terça-feira, 23 de abril de 2013

'Mato eles?': Filme de Sergio Bianchi sobre a ação dos madeireiros grileiros de terra, que com a conivência da FUNAI, durante a ditadura, espoliaram a Reserva de Mangueirinha





MATO ELES?
Categorias
Curta-metragem / Sonoro / Ficção

Material original
16mm, COR, 33min, 370m, 24q

Data e local de produção
Ano: 1983
País: BR
Cidade: São Paulo
Estado: SP


Sinopse
O extermínio suave dos últimos índios da reserva de Mangueirinha, no sudeste do Paraná, com a conivência daqueles que os deveriam proteger. Com uma ironia cortante, as questões se desenvolvem como numa estrutura de teste de múltipla escolha.
Gênero
Documentário
Termos descritores
Índio; Literatura
Termos geográficos
Reserva de Mangueirinha - PR
Prêmios
Prêmio do Júri Popular de Melhor Curta e de Melhor Roteiro no Festival de Brasília, 16, 1983, Brasília - DF..
Prêmio São Saruê, 1983 de Melhor Curta da Federação de Cineclubes do Rio de Janeiro..
Prêmio do Instituto Indigenista no Festival Latino-americano de Povos Indígenas, 1985 - MX..
Melhor Direção no Festival de Gramado, 11, 1983, RS.
Produção
Companhia(s) produtora(s): Sérgio Bianchi Produções Cinematográficas
Produção: Piccoli, Jacó; Bianchi, Sérgio
Assistência de produção: Takiuchi, Nair; Bere; Lu

Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): CDI - Cinema Distribuição Independente

Argumento/roteiro
Roteiro: Piccoli, Jacó; Bianchi, Sérgio

Estória: Baseada no texto de

Direção
Direção: Bianchi, Sérgio

Fotografia
Direção de fotografia: Farkas, Pedro
Câmera: Farkas, Pedro

Som
Direção de som: Ven, Marian Van de

Montagem
Montagem: Albuquerque, Eduardo; Bianchi, Sergio

Dados adicionais de música
Título da música: Guarani, O;
Música de: Gomes, Carlos;
Orquestra: Orquestra Boston Pops;

Título da música: Bachianas n. 5
Música de: Villa-Lobos, Heitor
Orquestra: Godoy, Maria Lucia

Locação: Paraná
Identidades/elenco: 
Cavallin, Albano - bispo auxilizar de Curitiba
Moncada, Lota
Piccoli, Jacó Cesar
Bavaresco, Isaac - chefe de Posto da Funai em Mangueirinha
Reis, Miguel Aires dos - prefeito de Mangueirinha
Telles, Harry Avila - Delegado Regional da Funai, 4ª Delgacia
Kraide, Antonio Carlos
Índios Kaigang
Índios Guaranis
Índios Xetá

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas: 
CB/Transcrição de letreiros-Cat
CB/Ficha Filmográfica
JLV/IC
Fontes consultadas: 
FBR/16
Embrafilme/Catálogo 1986
Observações: 
FBR/16 divulga duração de 34 minutos.

Senador petista critica ‘casuísmo’ de projeto que inibe novos partidos


"Se essa matéria serve ou não para atender interesses de um ou de outro, eu, que defendo intransigentemente a reforma política, não vou assinar embaixo.  

Vou apresentar uma emenda para que as mexidas que limitam o uso de tempo de televisão e o fundo partidário só possam valer depois da eleição do ano que vem. 

Temos de ser justos, mexer nas regras do jogo com o jogo em andamento não. O que não quero para mim não quero para os outros!

Estou muito bem no PT, satisfeito e feliz. Mas o partido que a ex-ministra Marina Silva está fundando é um partido legítimo, não é um partido cartorial qualquer. O outro (Mobilização Democrática) é uma fundação de dois partidos legítimos (PPS e PMN). 

É óbvio que temos de criar barreiras para a criação de partidos cartoriais, mas acho que é um desrespeito essa alteração agora. Isso é casuísmo ou, mais que isso, uma esperteza. 

A Marina é uma legítima representante de importantes movimentos sociais, é uma voz importante para o país. Ela está procurando construir um partido mais que legítimo, ou tão legítimo quanto o meu, o PT, e outros que existem e que não devem encontrar esse tipo de dificuldade pelo caminho."

Jorge Viana

Arqueologia submarina: A vida nos tempos de Cleópatra


Franck Goddio

Em alguns dos meus primeiros mergulhos arqueológicos na baía de Aboukir nordeste de Alexandria, em 1984, estávamos investigando os restos deL'Orient, o carro-chefe da frota de Napoleão, que foi afundado pelo almirante Nelson, mas logo ficou claro que essas águas rasas continha muito mais do que um naufrágio napoleônicas. Paisagens subaquáticas todo deitado no fundo do oceano, à espera de ser restaurado à sua antiga glória. O mistério das águas imediatamente me cativou, o pensamento de que uma maior exploração pode desbloquear algumas das maiores questões sobre a história egípcia era demais para mim resistir.
Eu sabia que nunca seria capaz de realizar uma exploração deste espaço por mim, e assim, em 1987, fundou o Instituto Europeu de Arqueologia Subaquática (IEASM), uma organização independente apoiado pelo patrocínio privado. O principal objetivo do IEASM era localizar e escavar sítios arqueológicos perdidos, e estudar, restaurar e apresentar ao público os objetos que os arqueólogos subaquáticos descobertos lá. A fundação acumulou uma excelente equipe de arqueológicos mergulhadores, especialistas em restauração, e pesquisadores e, em 1992, com algumas doações generosas e permissão do governo egípcio, que começou a trabalhar no antigo porto de Alexandria.
Desde então, as equipes de pesquisa IEASM descobriram obras excepcionais de Alexandria e as cidades submersas de Canopus e Heracleion na baía de Aboukir. Estátuas de deuses antigos egípcios, esfinges, instrumentos rituais, vasos de ouro e brilhantes têm sido puxado para cima a partir de debaixo d'água e voltou para seu país natal. Ao longo das ruas de Aboukir e Alexandria, como as enormes estátuas de um rei Ptolomeu ea rainha passaram por seu caminho para restauração e estudo, a multidão aplaudiu e gritou, "Long Ramses ao vivo! Viva Cleópatra! "Nós estávamos tão orgulhosos de compartilhar com os egípcios a herança de sua civilização.
Embora eu não tenha a intenção de procurar Cleópatra, ela apareceu em nossas escavações. Moedas de bronze tendo seu rosto, cerâmica e estatuetas produzidas durante seu governo, e estátuas de Ptolomeu rainhas foram todos criados a partir do fundo do oceano. Palácios reais de Cleópatra voltou à vida diante de nossos olhos, como se desenvolveu o primeiro mapa do porto de Alexandria antiga com base nas estruturas analisadas debaixo d'água.
Como o nosso trabalho revelou mais pistas sobre a vida e os tempos de Cleópatra, que se tornou cada vez mais curioso sobre essa mulher que era um elemento permanente no imaginário coletivo do Egito e do mundo. Embora me deparei com a minha busca por essa antiga rainha, eu também encontrei-me inspirado por seu mistério, levado a continuar procurando por elementos de sua vida, na esperança de que algum dia poderia entender por que ela surgiu como a rainha mais memorável de todo o Mediterrâneo e porque é que ainda sabemos muito pouco sobre ela.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles