segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Biblioteca Pública e MIS celebram aniversário de Leminski

Nesta quarta-feira (24), o escritor curitibano Paulo Leminski completaria 67 anos. Para comemorar a data, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) e o Museu da Imagem e do Som (MIS) abrem a exposição “Clics em Curitiba”, com 24 painéis de fotos de Jack Pires associadas a poemas de Leminski. As imagens e os textos foram originalmente publicados no livro “Quarenta Clics em Curitiba”, lançado pela dupla em 1976.

Após a abertura da mostra, às 19 horas, será exibido no Auditório Paul Garfunkel o documentário “Ervilha da fantasia – Uma Ópera Paulo Leminskiana”, do cineasta Werner Schumann.

A programação ainda conta com a leitura dramática do texto “O dia em que morreu Leminski”, escrito pelo jornalista e dramaturgo Rogério Viana, também no auditório, às 17h30. A leitura é dirigida por Léo Moita e tem participação dos atores Felipe Custódio, Val Salles e Naiara Bastos.

Jack Pires foi um fotógrafo paulista radicado durante muitos anos em Curitiba, onde desenvolveu diversas atividades na Fundação Cultural de Curitiba e trabalhou em importantes estúdios fotográficos. Realizou, nos anos 70 e 80, valiosos registros do cotidiano da capital paranaense, num estilo que foi comparado ao de Henri Cartier-Bresson. Em 1976, convidou Leminski para associar seus poemas a diversos flagrantes registrados nas praças e ruas da cidade. O resultado é um livro de grande valor artístico e documental.

Programa:

“Clics de Curitiba”

Exposição de fotos do livro “Quarenta Clics em Curitiba”

A partir de 24 de agosto, às 19h, no Hall de entrada da BBP

Visitação até 24 de setembro

“Ervilha da Fantasia”

Documentário do cineasta Werner Schumann

Dia 24 de agosto, às 19h30

Auditório Paul Garfunkel, no 2º andar

“O dia em que morreu Leminski”

Leitura dramática, de autoria do jornalista e dramaturgo Rogério Viana

Dia 24 de agosto, às 17h30

Auditório Paul Garfunkel, no 2º andar

Biblioteca Pública do Paraná - Rua Cândido Lopes, 133, Centro, Curitiba.

Entrada franca. Mais informações: (41) 3221-4917

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles