poderia ficar de braços cruzados. “Cada trabalhador fez uma contribuição simbólica no valor de R$ 1, mas que, na soma, dá um bom volume. Tenho certeza de que esses recursos serão importantes no trabalho de ajuda aos desabrigados”, disse Butka.

A secretária Fernanda Richa disse que a doação chega no momento em que o Governo do Estado, em parceria com as prefeituras, começa a planejar a volta das famílias desabrigadas às suas casas: “Já sabemos de antemão que algumas famílias não vão poder retornar, porque suas casas foram destruídas ou estão condenadas. A Mineropar está fazendo o acompanhamento das condições do solo e, tão logo seja descartada a possibilidade de novos deslizamentos de terra nas encostas de morro, será iniciada a realocação dessas famílias. Este é um processo caro, que não estava no orçamento do Governo do Estado. Portanto, vamos precisar da ajuda de todos. A campanha continua até que todas as famílias sejam realocadas”.

PREVENÇÃO – A Mineropar vai fazer o monitoramento do solo e, sempre que necessário, os moradores serão alertados por sirenes para que deixem suas casas e sigam para os abrigos. Fernanda Richa lembrou que a tragédia poderia ter sido maior não fosse a pronta ação dos técnicos da Mineropar e da Defesa Civil.

Quanto à realocação dos desabrigados, a secretária informou que a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) está levantando recursos para a construção de moradias nos municípios de Antonina, Morretes, Paranaguá e Guaratuba. “Estamos mantendo entendimento com os bancos para a renegociação das dívidas das pessoas que foram prejudicadas pelas enxurradas. A Agência de Fomento abriu financiamento para os pequenos agricultores. São medidas que estão sendo tomadas pelo governo do Estado para que tudo volte ao normal no Litoral do Paraná, disse a secretária.

Beto Richa determina suspensão da cobrança de energia de casas danificadas pelas chuvas no Litoral

As famílias residentes em áreas do Litoral atingidas pelas enchentes há duas semanas receberão tratamento especial da Copel. Por determinação do governador Beto Richa, será suspenso, por até seis meses, o vencimento das faturas mensais de energia elétrica dos domicílios comprovadamente prejudicados. Os débitos que forem acumulados durante o período serão negociados e parcelados pela Copel, de acordo com as possibilidades do consumidor.

“Esta é a contribuição que está ao nosso alcance oferecer a essas famílias que, no momento, estão lutando para recuperar condições básicas de vida”, informa o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer. “Acredito que o Governo do Estado e a Copel estão oferecendo a elas um significativo benefício ao desobrigá-las do compromisso imediato de pagar as contas de luz.”

Também poderão negociar o parcelamento da conta de luz os consumidores que tenham acolhido pessoas desabrigadas em sua moradia e, em decorrência de tal gesto, deverão receber faturas mais elevadas por causa do aumento do consumo.

CADASTRAMENTO – O número de famílias que serão beneficiadas com a medida ainda não é conhecido. A Companhia começou a cadastrar os domicílios atingidos, com o auxílio da Defesa Civil, que já possui levantamentos na região. “Vamos a campo para desligar e desimplantar de nossos cadastros os domicílios que precisaram ser desocupados e que permanecem vazios”, explica Pedro Augusto do Nascimento Neto, diretor de distribuição da Copel. “Essa medida evitará que essas moradias, mesmo temporariamente desocupadas, continuem gerando contas de luz”.

Idêntico tratamento será conferido aos imóveis situados em áreas consideradas de risco pela Defesa Civil e que devem ser mantidos desabitados. “No momento em que as autoridades responsáveis considerarem que essas moradias podem voltar a ser ocupadas, vamos reintegrá-las ao nosso sistema e normalizar o processo de leitura e faturamento do consumo de energia”, diz Nascimento Neto.

Tóquio esgota reserva de água engarrafada

Os cidadãos de Tóquio esgotaram quase todas as reservas de água engarrafada depois que na quarta-feira as autoridades desaconselharam que as crianças consumissem água corrente e apesar de nesta quinta-feira os níveis de radiação terem diminuído.

As autoridades da capital distribuíram nesta quinta-feira 240 mil garrafas de 550 ml às famílias dos cerca de 80 mil bebês de Tóquio (três garrafas por criança) em cinco cidades próximas, perante o temor de uma contaminação radioativa.

A preocupação de que a falta de água engarrafada se agrave em uma zona metropolitana com mais de 30 milhões de habitantes levou o governo a pedir às empresas de água mineral que aumentem sua produção e a pensar na opção de importar água do exterior. (Efe)

Japão detecta radioatividade a 30 quilômetros da costa, diz ONU


Cientistas japoneses encontraram concentrações "mensuráveis" das substâncias radioativas iodo-131 e césio-137 em amostras de água do mar retiradas a 30 quilômetros da costa, disse nesta quinta-feira a agência de fiscalização nuclear da ONU.

"As concentrações de iodo estavam acima dos limites regulatórios japoneses, e os níveis de cérios estavam bem acima desses limites", disse a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica).

Autoridades japonesas enviaram à agência dados de amostras coletadas em 22 e 23 de março, após terem detectado iodo e césio na água perto da danificada usina nuclear de Fukushima Daiichi, atingida pelo terremoto e o tsunami da semana passada.

"O Laboratório Marítimo da Aiea em Mônaco recebeu dados para revisão", disse a agência.

As autoridades detectaram nesta quinta-feira a presença de césio radioativo em um nível 1,8 vez mais alto do que o padrão em vegetais disponibilizados em Tóquio, segundo a agência de notícias Kyodo.

A contaminação por radiação já havia detectada em vários tipos de vegetais provenientes da área próxima à usina nuclear de Fukushima Daiichi, atingida pelo terremoto e tsunami de 11 de março. Mas esta foi a primeira vez que se detectou a contaminação em vegetais plantados na capital, 240 km ao sul da usina.

Autoridades do setor de transportes marítimos disseram nesta quinta-feira que alguns navios mercantes podem estar evitando o porto de Tóquio devido ao receio de radiação, e o Japão pode enfrentar problemas graves na cadeia de oferta de produtos na medida em que navios forem desviados.

Qualquer revés logístico pode implicar em grandes atrasos e congestionamentos no transporte marítimo nos terminais japoneses, incluindo o de Tóquio, dificultando os esforços de recuperação do país depois do terremoto de 11 de março.

É possível que alguns navios já estejam evitando Tóquio em função do medo da exposição de tripulantes à radiação vinda da usina nuclear de Fukushima, situada 240 quilômetros ao norte da capital.

"Ouvi de agentes locais que alguns navios não estão aportando em Tóquio devido ao medo da radiação. Não sei quantos", disse Tetsuya Hasegawa, gerente operacional da Agência Heisei de Transportes Marítimos, em Tóquio.

PORTOS

Tim Wickmann, executivo-chefe da MCC Transport, uma unidade do grupo dinamarquês petrolífero e de transportes marítimos A.P. Moller-Maersk, disse que algumas linhas mercantes alemãs decidiram não aportar em alguns portos, entre os quais o de Tóquio.

"A última coisa que o Japão precisa agora é que as pessoas o abandonem", disse ele à Reuters.

Os envios de produtos em navios de contêineres para o leste do Japão podem virtualmente parar se as firmas marítimas decidirem que Tóquio, o quarto maior porto do país, for perigoso demais.

"Acho que, nesse caso, as empresas da Ásia vão deixar de enviar cargas para o leste do Japão. Vão conservar suas cargas em vários portos -- Coreia, Taiwan ou outros portos próximos", disse Wickmann.

ÁGUA CONTAMINADA

Quase duas semanas após o desastre, a terceira maior economia mundial enfrenta a ameaça de vazamentos de radiação, e os 13 milhões de habitantes de Tóquio foram orientados a não dar água de torneira a bebês.

Funcionários da Associação de Armadores do Japão e outras firmas de transportes marítimos não puderam confirmar que navios estejam sendo desviados para longe de Tóquio.

A MCC Transport continua com as operações normais de suas quatro linhas de navios de carga para o Japão.

"Enquanto as autoridades considerarem que o porto é seguro, queremos continuar. Mas, se você tem uma tripulação que se recusa a trabalhar no navio, o que fazer?", disse Wickmann.

A maior parte da infraestrutura portuária do Japão escapou ilesa do terremoto, mas 15 portos ficaram gravemente danificados. O ministro dos Transportes disse na quarta-feira que 12 desses portos já podem ser usados em esforços de recuperação e uso geral. (Reuters)

Colisão com Palocci derrubou Fernanda


A queda da presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Maria Fernanda Ramos Coelho, tem forte ingrediente político e vai além do episódio do banco Panamericano. Maria Fernanda entrou em rota de colisão com o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, por causa do aliado PMDB. Apesar de protegida pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, não resistiu à pressão.

Palocci sempre defendeu o cumprimento do acordo que contemplava o PMDB na Caixa, mas Maria Fernanda não aceitava a ideia de ter o ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima na vice-presidência do banco. Na luta contra Geddel, contou com o apoio do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT) - desafeto do peemedebista -, mas acabou perdendo a queda de braço.

Desde que estourou o escândalo do banco Panamericano, Mantega fez de tudo para preservar Maria Fernanda. A avaliação no Palácio do Planalto foi a de que ela não teve culpa pela compra de parte do encrencado banco pela Caixa, no ano passado. Maria Fernanda foi contra a operação - que envolveu Silvio Santos, ex-controlador do Panamericano - , mas o negócio acabou bancado por Mantega.

De lá para cá, o desgaste da executiva só piorou. Após concordar com a permanência de Maria Fernanda na Caixa, Palocci percebeu que ela dava sinais cada vez mais fortes de incômodo com o anúncio da nomeação de Geddel. O chefe da Casa Civil avisou-a então que, se ficasse na Caixa, teria de aceitar Geddel na Diretoria de Pessoas Jurídicas. Além disso, não poderia pedir para sair logo depois porque causaria uma crise política com o PMDB.

Mantega articulou a solução para atenuar o impacto da saída de Maria Fernanda: ela foi convidada para ser representante do Brasil no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Apadrinhado. Na prática, a nomeação de Geddel atendeu a uma forte pressão do PMDB, que mobilizou até o vice-presidente da República, Michel Temer. Desagradou bastante, no entanto, ao governador da Bahia, que no ano passado enfrentou e venceu Geddel nas urnas.

Geddel foi apadrinhado por Temer. No auge da crise, porém, o PMDB concordou em oferecer outro nome, desde que Geddel fosse para um ministério. Palocci não concordou. Para evitar constrangimentos políticos, Maria Fernanda justificou o pedido como sendo de ordem pessoal.

Geddel assumirá um lugar que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu ao PMDB, quando o partido passou a integrar o governo oficialmente. Lula nomeou para a função o ex-governador e ex-deputado Moreira Franco, que juntamente com Geddel comandavam o núcleo de oposição ao governo petista no primeiro mandado (2003 a 2006). Acabaram sendo convencidos a aderir com cargos importantes. Moreira foi para a Caixa e Geddel recebeu o Ministério da Integração Nacional.

Geddel sempre encabeçou as listas entregues pelo PMDB à presidente Dilma Rousseff e a Palocci com os nomes selecionados pelo partido para os cargos de segundo escalão.

Ainda fazem parte da lista de integrantes do PMDB que o partido faz questão de emplacar o ex-governador de Goiás Íris Rezende, sugerido para a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). A recriação da autarquia já foi aprovada pelo Congresso, mas Dilma ainda não assinou o decreto que vai determinar a instalação da estatal. A nomeação de Íris para a Sudeco tem a simpatia tanto de Palocci quanto de Dilma.

O PMDB também quer puxar para outra diretoria da Caixa o ex-governador José Maranhão. Mas há resistências entre alguns ministros muito próximos de Dilma contrários à nomeação dele, além de pressão do PSB, partido do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, adversário de Maranhão. Coutinho acusa Maranhão de ter quebrado o Estado e estourado todas as metas exigidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para a folha do funcionalismo. (AE)

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles