segunda-feira, 22 de agosto de 2011

'Trípoli está sob nosso controle', diz filho de Muamar Kadafi

Saif al-Islam, filho de Muamar Kadafi que teria sido preso no domingo pelos rebeldes da Líbia, não está sob custódia dos insurgentes. Jornalistas a serviço de diversos veículos estrangeiros de informação enviados a Trípoli afirmaram ter visto Saif em liberdade no complexo residencial do pai na noite desta segunda-feira, 22. Posteriormente, um canal favorável ao ditador mostrou imagens de seu filho nas ruas da capital.

Entre o domingo e esta segunda, representantes rebeldes afirmaram ter prendido dois filhos de Kadafi: Mohammed Kadafi, que é o mais velho, e Seif al-Islam, antes apontado por analistas como provável sucessor do pai.

Na noite do domingo, a rede pan-árabe de televisão Al-Jazira entrevistava Mohammed por telefone quando sua residência foi atacada por rebeldes. Ouviram-se tiros e a ligação caiu na sequência. Nesta segunda, os rebeldes anunciaram a detenção de Mohammed, mas durante a tarde as tropas leais a Kadafi conseguiram libertá-lo.

Seif al-Islam foi visto em liberdade apenas algumas horas depois de uma fonte rebelde ter confirmado que Mohammed havia escapado. "Sim, é verdade, ele escapou", disse a fonte ligada ao alto escalão da coalizão insurgente em Benghazi.

Saif apareceu na televisão cumprimentando partidários de seu pai e disse que o líder líbio “quebrou a espinha dorsal dos ratos, dos gângsteres”, referindo-se aos rebeldes que entraram na capital domingo. Ele ainda afirmou que as forças de Kadafi “vão assegurar que tudo vai ficar bem em Tripoli” e mandou o Tribunal Penal Internacional (TPI) – que o acusa de crimes contra a humanidade – “para o inferno”.

Na tarde do domingo, o presidente do rebelde Conselho de Transição Nacional, Mustafa Abdel Jalil, disse que Seif al-Islam era "mantido em lugar seguro sob estrita vigilância" e assim permaneceria "até ser entregue à justiça". Em entrevista à emissora americana de televisão CNN, o promotor TPI, Luis Moreno-Ocampo, chegou a afirmar ter recebido "informações confidenciais" dando conta da detenção. As informações são da Dow Jones.


Anistia Internacional denuncia farsa na Líbia

Mário Augusto Jakobskind

O jornal britânico The Independent publicou relatório da Anistia Internacional inocentando regime de Muammar Khadafi e incriminando os rebeldes que têm o apoio da Otan, responsável pelo bombardeio diário na Líbia. Ou seja, todas as denúncias de violências supostamente cometidas pelas forças do governo Khadafi, amplamente divulgadas pela mídia de mercado, não se sustentam. Entraram no rol do esquema que antecedeu a invasão do Iraque com as tais armas de destruição em massa, que nunca existiram. Serviram para justificar a invasão e posterior ocupação.

E imaginar que as denúncias sobre estupros em massa ordenados pelo regime de Khadafi, emprego de helicópteros e armas proibidas contra a população civil não foram comprovadas pela Anistia Internacional, que já denunciou prisões arbitrárias em vários países, inclusive quando na Líbia, o país norte africano estava sendo aceito pelos países que hoje bombardeiam e matam civis, dá para imaginar como mentem os “justiceiros” do mundo.

Na verdade, a Anistia encontrou indícios de que em várias ocasiões, os rebeldes em Benghazi fizeram deliberadamente declarações falsas e distribuíram versões mentirosas sobre crimes cometidos pelo governo líbio.

A secretária de Estado, Hillary Clinton, que visivelmente faz o jogo do complexo militar baseou todas as suas acusações a Khadafi em “informes” inventados pelos rebeldes, segundo a Anistia Internacional.

A mídia de mercado de todos os quadrantes ajudou, como de outras vezes, a dourar a pílula. Quer dizer, a farsa do Iraque se repete na Líbia. Os bombardeios diários da Organização do Tratado do Atlântico Norte, que alguns canais de televisão denominam erradamente, por ignorância ou opção ideológica, de Aliança Ocidental, inventaram pretextos para intervir no país norte africano.

É inconcebível que esta prática se repita em todas as áreas do planeta onde há riquezas cobiçadas pelos Estados Unidos e demais países industrializados. E ainda pior: bombardeios inteligentes atingem alvos civis em nome de “intervenção humanitária”.

Espera-se que depois disso, a Organização das Nações Unidas, que deu o sinal verde para as ações contra a Líbia leve em conta o relatório da Anistia Internacional, ao menos o investigue de forma isenta, e mesmo reveja a posição adotada. Se não fizer isso e seguir dando pretexto para os bombardeios, a credibilidade da entidade vai à zero.

Que Barack Obama, Hillary Clinton, David Cameron e Nicolas Sarkozy, entre outros, façam isso, pode-se concluir que estão na verdade defendendo interesses econômicos, mas a ONU dando o aval é realmente desesperador.

O que teriam a dizer neste contexto a Presidenta Dilma Rousseff e seu Ministro do Exterior, Antonio Patriota? Afinal de contas, a Otan, com a chancela da ONU comete sérias violações dos direitos humanos. Ficar calado ou apoiar é na prática aprovar. Até porque, a própria Presidenta brasileira já deixou claro inúmeras vezes que se posicionaria onde se cometam violações dos direitos humanos.

Mas é preciso tomar cuidado para não cair na armadilha estadunidense que bota a boca no trombone apenas contra países que não fazem o jogo da Casa Branca. A Arábia Saudita, governada por uma família real aliada de Washington, que viola diuturnamente os direitos humanos, não é condenada ou sequer citada pelos Estados Unidos, da mesma forma que a entrada de tropas sauditas no Bahrein para reprimir manifestantes é aceita como um fato normal. (Rede democratica)

Espanha desenvolve plástico biodegradável feito de soro de leite

Uma associação espanhola desenvolveu o plástico biodegradável feito com proteínas de soro de leite. O projeto faz parte do Grupo Iris, que é financiado pela União Europeia.

O soro de leite é um subproduto da produção de queijo. De acordo com a responsável pelo projeto, Elodie Bugnicourt, o queijo tem cerca de 7% de matéria seca e é rico em proteínas.

O processo inicia-se com a recolha do soro nas fábricas, em seguida ele é filtrado e extrai-se a proteína pura do leite. Depois uma camada do líquido é aplicada para dar resistência ao plástico e também para facilitar a reciclagem, de acordo com os estudiosos.

“Esta proteína de soro de leite pode ser dissolvida por enzimas em água, deste modo, as camadas são separadas umas das outras. O que torna a reciclagem dos materiais muito mais fácil”, explica Klaus Noller, responsável do departamento de materiais no Instituto Fraunhofer, na Alemanha. Certamente, tal facilidade é uma grande vantagem em relação aos plásticos tradicionais.

Estima-se que são produzidas 50 milhões de toneladas de soro de leite, por ano. Infelizmente, quase a metade é jogado fora. Foi percebendo isso que o grupo resolveu investir na área.

O projeto espanhol faz parte de uma série de ações que visam reduzir os resíduos e criar novos materiais a partir do reaproveitamento. Ele integra 14 parceiros, entre indústria, universidades, setor de reciclagem e até engenharia.

Os sacos biodegradáveis de soro de leite visam atingir o mercado de embalagens de alimentos. Segundo o projeto, a tecnologia deve chegar ao mercado dentro de dois anos. (Euronews)


Rasca Rodrigues sugere que economias da Assembleia ajudem às Apaes

Durante a apresentação das demandas das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do Paraná, realizada nesta segunda-feira (22) na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Rasca Rodrigues (PV) sugeriu à Mesa Executiva que a próxima devolução das economias da casa sejam repassadas, em parte, para solucionar a principal reivindicação da entidade – a falta de transporte adequado às mais de 30 mil crianças beneficiadas.

“A redução das despesas é um grande avanço do nosso Legislativo, principalmente quando economizamos e destinamos os recursos para causas nobres como é o caso das Apaes. Assim que o presidente Rossoni retornar da Ucrânia iremos oficializar esse pedido”, explicou Rasca.

Para o presidente da Federação das Apaes do Paraná, José Turozi, a prioridade para área do transporte escolar das crianças é fundamental para garantir a plena assistência da entidade. Hoje existem 327 Apaes no Estado e poucas contam com ajuda das prefeitura na questão dos transportes.

“O problema do transporte escolar depende de cada município. Em alguns temos boa estrutura, mas na maioria dos casos ainda temos que levar as crianças em kombis, carros fretados, ou seja, veículos totalmente inadequados para transportar crianças excepcionais, que necessitam de cuidados diferentes”, relatou Turozi.

A Assembleia já devolveu na atual legislatura R$ 20 milhões ao Governo do Estado e até o final de ano espera devolver mais vinte.

TRE decide contra a cassação de mandato de Rossoni

O Tribunal Regional Eleitoral decidiu contra a cassação do mandato do deputado Valdir Rossoni nesta noite de segunda-feira. Por 4 votos a dois, Rossoni escapou da punição. As informações são do repórter Karlos Kohlbach.

Rossoni teve seu mandato julgado por supostas irregularidades nas contas de sua campanha, em 2010. O deputado teria usado um "cheque guarda-chuva" para pagar as contas de campanha. A denúncia foi feita pelo Ministério Público.

O TRE é formado por sete juízes. Para que a cassação ocorra, são necessários quatro votos. Como não houve empate na votação, o presidente da Corte não precisou fazer o desempate.

O MP ainda pode recorrer da decisão. (GP)

Aspirantes a fuzileiros confirmam que não havia água nos bebedouros do Ciampa, diz defensor

A Defensoria Pública da União instaurou um procedimento administrativo para apurar os motivos que levaram 57 aspirantes a fuzileiros navais a serem internados na semana passada . Dois defensores visitaram nesta segunda-feira sete desses jovens que estão internados no Hospital Naval Marcílio Dias, no Lins, na Zona Norte . Todos eles disseram que faltava água no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (Ciampa) e que, por vezes, tinham de recorrer à água das torneiras. De acordo com o defensor Daniel Macedo, os jovens, no entanto, não relataram que teriam sido submetidos a excesso de exercícios físicos.

- Nos bebedouros, segundo eles, não tinha água por algum problema de abastecimento e eles tinham que recorrer à água da bica. Eles foram unânimes em dizer isso. Pelo que ouvimos, a rotina de exercícios, em princípio, não estava fora do padrão, mas não vamos afastar essa hipótese - disse Macedo.

Comprovada a versão de alguns pacientes de que não havia água suficiente para os jovens, isso pode resultar em ações individuais por dano moral e uma ação coletiva civil pública com teor preventivo, com o objetivo de inibir excessos nas Forças Armadas. Na visita ao hospital, os defensores Daniel Macedo e André Ordacgy entregaram à direção da unidade um ofício pedindo informações dos boletins médicos dos jovens internados. Também serão encaminhados ofícios ao 1º Comando Naval, à Secretaria de Saúde e ao Ciampa. Eles querem saber por que oficiais teriam supostamente revistado familiares que foram visitar os jovens após o incidente.

Ainda durante a visita ao hospital, os defensores disseram que, além dos 57 internados no hospital, outros jovens passaram mal, mas não foram hospitalizados por que os sintomas eram leves. Trinta e oito jovens poderão receber alta ainda nesta segunda-feira de acordo com informações dos defensores públicos.

Os 57 jovens aspirantes a fuzileiros navais passaram mal durante treinamentos no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (Ciampa) na última quarta-feira. Em estado mais grave, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI): Leonardo Gama Rodrigues, de 22 anos. Victor Hugo Pereira, de 19 anos, também esteve na UTI mas, segundo familiares, foi transferido nesta segunda-feira para a enfermaria do Hospital Naval Marcílio Dias. Milton Ferraz, tio de Victor Hugo, confirmou que o sobrinho passou mal após exercícios físicos pesados e sem água suficiente para se hidratar.

- Foi um treinamento pesado sem água no cantil, e o calor da semana passada acabou fazendo com que ele passasse mal - afirmou Milton, que considerou um 'absurdo' o fato de os familiares só terem sido avisados dois dias depois do incidente.

Ainda segundo Ferraz, Victor passa bem e está recebendo um bom tratamento. O jovem também teve uma lesão no braço, está com problemas respiratórios e chegou a passar por uma hemodiálise ontem. De acordo com a Marinha, pelo menos 30 dos jovens devem receber alta amanhã e ficarão em observação no quartel.

Mãe de Victor Hugo, Marise Pereira criticou no domingo a postura da Marinha por notificar sobre a internação do jovem apenas dois dias após o ocorrido:

- Entregamos nosso filho perfeito, e o colocaram aqui como se fosse um indigente, como se não tivesse família.

Parentes afirmam que o jovem tem uma lesão no braço, passa por hemodiálise e está com problemas respiratórios. O pai dele, João Luiz Pereira, disse no domingo que os rapazes foram submetidos a um treinamento forçado:

- Meu filho está aterrorizado e ainda tem muita coisa para contar. Mas sei que eles tiveram um excesso de exercício, sem poder tomar água. Victor falou que não quer mais servir à Marinha. Todo o sonho dele acabou em apenas 15 dias.

Em uma nota divulgada nesta segunda, o comando do 1° Distrito Naval afirma que todos os internados apresentam um quadro de síndrome respiratória e que iniciou o processo de vacinação preventiva de toda a população do Ciampa. Há suspeitas de contaminação de água ou comida. No entanto, ainda não foram confirmadas as causas dos jovens terem passado mal. A Marinha e a Secretaria de Saúde investigam o caso. Em outra nota, divulgada domingo, a Marinha disse que apenas um dos recrutas encaminhados ao hospital apresentou insuficiência renal. (O GLOBO)


Bernardo contesta denúncias sobre uso de aeronaves

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, divulgou nota hoje afirmando que as denúncias sobre o uso por ele de aeronaves particulares são "totalmente inverídicas" e de "grande irresponsabilidade". Bernardo alega que jamais solicitou ou mesmo recebeu oferta de qualquer meio de transporte em troca de vantagens no governo.

Reportagem da revista Época desta semana cita o uso de aviões particulares pelo ministro no ano passado. Ele argumenta, porém, que utilizou aviões fretados durante a campanha eleitoral no Estado do Paraná, quando era ministro do Planejamento. Segundo Bernardo, todas as empresas receberam pagamentos pelos serviços, mas ele não teria condições de lembrar e especificar os prefixos ou os proprietários das aeronaves que foram usadas.

O ministro afirma, ainda, que as obras do Contorno de Maringá foram incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) porque atendiam aos critérios. Bernardo acrescenta que defendeu o projeto porque se trata de uma obra importante para o desenvolvimento daquela região, "e não porque iria beneficiar esta ou aquela construtora". (AE)

Governo lança licitação em lotes para serviço de cópias e impressões

O Governo do Estado lançou nesta segunda-feira (22) um edital de licitação para serviços de reprografia – fotocópias, impressões e digitalizações. A licitação será dividida em lotes regionalizados, para que o processo seja mais competitivo e as empresas de menor do porte do interior tenham maior oportunidade de participação.

“Economia e eficiência são os pontos centrais dessa nova licitação, que deixa clara nossa forma de administrar o Estado: combatendo o desperdício, ampliando as oportunidades de participação no governo e respeitando o cidadão paranaense”, afirmou o governador Beto Richa, que assinou a autorização a abertura do edital na sexta-feira (19).

O valor máximo da cópia em preto e branco foi fixado em R$ 0,077 para licitação. Cópias coloridas terão custo máximo de R$ 0,40 e grandes formatos, de R$ 2,70. Os valores representam quase a metade dos preços médios resultantes da licitação feita em 2010, quando os custos médios eram de R$ 0,1267, para os equipamentos monocromáticos, R$ 5,16 para formatos maiores, e menos de um terço para reprodução em cor, que era de R$ 1,85.

Apesar do aumento na produção mensal, que passou de 6,2 milhões para 6,9 milhões de cópias, o custo médio mensal do serviço será, no mínimo, 26% mais baixo do que o contratado pela administração anterior. A nova licitação prevê, pelo prazo de quatro anos, um custo máximo de R$ 38 milhões, que deverá ser reduzido na disputa entre os participantes do pregão.

CONTRATAÇÃO REGIONALIZADA - Ao contrário da licitação em lote único, que torna praticamente inviável a participação de empresas menores, dessa vez a contratação será regionalizada em oito lotes, um para cada região do Estado (sete deles para equipamentos monocromáticos e, por conta da demanda, a Região Metropolitana de Curitiba e Litoral formarão um lote separado, com equipamentos policromáticos e para impressões em grandes formatos).

A licitação do período anterior estabeleceu uma franquia de mais de 8 milhões de cópias mensais, que o Governo do Estado pagava à empresa contratada mesmo que não utilizasse essa quantia de cópias, como de fato acontecia.

Para o secretário da Administração e Previdência, Luiz Eduardo Sebastiani, o fim da franquia foi um avanço decisivo. “Com esse novo modelo de contratação, o Governo do Paraná terá ganhos de eficiência significativos, com um importante estímulo à participação de empresas locais nas diferentes regiões do Estado”.

REGISTRO DE PREÇOS – Será feito um pregão presencial no dia 21 de setembro, às 9h30, no Palácio das Araucárias, com a participação de qualquer empresa do ramo regularmente inscrita no cadastro de licitantes do Estado. O procedimento será realizado pelo sistema de registro de preços – em que o Governo contrata o serviço conforme as reais necessidades, pelo preço original oferecido pelo vencedor da licitação (menor preço), sem reajustes pelo prazo de 12 meses, com correções posteriores pré-estabelecidas no edital.

O edital completo está disponível no site www.comprasparana.pr.gov.br. As empresas interessadas e todos os cidadãos paranaenses poderão consultar relatórios completos das cotas de cada órgão da administração, que são resultado de ampla consulta feita pela Secretaria de Administração junto aos órgãos para determinação de quantitativos e o perfil de estimativa de produção.

As compras feitas pelo sistema de registro de preços favorecem a economia de recursos públicos. Em vez de comprar tudo de uma vez, o Estado vai pagando pelo serviço que efetivamente necessitar ao longo do tempo de duração do contrato, inclusive reduzindo o uso de cópias em relação ao volume que foi estimado.

MAIS EQUIPAMENTOS – Haverá um aumento no número de equipamentos disponíveis para a prestação do serviço. Atualmente, são 961 máquinas monocromáticas, 29 policromáticas e uma plotter para grandes formatos. Os novos contratos vão somar 1.126 monocromáticas e 69 policromáticas, com várias possibilidades de formatos e qualidades de impressão. Os equipamentos estarão espalhados pelos 134 municípios que compõem os oito lotes da licitação.

Haverá ainda avanços tecnológicos, pois os novos equipamentos serão multifuncionais, acrescentando os serviços de digitalização, além dos serviços de reprodução e impressão. Também estarão incluídos no contrato os suprimentos (exceto papel), a manutenção das máquinas e o fornecimento de software para o monitoramento e a gestão do serviço contratado.

O contrato será firmado por 48 meses, com previsão expressa de reposição dos equipamentos desatualizados tecnologicamente. “A estrutura de trabalho do governo estadual terá ganhos econômicos e tecnológicos”, explica o secretário Luiz Eduardo Sebastiani.

CONTRATO EMERGENCIAL – O governo estadual já havia melhorado significativamente as condições de custo desse serviço quando a Secretaria da Administração realizou contrato emergencial de 180 dias, visando à preparação do novo edital dentro de um novo modelo que prioriza economia e qualidade. Mesmo nesse contrato emergencial, eliminou-se a franquia mensal, pagando-se somente pelo valor efetivamente utilizado.

Além disso, os valores unitários médios das cópias foram reduzidos, de R$ 0,1588 para R$ 0,1175 no serviço preto-e-branco, de R$ 1,85 para R$ 1,71 no policromático e R$ 5,16 para R$ 4,78 nos grandes formatos (plotter). LICITAÇÃO POR LOTES

- Lote 01 – Região Leste: Curitiba, Região Metropolitana e Litoral (568 equipamentos).

- Lote 02 – Região Centro Sul: Ponta Grossa, Irati,Tibagi e municípios circunvizinhos (62 equipamentos).

- Lote 03 – Região Norte/Norte Pioneiro: Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Ivaiporã e municípios circunvizinhos (154 equipamentos).

- Lote 04 – Região Norte/Noroeste: Maringá, Paranavaí, Umuarama, Campo Mourão e municípios circunvizinhos (143 equipamentos).

- Lote 05 – Região Oeste: Cascavel, Foz do Iguaçu e municípios circunvizinhos (83 equipamentos).

- Lote 06 – Região Sudoeste/Centro Oeste: União da Vitória, Guarapuava, Laranjeiras do Sul e municípios circunvizinhos (59 equipamentos).

- Lote 07 – Região Sudoeste: Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos e municípios circunvizinhos (57 equipamentos).

Lote 08 – Região Leste: Curitiba e Paranaguá (69 equipamentos) (AEN)

Disputas esportivas movimentam várias cidades paranaenses


Prosseguiram neste domingo (21) as disputas da fase regional dos 25.º Jogos da Juventude do Paraná (Jojups) nas oito sedes: Astorga, Cornélio Procópio, Goioerê, Ivaiporã, Mangueirinha, Prudentópolis, Santa Helena e São José dos Pinhais.

Até o dia 27 de agosto equipes de 241 municípios buscam classificação para a fase final, que será disputada em outubro, nas modalidades de futebol, futsal, basquete, xadrez, handebol e vôlei, nas categorias masculino e feminino, a exceção do futebol disputado só por homens.

Nas modalidades coletivas classificam-se para a fase final apenas os campeões das oito regiões esportivas do Estado e mais alguns vices nas sedes com maior número de participantes nas respectivas modalidades. No futsal, por exemplo, modalidade que teve o maior número de inscrições, além dos campeões vão para a final três vices do masculino e dois do feminino. No futebol também vão para a final três vices-campeões.

A competição é organizada pelo Governo do Estado através da Secretaria Especial de Esporte do Paraná e Paraná Esporte, em parceria com os municípios-sedes. Participam da fase regional mais de 10 mil atletas de 803 equipes e 241 municípios. Os confrontos são entre seleções municipais com atletas de até 18 anos. As equipes das modalidades coletivas que disputam a fase regional são da Divisão B.

Nessa segunda-feira (22/8), serão conhecidos novos campeões de basquete feminino e também dois de handebol e outro de vôlei, pelo mesmo sexo. Esses campeões são de sedes com duas, três ou quatro inscrições nas referidas categorias. A disputa é em grupo único, no caso de dois participantes são dois ou três confrontos, e com três ou quatro componentes no grupo todos se enfrentam em três rodadas.

Nas categorias das modalidades coletivas com mais de seis inscrições o sistema de disputa é em grupos com duas etapas classificatórias para se conhecer os quatro semifinalistas. Assim nesta segunda-feira, com a terceira rodada, pelo menos um terço das equipes retorna para o seu município.

As equipes da Divisão A das modalidades coletivas entram direto na fase final, quando estreiam também os inscritos em outras modalidades disputadas em divisão única, como o atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa e vôlei de praia. Também entram direto na fase final as equipes de Campo Mourão, por ser a sede.

TÍTULO - O Paraná tem o melhor time de handebol feminino adulto do Brasil. Representando pela equipe da Coca Cola/Unipar/Cianorte, o estado assegurou a primeira posição no Campeonato Brasileiro ao bater o Rio Branco, de Americana (SP), por 26 a 25, na decisão ocorrida no sábado (20/8) em Boa Esperança (PR).

Na final, o nível técnico da partida foi dos melhores do campeonato Brasileiro, organizado pela Confederação Brasileira de Handebol. O jogo foi equilibrado, as equipes oscilaram na ponta do placar, mas prevaleceu a garra das meninas do Paraná durante os 60 minutos da disputa.

Em cinco jogos, o Paraná obteve quatro vitórias e sofreu um único tropeço e justamente para o time de Americana, na fase classificatória. O técnico Newton Trindade valorizou a dedicação das jogadoras paranaenses. “Em nenhum momento, nem quando estávamos quatro gols atrás no placar, elas desistiram do título”, analisou. (AEN)

Biblioteca Pública e MIS celebram aniversário de Leminski

Nesta quarta-feira (24), o escritor curitibano Paulo Leminski completaria 67 anos. Para comemorar a data, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) e o Museu da Imagem e do Som (MIS) abrem a exposição “Clics em Curitiba”, com 24 painéis de fotos de Jack Pires associadas a poemas de Leminski. As imagens e os textos foram originalmente publicados no livro “Quarenta Clics em Curitiba”, lançado pela dupla em 1976.

Após a abertura da mostra, às 19 horas, será exibido no Auditório Paul Garfunkel o documentário “Ervilha da fantasia – Uma Ópera Paulo Leminskiana”, do cineasta Werner Schumann.

A programação ainda conta com a leitura dramática do texto “O dia em que morreu Leminski”, escrito pelo jornalista e dramaturgo Rogério Viana, também no auditório, às 17h30. A leitura é dirigida por Léo Moita e tem participação dos atores Felipe Custódio, Val Salles e Naiara Bastos.

Jack Pires foi um fotógrafo paulista radicado durante muitos anos em Curitiba, onde desenvolveu diversas atividades na Fundação Cultural de Curitiba e trabalhou em importantes estúdios fotográficos. Realizou, nos anos 70 e 80, valiosos registros do cotidiano da capital paranaense, num estilo que foi comparado ao de Henri Cartier-Bresson. Em 1976, convidou Leminski para associar seus poemas a diversos flagrantes registrados nas praças e ruas da cidade. O resultado é um livro de grande valor artístico e documental.

Programa:

“Clics de Curitiba”

Exposição de fotos do livro “Quarenta Clics em Curitiba”

A partir de 24 de agosto, às 19h, no Hall de entrada da BBP

Visitação até 24 de setembro

“Ervilha da Fantasia”

Documentário do cineasta Werner Schumann

Dia 24 de agosto, às 19h30

Auditório Paul Garfunkel, no 2º andar

“O dia em que morreu Leminski”

Leitura dramática, de autoria do jornalista e dramaturgo Rogério Viana

Dia 24 de agosto, às 17h30

Auditório Paul Garfunkel, no 2º andar

Biblioteca Pública do Paraná - Rua Cândido Lopes, 133, Centro, Curitiba.

Entrada franca. Mais informações: (41) 3221-4917

Cigarros custarão no mínimo R$ 3 a partir de novembro

A Receita Federal fixou nesta segunda-feira, 22, um preço mínimo de venda no varejo por maço de cigarros. De 1º de novembro de 2011 a 31 de dezembro de 2012 será R$ 3,00. Em 2013, o valor sobe para R$ 3,50 e chega a R$ 4,00 em 2014. A partir de 1º de janeiro de 2015, o preço mínimo do maço no varejo será R$ 4,50.

A Receita também estabeleceu as novas alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre cigarros, para as empresas que optarem pelo regime especial. O valor do imposto será obtido pelo somatório de duas parcelas: uma ad valorem e uma específica por maço ou box. Segundo o Decreto 7.555, publicado hoje no Diário Oficial da União, a nova tributação passa a valer em primeiro de novembro, com elevações de IPI anuais até 2015.

O auditor da Receita Federal, Marcelo Fisch, disse que haverá uma tabela progressiva, pela qual a alíquota do IPI será maior quanto mais barato for o maço de cigarro. "O governo quer estimular o aumento do preço do cigarro. O fabricante que aumentar o preço do cigarro terá reduzida a carga tributária sobre o produto", disse Fish. Segundo ele, o aumento dos preços deve levar à redução do consumo. A Receita estima que haverá um aumento na arrecadação de IPI de R$ 4 bilhões até 2015, passando dos atuais R$ 3,7 bilhões para R$ 7,7 bilhões. Para 2012, o reforço no caixa será de R$ 1,6 bilhão.

A Receita estima que a carga tributária para os fabricantes que optarem pelo regime especial subirá de 61% para 72%, no caso em que os maços tiverem o preço de R$ 3,00. Este é o teto de tributação, considerando que a alíquota de IPI ficará menor à medida que o preço do maço for maior. Segundo o Fisco, a carga é composta por uma alíquota de 36% de IPI, mais 11% de PIS e Cofins e 25% de ICMS.

No caso do regime geral, pelo qual o IPI é recolhido com uma alíquota única de 45% sobre o preço de venda do cigarro no varejo, a carga tributária passará para 81%. O auditor da Receita, Marcelo Fisch, informou há pouco que são produzidos legalmente no País 5 bilhões de maços de cigarros por ano. (AE)

Aposentado já pode checar se receberá revisão pelo teto

A página na internet da Previdência Social já permite que os aposentados e pensionistas do INSS chequem se receberão ou não o aumento da revisão de seus benefícios. O aumento médio é de R$ 175. Foram selecionados os benefícios com data de início entre 5 de abril de 1991 e 31 de dezembro de 2003.

Ao todo, são 107 mil beneficiados, cerca de 11 mil a menos do que o divulgado anteriormente, segundo o INSS. Os casos dos segurados não contemplados inicialmente demandam uma análise mais profunda do que a simples concessão automática do reajuste. A previsão é de que até o mês que vem o processo esteja concluído.

Não há indicação do aumento nos extratos de pagamento, cabendo ao aposentado notar a diferença. A primeira parcela do 13º salário também já está assinalada no extrato.

O aumento decorre de decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STF) ao julgar um caso concreto de um segurado. (AE)

Consulta:

http://www.mpas.gov.br/conteudoDinamico.php?id=1125

Gleisi Hoffmann nega que tenha utilizado jatinho particular

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, foi mais rápida que seu marido, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e veio a público negar que tenha utilizado jatinhos particulares no cargo público. No fim de semana, a revista Época informou que Paulo Bernardo, quando era ministro do Planejamento, até o ano passado, pegou carona num avião que pertence ao empresário Paulo Francisco Tripoloni, dono da construtora Sanches Tripoloni, que somente no ano passado recebeu R$ 267 milhões do governo federal.

O Tribunal de Contas da União (TCU), segundo a reportagem de Época, apontou superfaturamento em obras da empreiteira. O TCU também declarou a empresa "inidônea" em 2009 por causa da construção do contorno rodoviário de Foz do Iguaçu.

De acordo com nota da Casa Civil, a ministra informa que não utilizou "aviões de particulares/empresas no exercício do cargo público" e que, durante sua campanha para o Senado, no ano passado, utilizou para deslocamento avião fretado, com contrato de aluguel fretado. Paulo Bernardo, até agora, não respondeu se utilizou o avião do empreiteiro. Ele se reúne com a presidente Dilma Rousseff nesta tarde. (AG)

O Requião, tal qual Nero fez com Roma, quer incendiar o circo do Paulo Bernardo

O Requião ironiza sobre a denúncia feita pela revista época () entre a relação entre o ministro Paulo Bernardo e a construtora Sanches Tripoloni:

Roberto Requião

Roberto Requião

Roberto Requião

Roberto Requião


Roberto Requião

Roberto Requião

Roberto Requião

por requiaopmdb


Garoto de 13 anos cria forma mais eficaz de captação de energia solar

Um estudante americano de 13 anos conseguiu gerar energia solar a partir da sequência de Fibonacci. Com o experimento, Aidan Dwyer ganhou uma patente provisória do governo dos EUA, além do interesse de diversas entidades em comercializar a inovação.


A sequência de Fibonacci se caracteriza pelo início no número 0 e, a cada número subsequente, faz-se a soma dos dois números anteriores. Por exemplo, 0-1-1-2-3-5-8-13-21... O que Aidan criou foi uma espécie de árvore em PVC em que as folhas e os galhos, na verdade, são pequenos painéis solares que respeitam esta sequência.


Aidan contou ao site Huffington Post que ficou fascinado quando percebeu, durante uma caminhada às montanhas de Catskills, nos EUA, que organização das folhas e dos galhos nas ávores obedecia à Fibonacci. "Eu sabia que aqueles galhos e folhas coletavam a luz do sol para fotossíntese, então meu próximo experimento iria investigar se a sequência de Fibonacci ajudaria", disse o estudante.

O resultado foi que, ao analisar a coleta de luz solar na árvore de Fibonacci e em um painel plano, a imitação da natureza se mostrou mais eficaz. Além disso, a árvore ocupa menos espaço físico que um painel plano e aumenta a coleta de luz solar durante o inverno.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles