quarta-feira, 14 de abril de 2010

Curitiba vence o prêmio de cidade mais sustentável do mundo


Curitiba, a capital paranaense, foi escolhida para receber o prêmio Globe Award Sustainable City 2010, ofertado pela entidade sueca que reúne empreendedores preocupados com a sustentabilidade global, o Globe Forum. “É uma vencedora muito sólida, com um plano holístico que integra todos os recursos estratégicos conectados com inovação e sustentabilidade futura”, disse o presidente do comitê de jurados do Globe Award, Jan Sturesson, ao anunciar a escolha que foi realizada ontem. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 29 de abril no Museu Nórdico de Estocolmo, com a presença do prefeito Luciano Ducci (PSB).

A capital paranaense disputava o prêmio com Sidney, na Austrália; Malmö, na Suécia; Múrcia, na Espanha; Songpa, na Coreia do Sul; e Stargard Szczecinski, na Polônia. Curitiba foi escolhida por unanimidade pelo comitê, do qual faz parte o diretor de Relações Internacionais da Fundação Dom Cabral, Carlos Arruda.

A nota do Globe Forum destacou que “particularmente, a abordagem holística com que a cidade encarou os desafios da sustentabilidade é bem delineada e gerenciada numa clara demonstração de forte e saudável participação da comunidade e integração da dimensão ambiental com as dimensões intelectual, cultural, econômica e social”. O principal programa apresentado por Curitiba foi o Biocidade, que condiciona todas as ações do município à questão ambiental.

Uma política que começou há anos e não sofreu descontinuidade. Em razão disso, Curitiba tem hoje média superior a 50 metros quadrados de área verde por habitante. De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto, a preservação é possível em Curitiba em razão do planejamento urbano de longo prazo, da prioridade para criação de parques, de políticas de educação ambiental e de políticas de incentivo.

Governador Orlando Pessuti vai a Brasília e pede apoio a deputados federais


O governador Orlando Pessuti se reuniu em Brasília, na noite desta terça-feira (13), com deputados federais da bancada paranaense. O encontro aconteceu logo após importantes avanços na discussão sobre as retenções que a Secretaria do Tesouro Nacional impõe ao Paraná, devido ao processo de privatização do Banestado em 2000.

“As conquistas referentes à multa aplicada pela União devido à privatização do Banestado se devem ao apoio que recebemos das bancadas paranaenses da Câmara e do Senado Federal”, disse Pessuti. “Essa união, independente de partidos políticos, aconteceu quando Curitiba foi escolhida como uma das cidades sedes da Copa, se repetiu hoje e espero que se repita muitas vezes”, afirmou o governador.

“Temos que parar de ver isoladamente os partidos, seja PMDB, PT, PSDB ou qualquer outro, e analisarmos o que é mais importante para nosso estado. Com a união de toda bancada conseguimos atrair mais recursos e benefícios para o Paraná”, disse o deputado federal (PMDB) Marcelo Almeida.

Representantes de vários partidos compareceram ao encontro e demonstraram comprometimento pelas causas do Governo do Paraná, como a liberação de recursos federais para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a repartição dos recursos do pré-sal.

“Há vários projetos em tramitação e o Paraná só tem a ganhar com a união da Câmara Federal e do Governo do Estado. Temos que analisar o que é melhor para o estado que representamos e trabalhar juntos para alcançarmos estes objetivos”, afirmou o deputado federal (PSDB) Luiz Carlos Hauly.

O deputado federal (PMDB) Rodrigo Rocha Loures foi enfático ao dizer que “o Paraná é o nosso chão e temos que trabalhar juntos, independente das questões pessoais e político-partidárias. Não podemos fazer nada diferente do que ver o que é melhor pelo povo do Paraná”.

O secretário da Comunicação Benedito Pires é exonerado


O Benedito Pires, indigesto no trato com as pessoas e por isto de poucos amigos, que nunca foi leal ao atual governador Pessuti e por isto não detinha a sua confiança, foi exonerado do cargo de secretário da Comunicação. Em seu lugar assumiu o grande publicitário Ricardo Cansian, que com certeza irá se relacionar melhor com a Imprensa, já que o antigo secretário tinha dificuldades em se comunicar, o que é uma tragédia para quem ocupa tal posição.

Sempre irritado e agressivo o Benedito Pires era temido, mas não respeitado por seus pares jornalistas, já que também grande parte destes foram vítimas de seus destempérios e de suas perseguições.

O ouvidor Luiz Carlos Delazari pede exoneração


O corregedor e ouvidor estadual Luiz Carlos Delazari protocolou, nesta quarta-feira (14), seu pedido de exoneração do cargo de secretário especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, função que ocupava desde 2003, no início da segunda gestão do ex-governador Roberto Requião (PMDB).

Delazari pai, como é chamado, sai do governo em protesto pela exoneração deu seu filho, Luiz Fernando Delazari, da Secretaria de Segurança.

Um dos principais motivos que levaram a exoneração do ex-secretário da Segurança foi os deputados federais da bancada do Paraná pedirem ao governador o fim dos privilégios do governo para a candidatura a deputado federal do sobrinho do Requião, o João Arruda.

Durante a reunião em Brasília os deputados de todos os partidos informaram que Arruda estava invadindo suas bases com o apoio das Secretarias do governo e isso poderia ter consequências em suas eleições. Segundo um deputado o maior “apoio” vinha da Secretaria de Segurança, afora outros, como os recebidos via a COHAPAR e a PROVOPAR, sendo que está é uma OCIP dirigida pela sua mãe.

Entidades Estudantis, Centrais Sindicais e o MST invadem a ALEP


Invasão da ALEP - Foto de Guilherme Artigas

Depois de vários atos públicos sem sucesso na mobilização os estudantes, hoje contando com o apoio dos manifestantes ligados ao MST e ao Movimento Sindical, conseguiram invadir e ocupar com aproximadamente 700 pessoas a Assembléia Legislativa do Paraná. Eles derrubaram um dos portões de entrada da Casa e ficaram concentrados na entrada das galerias do Plenário.

Fora a questão de mobilização para as eleições por parte do PT e do PC do B, que sempre se serviram da radicalização do Movimento Social para posteriormente usar a massa organizada no processo eleitoral, que é no caso para as eleições que se aproximam, o ato é motivado pelas denúncias de irregularidades promovida pela RPC TV e o jornal Gazeta do Povo.

Pena que este mesmo tipo de prática não tenha sido utilizado pela UNE, UPES, UPE, MST e Centrais Sindicais quando estourou o escândalo do mensalão, pois naquela época estes mesmos estudantes, sem terras e sindicalistas, em sua maioria ligados ao PT e ao PC do B, saíram as ruas para em vez de questionar as práticas funestas utilizadas pelo atual governo federal no caso do mensalão defender o Lula e os mensaleiros:

"Em meio à grave crise política causada pelas denúncias de corrupção, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, no Palácio do Planalto, dirigentes sindicais, estudantes, sem-terra e sem-teto que ontem defenderam seu mandato e protestaram contra a abertura de um possível processo de impeachment no Congresso. Segundo relato dos manifestantes, Lula disse, durante a reunião de quase três horas, que as denúncias de compra de votos de deputados e pagamento de mensalão não atingirão "sob hipótese nenhuma" ele ou seu governo. O presidente disse não ficará refém do Palácio e continuará com os contatos públicos. "Não vou ficar isolado, choramingando aqui no Palácio. Vou continuar viajando pelo país para inaugurar obras e ter contato com o povo. Não há crime de responsabilidade", disse.

Após trinta minutos de ocupação os estudantes e os demais depois de protocolarem um documento pedindo a renúncia do presidente da Casa e do primeiro secretário da mesa se retiraram da ALEP. Os estudantes prometeram retornar se estes membros da mesa da Assembléia não renunciarem.

Fica a pergunta do porque eles não pedem a renúncia de toda a mesa, que incluí na mesma os deputados filiados ao PT e a outros Partidos ligados ao governo Lula?

Será mais uma vez o caso de usarem dois pesos para a uma mesma medida?

"Pau que bate em Chico tem de bater também em Francisco."

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles