segunda-feira, 22 de agosto de 2011

BCE já comprou mais de 100 bilhões de euros em títulos de dívida

O Banco Central Europeu (BCE) já comprou mais de 100 bilhões de euros em títulos da dívida pública de Estados da zona do euro, após a compra de 14,29 bilhões em uma semana, segundo dados divulgados nesta segunda-feira.

O volume acumulado por estas compras do BCE no mercado secundário da dívida, um programa lançado em maio de 2010 no choque da crise grega, chega atualmente a 110,5 bilhões de euros.

O BCE anunciou nesta segunda-feira a compra de 14,29 bilhões de euros de títulos de dívida pública da zona do euro em uma semana, prosseguindo com este programa reativado há 15 dias após uma pausa de cinco meses.

Nos sete dias anteriores, o BCE havia comprado 22 bilhões de euros de títulos de dívida pública, a maior operação deste tipo desde o lançamento do programa.

Atualmente, o BCE está comprando sobretudo títulos italianos e espanhóis, segundo os economistas, o que explica os volumes de compra superiores aos passados.

A instituição monetária tem a intenção de prosseguir com as compras nesta semana, anunciou em um comunicado divulgado em seu site.

Os valores destas compras, publicados todas as segunda-feiras, correspondem às operações realizadas às pressas nas últimas duas semanas, geralmente de quarta a quarta-feira.

O BCE seguirá com as compras de títulos da dívida de Estados em dificuldade até que os países da zona do euro ratifiquem o acordo de 21 de julho em Bruxelas, o que não parece que será possível antes do fim de outubro, disse nesta segunda-feira um dos governadores, o austríaco Ewald Nowotny, à revista de seu país Profil.

Nesta reunião, os responsáveis europeus decidiram delegar esta tarefa de compra de títulos da dívida ao Fundo Europeu de Estabilidade Financeira, para ajudar o BCE, que o faz porque não há outra saída. (AFP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles