sábado, 20 de outubro de 2012

Horário de verão: À meia-noite, adiante os relógios em 1 hora


Onze Estados e o Distrito Federal participarão do horário de verão desta vez. Além das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o Tocantins terá de adiantar os relógios em uma hora, enquanto a Bahia - que adotou o horário no fim do ano passado - deixará de participar agora.
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) afirma que os voos que partem da Bahia precisarão ser adiantados em uma hora. Os que saem do Tocantins terão de ser atrasados em uma hora. A explicação é que o Estado baiano deixou a lista de integrantes do horário de verão muito em cima da hora.
O mesmo ocorreu com a adesão do Tocantins, confirmada só na segunda-feira. Por isso, as companhias aéreas não teriam tido tempo suficiente para readequar a malha.
O horário de verão também vai alterar o serviço de transporte na capital. A circulação no Metrô e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) será feita normalmente até as 2h de domingo, o equivalente à 1h do horário antigo, quando habitualmente se encerra a operação comercial.
Os relógios das estações do sistema metroferroviário somente serão alterados após o encerramento do expediente. No domingo, a circulação dos trens será retomada às 4h na CPTM e às 4h40 no Metrô.
A expectativa de economia no País é de R$ 280 milhões. "O objetivo do horário de verão é usar a maior luminosidade do dia nesse período. É uma medida de maior eficiência energética", explicou o secretário de Energia Elétrica do Ministério das Minas e Energia, Ildo Grüdtner.
Segundo cálculos do ministério, a redução de consumo de energia no período deve ser de 0,5%, chegando a 4,5% nos horários de pico. O uso de gás também será reduzido. O custo evitado com a necessidade de novos investimentos em usinas térmicas chega a R$ 3 bilhões.

Um ano após morte de Kadafi, saiba o que aconteceu com sua família

Exatamente um ano depois da captura e violenta morte do líder líbio Muamar Kadafi, o que aconteceu com seus demais familiares? Três dos seus filhos morreram na revolta líbia, incluindo o ex-assessor nacional de segurança, Mutassim Kadafi, que foi capturado no mesmo dia em que seu pai.


Os que sobreviveram tiveram sortes muito distintas desde o decisivo dia 20 de outubro de 2011. A viúva do ex-líder líbio exilou-se na Argélia. Já o filho que era tido como seu sucessor, Saif al-Islam, está aguardando julgamento em uma prisão líbia.
Confira abaixo o que aconteceu com cada um de seus parentes mais próximos.
Safiya Kadafi (esposa) 
Safiya Farkash, mãe de sete dos oito filhos biológicos de Kadafi, passou o último ano na Argélia, depois de pedir exílio por "razões humanitárias". Junto com sua filha Aisha e Muhammad - filho de Kadafi com sua primeira esposa - ela chegou à Argélia no dia 29 de agosto do ano passado, quando rebeldes tomavam o controle de Trípoli.
Ela está morando em uma residência altamente fortificada na cidade de Staoueli, próxima à capital. Ela tem ordens rígidas do governo argelino de não se pronunciar publicamente sobre assuntos líbios.
Muhammad Kadafi (filho) 
Se a revolta tivesse terminado de outra forma, Muhammad provavelmente teria passado os últimos meses em Londres, acompanhando os Jogos Olímpicos de 2012, já que ele era o diretor do comitê olímpico líbio. No entanto, o filho mais velho de Kadafi passou mais de um ano na Argélia, depois de fugir dos insurgentes que tomaram Trípoli.
Filho de Fathia, a primeira esposa do Coronel Kadafi, ele também era diretor da empresa de telefones celulares do país e da rede de comunicações por satélite. Ele não foi indiciado pelo Tribunal Penal Internacional e não é considerado uma figura de expressão no movimento que tentou derrotar os insurgentes.
Saif al-Islam Kadafi (filho)
Antes tido como sucessor de Kadafi, Saif Al-Islam foi capturado um mês depois da morte de seu pai, e desde então é mantido como prisioneiro na cidade de Zintan, em uma região montanhosa do país. Formado pela London School of Economics, ele é foco principal de uma batalha jurídica entre o Tribunal Penal Internacional - que o acusa de crimes contra a humanidade - e a Justiça líbia - que quer julgá-lo dentro do país.
O poder judiciário líbio parece ter vencido essa batalha, mas a data do julgamento ainda não foi marcada. Foi noticiado que uma prisão moderna - com quadra de basquete e cozinha especial - foi montada para Saif al-Islam em Trípoli.
Saadi Kadafi (filho)
Saadi Kadafi, ex-diretor da Federação Líbia de Futebol e das Forças Especiais da Líbia, recebeu asilo político no Niger, onde está morando em uma residência do governo em Niamey. Saadi fugiu da Líbia pelo deserto do Saara.
Ele ficou famoso por seu estilo de vida de playboy e por sua curta carreira de jogador, atuando na Série A italiana. No entanto, ele foi pego em um caso de doping. O Niger recusou os pedidos feitos pela Líbia de extradição de Saadi. O ministro da Justiça do país disse que Saadi "certamente seria condenado à morte" na Líbia.
Em setembro, a Interpol fez um "alerta vermelho", que obrigaria países que apoiam a polícia internacional a prender Saadi. No ano passado, o México disse ter descoberto um plano para fazer com que Saadi viajasse ao país usando um nome falso.
Hannibal Kadafi (filho)
Hannibal é o quinto filho de Muamar Kadafi com Safiya. Ele teria fugido junto com a mãe para a Argélia, no ano passado. Antes disso, ele combateu os rebeldes na cidade de Gharyan, ao sul da capital.
Ex-marinheiro, Hannibal era o principal consultor do comitê de administração de uma empresa estatal de transporte marítimo. Ele ficou famoso no país por sua vida de playboy, e por diversos escândalos. Em Paris, ele foi preso por dirigir bêbado um Porsche na Champs-Elysees.
Ele também provocou um incidente diplomático com a Suíça, depois de agredir dois funcionários de um hotel no país. Como resposta, dois empresários suíços foram presos por Kadafi na Líbia, em represália.
Aisha Kadafi (filha)
Aisha Kadafi, a única filha biológica de Muamar, recebeu asilo político na Argélia, junto com sua mãe e irmão. Três dias depois de chegar ao país, ela deu à luz uma filha, a quem deu o nome de Safiya, em homenagem à sua mãe.
Apesar de viver sob constante observação de forças de segurança argelinas, que querem evitar que ela faça declarações políticas, Aisha tem convocado os líbios a se rebelarem contra o novo governo, através de um canal de televisão sírio.
Ela também contratou um advogado israelense, Nick Kaufman, para pedir que o Tribunal Penal Internacional investigue a morte de seu pai. A imprensa líbia noticiou que em uma partida recente de futebol, Aisha torceu pela Argélia contra a Líbia, dizendo que a seleção de seu país natal "não a representa".
Hanaa Kadafi (filha adotiva)
Kadafi manteve por anos a versão de que sua filha adotiva Hanaa havia sido morta por um ataque aéreo em 1986, quando tinha apenas 18 meses. No entanto, desde a revolução do ano passado, há cada vez mais indícios de que Hanaa está viva. Mas pouco se sabe sobre sua situação atual.
Imagens de arquivo mostravam Hanaa brincando com o pai e irmãos anos depois do ataque aéreo. Documentos encontrados na residência de Kadafi, em Bab al-Aziziyah, incluem histórico médico e até mesmo um certificado do Consulado Britânico no nome de Hanaa Muamar Kadafi.
Fontes anônimas disseram à imprensa líbia que Hanaa é formada em medicina e trabalhou no Centro Médico de Trípoli por vários anos. (BBC) 

MAIS UM LÍDER GUARANI KAIOWÁ MORTO MISTERIOSAMENTE!

O líder indígena Amilton Lopes foi encontrado morto dentro de um rio, próximo a aldeia de Pirakua, em Bela Vista, município que fica a 322 quilômetros de Campo Grande. A informação é da Aty Guasu, Assembléia que reúne lideranças indígenas da região sul do Estado.

Segundo comunicado oficial, Amilton Lopes era liderança indígena

 em nível nacional e internacional e, além disso, era porta-voz da Aty Guasu desde 1980. A causa da morte ainda é desconhecida.



O indígena era uma das lideranças Guarani e Kaiowá que vinha sendo ameaçado de morte, segundo divulgou a assembléia, que cobra investigação policial.



A Polícia Civil de Bela Vista, que vai investigar o caso, informou que foi comunicado do fato hoje à tarde, mas o corpo de Amilton ainda não chegou à cidade.



Segundo os policiais, o caso também foi comunicado à Funai (Fundação Nacional do Índio).





Ameaça



O conselho Aty Guasu divulgou uma nota pedindo a investigação policial da morte. Segundo as lideranças, a vítima lutava pelos direitos indígenas e estava sendo ameaçado de morte por proprietários rurais da região.

Gustavo Fruet (PDT) se reuniu na manhã deste sábado (20) com lideranças de diversas igrejas evangélicas de Curitiba.


O candidato Gustavo Fruet (PDT) se reuniu na manhã deste sábado (20) com lideranças de diversas igrejas evangélicas de Curitiba.
O Ibope divulgado na última sexta (19) mostra o candidato do PDT com 49%, enquanto Ratinho Junior (PSC) tem 39%. “Não estou surpreso com as pesquisas. Quem deve estar surpreso é o Ibope. Vou continuar minha campanha com o pé no chão. De salto alto, só a minha vice Miriam Gonçalves e a ministra Gleisi Hoffmann. Fruet agradeceu o apoio recebido no 1º turno, e reafirmou a importância da participação das entidades religiosas num futuro governo. “Sei o limite de fazer política e fazer diálogo com a igreja”, declarou. Fruet também comentou as últimas pesquisas eleitorais.
Mais cedo, Gustavo Fruet se reuniu com lideranças da Igreja Católica. Na agenda do candidato, estavam previstos um encontro com representantes da Igreja Adventista e uma caminhada no bairro Fazendinha. (GP)

Ratinho Júnior participa de caminhada na região Sul


O candidato Ratinho Júnior (PSC) fez na manhã deste sábado (20), uma caminhada com militantes da campanha na região do Capão Raso e Pinheirinho. Também participaram o vereador eleito Tiago Gevert (PSC), alguns vereadores, como Juliano Borguetti (PP), Tico Kuzma (PSB), Roberto Hinça (PSD), João do Suco, e o ex-governador do Paraná Orlando Pessuti.
A agenda encerra no final da tarde, com uma carreata novamente na região sul da cidade.Segundo a assessoria, Ratinho Júnior aderiu à passeata por volta das 10h45. No início da tarde Ratinho Júnior participou de um almoço com evangélicos em Santa Felicidade e encontros de campanha com taxistas e outras entidades de classe.
A assessoria informou que o candidato continua focando na campanha nas ruas, “com bastante adesão da população, e deve trabalhar dobrado nos últimos dias antes do segundo turno”. (GP)

Engenheiro planta “faixa verde” ao longo da ferrovia


http://www.gazetadopovo.com.br/midia/tn_620_600_ferrovia_191012.jpg
O projeto pessoal do engenheiro Napoleão Chiamulera é ambicioso: até a Copa do Mundo, montar uma faixa de árvores que consiga ser vista do céu por quem chega de avião a Curitiba. Mas, mesmo que não consiga cumprir a meta a tempo, ele já chamou a atenção com o seu trabalho e contribuiu para acrescentar verde à paisagem da cidade. Desde 2008, Chiamulera contabiliza mais de mil árvores plantadas ao longo da ferrovia, numa linha de quatro quilômetros que cruza os bairros Cristo Rei, Alto da XV, Hugo Lange e Bacacheri.
O impulso inicial surgiu quando ele ajudou a filha numa tarefa do grupo de escoteiros. Com experiência em plantar árvores desde criança, Napoleão cumpriu o trabalho com facilidade e gosto, e logo a missão de oito mudas por ano pareceu insuficiente. Desde então, por conta própria, o engenheiro vai à margem da ferrovia praticamente todos os fins de semana para plantar mais árvores. “Comecei e não parei. É um hábito quase indispensável, minha cachaça”, diz.
Apesar da boa vontade do engenheiro, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) ressalta que o plantio de árvores nas vias públicas de Curitiba depende de autorização do órgão, que indica a espécie de planta mais adequada para a região. A SMMA orienta as pessoas a jamais plantarem árvores sem autorização da prefeitura.
Organização
Para dar conta de sua missão, Napoleão está de pé às 6h30, mesmo nos fins de semana. Ele consegue as mudas no Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e as planta sempre na mesma proporção: 50% de araucárias e 50% divididos entre espécies originárias da Mata Atlântica – cedro, cambará, gurucaia e branquilho, entre outros. “Dou preferência para a araucária, porque é uma árvore muito nossa, e ela sempre vinga.”
O cuidado e a constância renderam a Napoleão certa notoriedade na vizinhança. Logo o engenheiro começou a ganhar adeptos. Um dos mais constantes é o empresário Juarez Fontan, com quem estabeleceu uma “sociedade”. “Ele planta, eu cuido”, explica Fontan, que trata com adubo orgânico, dia sim, dia não, as árvores ao longo da ferrovia. “O Napoleão é um pioneiro, incentivou muita gente.” (GP)

Jaime Lerner recebeu José Fortunati (PDT), prefeito eleito de Porto Alegre, em seu escritório.


O FLAGRA DO DIA


José Fortunati (PDT), prefeito eleito de Porto Alegre, em encontro com Gerson Guelmann, coordenador da campanha de Gustavo Fruet (PDT),  e Jaime Lerner, no escritório do arquiteto no bairro Cabral, em Curitiba. (Zé Beto)

Alerta!!!! Roubo de carro:Gol - GV prata 4 portas, placa ASJ 4443 !!!!

Nesta sexta feira roubaram o carro do dirigente político e  sindicalista Thiago Pinto. O carro é um  Gol - GV, prata,  4 portas,  placa ASJ 4443. Quando foi roubado ele estava estacionado na rua Nilo Cairo esquina com a Rua da Paz.

Foi feito Justiça!!! A dona Maria de Lourdes Romanzini Pires Cerveira foi anistiada. Parabéns!!!

Parabéns a dona Maria, companheira de vida e de luta do glorioso major Cerveira. Para a batalha ter fim temos que desvendar a história de terror ainda não resolvida e dolorida, latente, dos desaparecidos políticos. 

Parte da Justiça, ainda que tardia, foi feita, mas enquanto os familiares dos desaparecidos não terem o direito de enterrar os seus mortos, e os criminosos fascistas - torturadores, assassinos e mandantes - ficarem impunes, está mancha permanecerá indelével em nossa história!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles