segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Aspirantes a fuzileiros confirmam que não havia água nos bebedouros do Ciampa, diz defensor

A Defensoria Pública da União instaurou um procedimento administrativo para apurar os motivos que levaram 57 aspirantes a fuzileiros navais a serem internados na semana passada . Dois defensores visitaram nesta segunda-feira sete desses jovens que estão internados no Hospital Naval Marcílio Dias, no Lins, na Zona Norte . Todos eles disseram que faltava água no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (Ciampa) e que, por vezes, tinham de recorrer à água das torneiras. De acordo com o defensor Daniel Macedo, os jovens, no entanto, não relataram que teriam sido submetidos a excesso de exercícios físicos.

- Nos bebedouros, segundo eles, não tinha água por algum problema de abastecimento e eles tinham que recorrer à água da bica. Eles foram unânimes em dizer isso. Pelo que ouvimos, a rotina de exercícios, em princípio, não estava fora do padrão, mas não vamos afastar essa hipótese - disse Macedo.

Comprovada a versão de alguns pacientes de que não havia água suficiente para os jovens, isso pode resultar em ações individuais por dano moral e uma ação coletiva civil pública com teor preventivo, com o objetivo de inibir excessos nas Forças Armadas. Na visita ao hospital, os defensores Daniel Macedo e André Ordacgy entregaram à direção da unidade um ofício pedindo informações dos boletins médicos dos jovens internados. Também serão encaminhados ofícios ao 1º Comando Naval, à Secretaria de Saúde e ao Ciampa. Eles querem saber por que oficiais teriam supostamente revistado familiares que foram visitar os jovens após o incidente.

Ainda durante a visita ao hospital, os defensores disseram que, além dos 57 internados no hospital, outros jovens passaram mal, mas não foram hospitalizados por que os sintomas eram leves. Trinta e oito jovens poderão receber alta ainda nesta segunda-feira de acordo com informações dos defensores públicos.

Os 57 jovens aspirantes a fuzileiros navais passaram mal durante treinamentos no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (Ciampa) na última quarta-feira. Em estado mais grave, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI): Leonardo Gama Rodrigues, de 22 anos. Victor Hugo Pereira, de 19 anos, também esteve na UTI mas, segundo familiares, foi transferido nesta segunda-feira para a enfermaria do Hospital Naval Marcílio Dias. Milton Ferraz, tio de Victor Hugo, confirmou que o sobrinho passou mal após exercícios físicos pesados e sem água suficiente para se hidratar.

- Foi um treinamento pesado sem água no cantil, e o calor da semana passada acabou fazendo com que ele passasse mal - afirmou Milton, que considerou um 'absurdo' o fato de os familiares só terem sido avisados dois dias depois do incidente.

Ainda segundo Ferraz, Victor passa bem e está recebendo um bom tratamento. O jovem também teve uma lesão no braço, está com problemas respiratórios e chegou a passar por uma hemodiálise ontem. De acordo com a Marinha, pelo menos 30 dos jovens devem receber alta amanhã e ficarão em observação no quartel.

Mãe de Victor Hugo, Marise Pereira criticou no domingo a postura da Marinha por notificar sobre a internação do jovem apenas dois dias após o ocorrido:

- Entregamos nosso filho perfeito, e o colocaram aqui como se fosse um indigente, como se não tivesse família.

Parentes afirmam que o jovem tem uma lesão no braço, passa por hemodiálise e está com problemas respiratórios. O pai dele, João Luiz Pereira, disse no domingo que os rapazes foram submetidos a um treinamento forçado:

- Meu filho está aterrorizado e ainda tem muita coisa para contar. Mas sei que eles tiveram um excesso de exercício, sem poder tomar água. Victor falou que não quer mais servir à Marinha. Todo o sonho dele acabou em apenas 15 dias.

Em uma nota divulgada nesta segunda, o comando do 1° Distrito Naval afirma que todos os internados apresentam um quadro de síndrome respiratória e que iniciou o processo de vacinação preventiva de toda a população do Ciampa. Há suspeitas de contaminação de água ou comida. No entanto, ainda não foram confirmadas as causas dos jovens terem passado mal. A Marinha e a Secretaria de Saúde investigam o caso. Em outra nota, divulgada domingo, a Marinha disse que apenas um dos recrutas encaminhados ao hospital apresentou insuficiência renal. (O GLOBO)


3 comentários :

Mine disse...

O meu vizinho, que está entre esses fuzileiros, está internado em um hospital psiquiátrico. Houve algum comentário a respeito disso?

islan disse...

boa sorte fuzileiros!meu nome e islan pretendo fazer o concurso dos fuzileiros ano que vem!tenha uma otima semana!

hiago disse...

ano que vem se deus quiser vou estar entre eles
adsumus

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles