segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Começa julgamento de ex-agente da CIA Posada Carriles


AFP

O julgamento por fraude e perjúrio do ex-agente cubano da CIA Luis Posada Carriles, que Cuba e Venezuela acusam de terrorismo, teve início nesta segunda-feira no Texas, com o processo de seleção dos jurados.

Acusado de mentir aos agentes de imigração sobre sua chegada aos Estados Unidos, em 2005, e de perjúrio sobre seu possível envolvimento em atos terroristas, Posada Carriles, 82 anos, pode ser condenado a até 60 anos de prisão.

Esta é a segunda vez que Posada Carriles, que já confessou publicamente que tentou matar o líder cubano Fidel Castro em várias ocasiões, é julgado na Corte Federal de El Paso.

Posse no TC


Blog Política em Debate:

O conselheiro Fernando Augusto Mello Guimarães assumirá a presidência do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), para o biênio 2011-2012, na próxima quinta-feira, 13 de janeiro, em sessão solene que será realizada às 15 horas, no Plenário do TCE (Praça Nossa Senhora de Salete, s/nº, Centro Cívico). Também serão empossados os conselheiros Artagão de Mattos Leão, que assume a vice-presidência da Casa, e Nestor Baptista, que ocupará o cargo de corregedor-geral.

Moraes nega “racha” no PSDB por eleição da Mesa Executiva



Blog Política em Debate:

O deputado estadual eleito Mauro Moraes nega que esteja havendo um “racha” no PSDB por conta da eleição para a Mesa Executiva da Assembleia Legislativa. Segundo ele, a bancada está fechada em torno da candidatura do presidente estadual do partido, Valdir Rossoni, à presidência da Casa. “Não existe qualquer resistência ao nome de Rossoni, pois sua indicação tem o aval da bancada e, sobretudo, respeita a proporcionalidade dos partidos na Casa”, garante.

Atividades de contraturno serão ampliadas nos colégios estaduais


A participação da comunidade nas atividades das escolas estaduais foi defendida pelo secretário de Estado da Educação, o vice-governador Flávio Arns, em entrevista à rádio do governo nesta segunda-feira (10). “Vamos investir em parcerias para oferecer atividades de contraturno e profissionalização aos estudantes da rede pública”, disse. De acordo com Arns, já estão em andamento negociações com o Senac, Senai Sesi, Senar e a Fecomércio, além das cooperativas paranaenses.

A contratação dos servidores e professores também deve ganhar agilidade. O secretário informou que cerca de 30 mil contratos para professores e funcionários serão realizados em janeiro. “Queremos, na sequência, contratar os professores e funcionários aprovados no concurso de 2007, com validade até 2012, e reduzir a necessidade das contratações de temporárias”, explicou.

Arns definiu como meta fazer uma boa gestão da educação, com professores e funcionários concursados nas escolas, plano de carreira, salário e condições de trabalho aos profissionais. “Vamos valorizar professores e funcionários, confiando nessas pessoas que dão o melhor de si para que a educação seja de qualidade”, afirmou.

Arns informou também que haverá investimento na qualidade da formação inicial e continuada dos professores, e a parceria com as instituições de ensino superior tende a ser ampliada neste governo. A implantação de 500 escolas em período integral está prevista até o final do atual mandato.

“E vamos trabalhar nas atividades de contraturno enquanto não tivermos a escola de período integral. Há entidades competentes com que pretendemos trabalhar para que a criança e o jovem tenham esporte, teatro, música, reforço escolar, enfim o tempo ocupado com atividades saudáveis durante o dia”, ressaltou.

INFRAESTRUTURA – O secretário da Educação definiu a atual infraestrutura como precária e admitiu que ainda há escolas onde podem faltar professores efetivos, que necessitem da adoção de turnos intermediários. Arns informou que está realizando um levantamento das escolas estaduais para definir as prioridades para reformas, ampliações e construções.

“Queremos que todas as escolas sejam agradáveis bonitas, aconchegantes e prazerosas para que haja um bom ambiente e para que a educação, também nesse aspecto, seja de boa qualidade”, afirmou.

A participação de pais e professores, e a abertura da escola para a comunidade foram valorizadas pelo secretário. “Vamos deixar muito claro que queremos que, com a participação de todos, a educação paranaense seja a melhor escola do Brasil”, disse. Ele incentivou os pais a fazer contato com a Ouvidoria da Seed, que vai ser reestruturada para efetivamente escutar os anseios da comunidade escolar.

“O instrumento mais forte para um futuro melhor para nossos filhos e filhas é a educação de qualidade ao longo de toda a formação do estudante, desde as séries iniciais ao final do ensino médio”, disse.

Governo brasileiro quer repatriar cientistas que atuam no exterior

UOL

O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, disse nesta segunda-feira que pretende desenvolver mecanismos para que o país mantenha diálogo permanente e mesmo repatrie cientistas brasileiros que atuam em instituições no exterior.

"Temos que criar uma rede dessa inteligência brasileira no exterior, uma rede em que eles [cientistas] se relacionem com o Brasil para participar de projetos no país e abrir uma porta para aqueles que quiserem voltar", disse o ministro durante visita ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos (SP).

De acordo com Mercadante, apenas em universidades dos EUA atuam cerca de 3.000 professores brasileiros.

O ministro também afirmou que o governo pretende aproveitar a crise econômica que afeta alguns países desenvolvidos para atrair ao Brasil técnicos e cientistas que enxerguem aqui oportunidade de crescimento.

"Tem muitos países desenvolvidos em ciência e tecnologia que estão em crise econômica severa e há um grande interesse no Brasil hoje porque o país está se posicionando muito bem em termos de perspectiva de futuro."

Ele disse que será montado um comitê de busca desses profissionais e que serão estudadas políticas de incentivo para que venham atuar no Brasil. Segundo ele, a prioridade vai ser a repatriação de cientistas brasileiros.

Cuba anuncia primeira vacina contra câncer de pulmão

EFE

Cuba registrou a primeira vacina terapêutica contra o câncer de pulmão avançado no mundo, nomeada CimaVax EGF, com a qual mais de mil pacientes receberam tratamento, anunciou nesta segunda-feira o jornal oficial "Trabajadores".

A responsável pelo projeto no CIM (Centro de Imunologia Molecular) de Havana, Gisela González, explicou que a vacina oferece a possibilidade de transformar o câncer avançado em uma "doença crônica controlável".

CimaVax EGF é o resultado de mais de 15 anos de pesquisa direcionada ao tumor e não provoca efeitos adversos severos, precisou a especialista.

"A vacina é baseada em uma proteína que todos temos: o fator de crescimento epidérmico, relacionado com os processos de proliferação celular, que quando há câncer estão descontrolados", detalhou.

González indicou que como o organismo tolera "o próprio" e reage contra "o estranho", por isso tiveram que fazer "uma composição que conseguisse gerar anticorpos contra esta proteína".

A vacina se aplica no momento no qual o paciente conclui o tratamento com radioterapias e quimioterapias e é considerada "terminal sem alternativa terapêutica" porque ajuda a "controlar o crescimento do tumor sem toxicidade associada", precisou.

Além disso, pode ser utilizada como um tratamento "crônico que aumenta as expectativas e a qualidade de vida do paciente".

A pesquisadora declarou que após alcançar seu registro em Cuba, atualmente o CimaVax EGF "progride" em outros países e que avalia-se a forma de empregar seu princípio em tratamentos contra outros tumores como os de próstata, útero e mamas.

Marta é eleita a melhor jogadora do mundo pela quinta vez seguida



A brasileira Marta foi eleita nesta segunda-feira pela quinta vez seguida a melhor jogadora de futebol do mundo. Ela ganha a Bola de Ouro da Fifa pelo bom desempenho na temporada 2010, quando foi artilheira do liga norte-americana - fez 19 gols atuando pelo FC Gold Pride.

Como já virou tradição, ela chorou ao receber o prêmio durante cerimônia de gala realizada em Zurique, na Suíça.

Para chegar ao prêmio pela quinta vez, repetindo os feitos de 2006, 2007, 2008 e 2009, Marta superou duas jogadoras alemãs: a meio-campista Fatmire Bajramaj, de apenas 22 anos, e a atacante Birgit Prinz, que já tem 33 anos e venceu a eleição da Fifa em três ocasiões (2004, 2005 e 2006).

Por causa da união com a tradicional Bola de Ouro, criada pela revista francesa France Football, a Fifa ampliou o colégio eleitoral do prêmio de melhor jogadora do mundo. Além dos técnicos e das capitãs das seleções, jornalistas especializados tiveram direito a voto.

"Estou aqui chorando de novo", disse Marta, ao receber o prêmio nesta segunda-feira. "Esse ano realmente foi muito especial. Consegui vários êxitos junto com as minhas equipes, depois fui agraciada como embaixadora da ONU, o que é uma honra e uma felicidade enorme", declarou.

Dilma cancela reunião de coordenação e nega mais espaço ao PMDB


Reuters

A presidente Dilma Rousseff cancelou a reunião de coordenação política, agendada para a manhã desta segunda-feira, para evitar novos constrangimentos com o PMDB e avisou o vice-presidente Michel Temer que o partido não terá mais um assento nesse núcleo de decisão do governo, como os correligionários do vice têm pedido, segundo fontes ouvidas pela Reuters.

A reunião de coordenação foi substituída na agenda por uma conversa franca entre os ministros da Casa Civil, Antônio Palocci, das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, Dilma e Temer. Desde a semana passada, os peemedebistas reclamam do tratamento que recebem no governo.

O líder do partido na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, disse que o PMDB agora "é mais governo do que era com Lula" e, por isso, merece mais espaço nos núcleos de decisão política de Dilma.

Contudo, o argumento dos peemedebistas não convenceu Dilma e ela contra-argumentou que se abrisse espaço para o PMDB na coordenação teria que "fazer o mesmo com os demais partidos aliados" e esse não é o espírito do fórum, segundo relevou à Reuters uma das fontes, que não quis ser identificada.

A insatisfação do maior partido da coalizão de Dilma começou com a perda de espaço no primeiro e no segundo escalão do governo e obrigou a presidente a ordenar o congelamento das nomeações, pelo menos até que os partidos aliados entrem num acordo pelos cargos no segundo escalão.

A rebeldia do PMDB ganhou contornos de ameaça quando Alves disse que o partido precisava ser convencido do novo valor do salário mínimo, estipulado em 540 reais por medida provisória pelo governo Lula. O gesto colocou Dilma contra a parede, já que o ônus político de um veto para um salário mínimo maior ficaria com ela.

Obras da Sanepar deixam 22 mil sem água nesta terça-feira



Durante esta terça-feira (11), quatro bairros de Curitiba vão ficar sem água, por causa da execução de obras de manutenção e ampliação nos sistemas de abastecimento. O serviço deve deixar sem água os moradores dos bairros Cristo Rei e Boqueirão entre 14 horas e 17h30; e os bairros Uberaba e Cajuru, entre 8h30 e 15 horas.

No total, 22.100 pessoas correm o risco de ficar sem água caso não possuam caixa de água com reserva suficiente para o período de realização das obras. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) indica que as obras são simples e a pausa no fornecimento não deve se estender.

Dilma conversa com presidente da Ucrânia sobre parceria aeroespacial



A presidente Dilma Rousseff recebeu na manhã desta segunda-feira (10) um telefonema do presidente da Ucrânia, Vicktor Yanukovich. Ele parabenizou Dilma pela posse e a convidou para visitar seu país. Não foi definida uma data para a viagem.

Durante o telefonema, que durou cerca de 20 minutos, Dilma e Yanukovich também conversaram sobre a cooperação aeroespacial entre os dois países. Brasil e Ucrânia possuem uma parceria com fins comerciais para o lançamento do foguete Cyclone 4.

Dilma agradeceu o telefonema e lembrou que o Brasil possui a terceira maior comunidade ucraniana do mundo. O presidente do país do leste europeu encerrou a conversa dizendo que pretende visitar o Brasil em maio deste ano.

Como anda o projeto Cyclone 4:

Valor Econômico


O prazo de 2014 para o lançamento experimental do foguete Cyclone-4, em Alcântara, deve ser visto com reservas. O projeto inicial da ACS era fazer o lançamento neste ano, a tempo de ajudar a impulsionar a candidatura de Dilma Rousseff. Vários problemas emperraram o andamento das obras. Agora, a crise econômica pela qual passa a Ucrânia é uma nuvem escura no horizonte.

O acordo Brasil-Ucrânia é de 2003, mas a Alcântara Cyclone Space, a ACS, só começou efetivamente a funcionar a partir de 2007. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o diretor-geral brasileiro, Roberto Amaral, que é do PSB, queriam fazer o primeiro lançamento neste ano, mas a realidade de Alcântara aos poucos foi se impondo aos desejos das autoridades.

Primeiro foram os quilombolas e suas áreas de morada dos “encantados”. A negociação com seus representantes e com o Ministério Público demorou 14 meses. Ainda assim, praticamente toda Alcântara foi declarada área dos descendentes dos escravos. Além do Ministério Público e dos quilombolas, áreas do próprio governo ficaram ao lado dos nativos de Alcântara, caso do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).


De acordo com dados da própria ACS, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município de Alcântara é 0,6 inferior ao de países africanos como Gabão e Namíbia. O IDH do Maranhão é o pior do país. Apesar das carências, o mais provável é que Alcântara, considerado um dos locais de maior potencial para o lançamento de foguetes do planeta, devido a sua localização, perca os outros centros que a ACS planejava construir no município.

Com a decretação da área quilombola, a ACS teve de se abrigar numa área do Centro de Lançamentos de Alcântara, onde se desenvolve o projeto do Veículo Lançador de Satélites da Aeronáutica. É desse sítio que deve ser lançado o Cyclone-4, em 2014. Os demais centros que a ACS planejava construir devem migrar provavelmente para o litoral do Ceará, segundo estudos em andamento.

Além da negociação com os quilombolas, a ACS também precisou de mais de um ano para conseguir a licença de instalação, sem a qual não poderia dar início às obras. Agora, o que ameaça o cronograma do projeto é o atraso na integralização das parcelas da Ucrânia no capital da ACS. O capital é de cerca de R$ 980 milhões, sendo 50% de responsabilidade de cada país. Até agora, as partes integralizaram R$ 317,2 milhões, e o Brasil entrou com a maior parte: R$ 218,7 milhões. Ou seja, a participação da Ucrânia ainda não chegou à casa dos R$ 100 milhões. Para ser mais exato, R$ 98,5 milhões.

O país já amarga três tentativas frustradas de lançamento do VLS, em 26 anos. A crise econômica da Ucrânia, sem dúvida, constitui nova ameaça de atraso no projeto do Cyclone-4. Os ucranianos estão tentando resolver o problema com um empréstimo do Eximbank, ainda em negociação.

Próxima à linha do Equador, a localização de Alcântara é excepcional para o lançamento de satélites. Tem a vantagem também de se situar próxima ao litoral, o que favorece o descarte, no mar, de estágios e de material de eventual acidente. Mas também obedece ao regime amazônico de chuvas: ou seja, obras na região têm que ser realizadas nos seis meses de seca.

Peixes foram despejados na Baía de Paranaguá, afirma a Polícia Ambiental

GP

Os peixes que apareceram mortos na Baía de Paranaguá, no Litoral de Paraná, foram despejados no local por um navio pesqueiro. Essa é a conclusão a que chegaram o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Polícia Ambiental, após consultarem as análises feitas pelo Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (CEM-UFPR). O fato será confirmado em uma reunião na prefeitura de Paranaguá na tarde desta segunda-feira (10), às 16h30.

De acordo com o capitão Durval Tavares Júnior, comandante da companhia de Polícia Ambiental do Litoral, a nota técnica dos pesquisados do CEM-UFPR que confirma o que até então era uma hipótese - de que os peixes foram descartados na baía - também será apresentada na reunião desta segunda.

O comandante da companhia de Polícia Ambiental do Litoral afirmou que as análises feitas na sardinha-xingó pelo CEM-UFPR indicaram que os animais não estavam doentes.

Além disso, não foram encontrados resquícios de produtos químicos nas amostradas de sardinha estudadas, o que descarta a hipótese de que a mancha verde que foi vista na água (em 27 de dezembro) tenha ocasionado a mortandade. “O CEM concluiu ainda que algas tóxicas não causaram a mortandade dos peixes”, afirmou o capitão Tavares.

Um inquérito foi aberto para investigar o caso e a agora a Polícia Federal quer descobrir quem despejou os peixes na Baía de Paranaguá.

Número oficial

Cinco toneladas de peixes foram encontrados mortos na Baía de Paranaguá, de acordo com os órgãos ambientais, que não confirmaram os dados repassados pelos pescadores. A estimativa feita pelo presidente da Federação das Colônias de Pescadores de Paranaguá, Edmir Manoel era de que cerca de 60 toneladas de peixes tinham aparecido mortos na baía desde 30 de dezembro.

Nota oficial do IAP

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou uma nota oficial na tarde desta segunda-feira (10) afirmando que o descarte é a hipótese mais provável para explicar a aparecimento de sardinhas-xingó mortas na Baía de Paranaguá. Segundo o órgão, a tese é reforçada pelo fato de que os peixes não teriam interesse comercial por causa do tamanho. A nota foi feita em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Batalhão de Policia Ambiental e a Coordenadoria Regional de Defesa Civil.

Um navio pesqueiro foi visto perto da Ilha do Mel na madrugada de 29 para 30 de dezembro e isso também reforça a hipótese de descarte, segundo os órgãos ambientais. Pescadores de Paranaguá passaram a sentir cheiro forte na água no último dia 30 e desde então os animais apareceram mortos.

Escotismo: Representações de 140 países em Curitiba




De hoje até sexta-feira, Curitiba será a capital mundial do escotismo. Mais de mil representantes do movimento participam da 39.ª Conferência Escoteira Mun­­dial, uma espécie de “assembleia geral” do escotismo. Durante o encontro, questões ligadas ao movimento – que tem mais de 30 milhões de participantes pelo mundo – serão debatidas por associações escoteiras nacionais de 140 países. O objetivo da conferência é promover a unidade, a integridade e o desenvolvimento do movimento escoteiro mundial. Durante a semana, serão formuladas políticas mundiais para o movimento.

De acordo com Paulo Sala­­muni, conselheiro da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), e um dos organizadores do evento, que acontece no Estação Con­­vention Center, é a primeira vez que a conferência acontece na América do Sul. “Para o país, mas principalmente para Cu­­ritiba, é uma honra receber um evento mundial deste porte, com esta infraestrutura. Serão seis traduções simultâneas”, afirma. Para Salamuni, é um evento histórico, que engrandece o escotismo e traz benefícios, como investimento nos grupos e nos jovens e na divulgação do movimento.

Dengue: Antes de viajar, evite criação de focos do mosquito


Os moradores podem e devem ajudar Curitiba a continuar livre da dengue até quando estão viajando. Isso porque, antes fechar o imóvel e sair de férias, é necessário checar se ele está livre das condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti – o mosquito transmissor do vírus causador da doença.

O alerta – válido também para as empresas e entidades que adotam o sistema de férias coletivas - é do veterinário do Programa Municipal de Combate à Dengue, Eric Koblitz.

Ao fazer o check list do local, orienta Koblitz, é importante observar se estão vedados todos os pontos em que a água pode se acumular e servir de criadouro ao inseto. Vasos de plantas com excesso de água que se acumula nos pratinhos, ralos internos e tanques e pias com torneiras pingando são alguns deles.

No caso dos vasos, é necessário providenciar areia para os pratinhos e, assim, garantir que o excesso de água será absorvido. As torneiras devem ser bem fechadas e, se estivem estragas, serem consertadas ou substituídas.

Já os ralos internos de todos os ambientes precisam ser vedados porque, logo abaixo da grade, pode restar um pouco de água suficiente para as larvas do mosquito se desenvolverem.

Outro cuidado importante é manter os vasos sanitários com a tampa abaixada. “No dia-a-dia, quando eles são normalmente usados, isso não é tão necessário porque a válvula de descarga é acionada muitas vezes e inviabiliza a postura dos ovos. Já na ausência dos moradores, quando a descarga não será usada por vários dias, o vaso precisa estar fechado para não virar criadouro também”, explica.

O mesmo vale para os tanques de lavar roupa a céu aberto, que podem se transformar em depósito de água da chuva.

Fora de casa - No ambiente externo, não podem ser esquecidos caixa d’água, calhas, jardins e quintais. As caixas d’água precisam ficar fechadas o ano inteiro e ser limpas a cada seis meses. Para não acumular água da chuva em alguns setores do telhado, é importante desobstruir as calhas.

Os jardins e quintais, por fim, devem ser rastreados para quem não haja objetos que possam acumular água. Tampas de refrigerante e brinquedos escondidos sob arbustos, baldes e pneus velhos esquecidos pelo terreno são alguns exemplos de armadilhas que precisam ser eliminadas.

Eito o check list, Eric Koblitz chama a atenção dos viajantes para outro cuidado importante: proteger-se da dengue fora de Curitiba.
“Não podemos nos esquecer de que, se a nossa cidade não tem casos locais da doença, infelizmente eles são comuns fora daqui. Por isso, repelentes, roupas que cubram principalmente as pernas e hospedar-se em locais onde haja telas nas janelas e portas são medidas indispensáveis”, diz.

O alerta se justifica porque o número de moradores de Curitiba contaminados em viagens de trabalho e lazer aumentou doze vezes de 2009 para 2010.

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DÁ POSSE A DELEGADO GERAL DA POLÍCIA CIVIL



O secretário da Segurança Pública, Reinaldo Almeida Cézar, participa nesta quarta-feira (12), às 17h, na Escola Superior de Polícia Civil, Vila Izabel, da transmissão de cargo de Delegado Geral da Polícia Civil, em Curitiba. Assume o delegado Marcus Vinicius Michelotto em substituição ao Delegado Jorge Azor Pinto.

Serviço:

Data: 12/01/2011 (quarta-feira)

Horário: 17 horas

Local: Escola Superior de Polícia Civil - Rua Tamoios, 1200 Vila Izabel

Luiz Salvador é homenageado pela defesa de presos políticos


O advogado Luiz Salvador foi homenageado pela Câmara dos Deputados por sua atuação, nas décadas de 60 e 70, na defesa de presos políticos. A homenagem foi proposta pelo deputado José Mentor (PT-SP).

Na década de 70, Salvador defendeu 13 dos 65 presos políticos no Paraná. Segundo ele, "foi uma experiência incrível", apesar de a "época ter sido muito difícil por causa da atuação da polícia política". "Nesse período turbulento, cheguei a ser afastado do cargo de presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba, por ordem do ministro Barata e Silva. Meu 'pecado' foi lutar pela liberdade e autonomia sindical, contra o FGTS, contra os decretos-lei que aviltavam os salários, não permitindo livre negociação salarial e condições de vida melhores para a categoria", lembrou.

Atualmente, Salvador é diretor de Internet da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat) e presidente da Comissão de Informações Legislativas da Associação Latino-americana de Advogados Trabalhistas (Alal).

Segundo o presidente da Alal, Luis Carlos Moro, a homenagem foi um "justo reconhecimento para colegas que, anonimamente, lutaram de forma solidária e compromissada em favor dos direitos humanos". Moro afirmou, ainda, que Salvador é um "advogado trabalhista combativo, franco, leal, companheiro de lutas e um batalhador pelas causas em favor do ser humano"

"Tenho certeza de que todos nós, pela homenagem ao Salvador, formos também homenageados", declarou o presidente da Alal.

Mais história

O advogado disse que, em 1970, houve diversas prisões de militantes do PCB no Brasil -- foi a chamada operação Bandeirante. Segundo ele, o motivo de tantas prisões "ficou claro no transcorrer do processo". "É que até então, somente a Arena ganhava as eleições. De repente, o MDB, ganhou as eleições. O PCB ajudou o MDB a ganhar as eleições distribuindo muitas cópias da proposta política do partido para o pessoal do campo. Com a ajuda de um mimeógrafo feito de bambu, de custo baratíssimo, milhares de folhetos de denúncias foram distribuídos à população", afirmou.

De acordo com Salvador, o mote da campanha na época era a luta contra as multinacionais que, com a mecanização e o uso de agrotóxicos, "expulsaram do campo milhares de trabalhadores, jogando-os na beira das estradas, sem emprego e em condições miseráveis". "Essas pessoas, sem preparo, passaram a ir morar debaixo de pontos, fazendo invasões em terrenos próximos às cidades (favelas). Atualmente, os que não estão em favelas, continuam no movimento de retorno a terra (MST)", declarou.

"Então, naquela época, passamos a contar com a simpatia e amizade dos presos políticos do Paraná, porque todos os dias, pela manhã, íamos à prisão onde estavam, levando-lhes as boas novas do dia, incluindo jornais e revistas. Quando estávamos chegando, era uma festa. Até parecia que estávamos lhes concedendo um 'alvará de soltura'", relembrou o advogado.

Presidente da Cohapar faz reunião de trabalho com funcionários da sede


O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, fez a primeira reunião de trabalho com todos os funcionários da sede da Companhia para apresentar as metas da nova gestão. Participaram do encontro os diretores Administrativo- financeiro, Agostinho Creplive Filho, de Obras, Luciano Valério Bello Machado, de Projetos, Jocely Maria Thomazoni Loyola, e de Relações Institucionais e Comunitárias, Nelson Cordeiro Justus,

Segundo Mounir, o mais importante é a colaboração de todos os funcionários para que a Cohapar possa ser a melhor companhia de habitação do país. “Hoje a sociedade está descrente, não acredita mais na Cohapar, e é isso que vamos mudar. Devemos uma resposta para o povo e é para isso que estamos aqui, para reverter este quadro. Tenho certeza que temos um time que vai fazer da Cohapar a melhor companhia de habitação do Brasil e atender a expectativa de quem precisa de uma nova moradia”, disse.

O presidente disse ainda aos funcionários que o novo governo está apostando nas parcerias e que outros órgãos estão investindo na Cohapar. “Nossa prática é de união e trabalho conjunto, temos boa vontade e vamos batalhar para termos sempre responsabilidade e reciprocidade. Mas é importante deixar claro que precisamos sempre fazer a nossa parte para manter as boas parcerias”.

Mounir destacou aos funcionários que todos farão parte da administração nesta nova gestão. “Vamos trabalhar com objetivos claros, com metas determinadas e com a participação ativa de todos”.

A Cohapar vai atuar na execução de casas nas cidades do interior e também moradias rurais. Além disso, há uma forte preocupação com a questão da titulação e regularização fundiária. “É importante trazer a legalidade para o Estado. Também vamos tratar de melhorias, atuaremos mesmo nas áreas onde não serão construídas novas casas”, disse Chaowiche.

Todos os diretores agradeceram pela confiança e pediram apoio aos funcionários, ressaltando que a participação de todos é muito importante para a construção de uma Cohapar sólida e competente.

Com o Michelle Caputo e sua equipe teremos de volta enquanto prioridade máxima da SESA o sanitarismo no Paraná

Na segunda feira da semana passada fui prestigiar a posse de alguns amigos secretários e tive gratas surpresas ao ver o engajamento dos servidores em relação às novas gestões, o que além do respeito e alta expectativa em relação aos novos dirigentes também demonstra o grau de rejeição destes servidores com os que saíram e quanto estava desgastada a relação dos mesmos com o antigo governo.

Na Secretaria de Saúde, que foi uma das melhores posses, a alegria dos servidores era evidente e em um espaço que comportaria no máximo 300 pessoas estava presente um público de mais de mil, todos ansiosos para ouvir a fala do atual secretário Miquelle Caputo, Que além de ser, tal qual a maioria do público presente, um sanitarista é também prata da Casa.

Era tanta gente amontoada naquele corredor do primeiro andar que para quem estava no meio da multidão, o que foi o meu caso, a tarefa biológica de respirar ficou quase que impossível e sair dali mais impossível ainda, já que havia uma média de 4 pessoas por metro quadrado. Depois da posse, as duras penas, consegui cumprimentar o amigo Michelle, pois a fila para os cumprimentos o secretário e amigo de todos os presentes era infindável.

Na quinta feira, perto das 19h00 passando por perto da Secretária da Saúde resolvi dar uma passada para ter um dedo de prosa com o Caputo e lá chegando vi o secretário vestindo uma camiseta conversando com os trabalhadores que estavam montando a sala que será usada para centralizar o controle das endemias e entre elas a dengue, que do ponto de vista da saúde pública hoje leva o “status” de epidemia, pois o descaso do governo passado fez com que somente os casos identificados da doença em 2010, fora os que não foram detectados, atingissem o absurdo número 33.056 pacientes, sendo que entre estes 15 pessoas morreram por conta das complicações. No governo passado a sala que abrigava os responsáveis pelo controle de endemias era isolada em um canto da Secretaria e hoje a diferença é que ela, bem equipada, se localiza junto ao gabinete do secretário. Hoje, 56 municípios do Paraná estão em situação de alerta, sendo Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Jacarezinho e Sarandi os que mais preocupam. Miquelle afirmou:

“Não queremos mais repetir os dados de 2010. As 15 mortes por dengue registradas no último ano poderiam ter sido evitadas. O que temos sentido é que faltou planejamento e gestão em todas as áreas”

A diferença de postura entre os velhos e o novo secretário é que este é um sanitarista ideologicamente comprometido com a Saúde Pública, pois os que antes o sucederam no governo do PMDB tinham como origem a iniciativa privada, a medicina das especialidades que visa o lucro e não o que é geral. A escola do Miquelle é a da CEBES, a dos pioneiros na discussão como na implementação do sanitarismo no Brasil, cujos grandes quadros tiveram origem na formação sobre Saúde Pública ocorrida no interior do Partidão. Graças a estes quadros militantes é que hoje temos estruturado o SUS, que apesar de necessitar avançar ainda mais é para o resto do mundo um exemplo de sistema de Saúde Pública, sendo atualmente copiado até pelos EUA, a maior potência do mundo.

Enquanto esperava para conversar com o Miquelle proseei um pouco com um antigo funcionário e este me disse que o secretário estava trabalhando das 8h00 até as 22h00 e que este até estava almoçando (lanches) na própria Secretaria.

Generoso o Michelle, mesmo atarefado do jeito que estava, foi educado e me recebeu em sua sala por cerca de 30 minutos, mas não que o tempo fosse exclusivo para mim, o que entendi muito bem, pois no meio da nossa conversa ele recebeu a devolução de um telefonema que havia dado para o secretário da Saúde da Bahia e o assunto a ser tratado era o envio emergencial de um empréstimo de remédios para o tratamento da dengue, pois os ex-dirigentes, mais preocupados na construção dos hospitais inacabados haviam deixado a Secretaria sem estoque. Ainda hoje não existe a vacina contra a doença a disposição da população, já que em fase de teste ela só será distribuída em massa pelo governo federal somente a daqui a quatro anos.

Na posse do Michelle, em seu discurso de despedida, o Moreira, além dos auto-elogio, em vez de falar em controle de endemias, em atenção primária a saúde, em programa de gestantes, em programas de saúde para idosos, etc. priorizou falar do que mais gosta, do que mais entende, dos 832 transplantes de córnea realizados em sua gestão. Já o discurso do Michelle apontou o quanto será árdua a tarefa de reconstruir as práticas sanitaristas na Secretaria, hoje, além de endividada (50.000.000,00), sem estoque de medicamentos, etc., do ponto de vista de suas tarefas sanitaristas primordiais totalmente fora de rumo.

A chefe de gabinete do Miquelle Caputo é a Dra.Maria Goretti, que também exerce o cargo de presidenta da Associação Brasileira de Enfermagem. Ela, tal qual o Michelle, é outro grande quadro entre os sanitaristas no Brasil.

Elio Gaspari: Ministério da Saúde precisa de uma UPP


O Ministério da Saúde precisa de uma Unidade de Polícia Pacificadora. Logo num setor ao qual doutora Dilma prometeu prioridade instalou-se uma briga digna do Morro do Alemão.

Facções petistas consumiram a primeira semana de governo trocando tiros com o comando do PMDB pelo domínio da área.

No centro do conflito estão dois pontos, a Secretaria de Atenção à Saúde e Fundação Nacional de Saúde.

Um cidadão desatento poderia supor que a divergência envolve concepções antagônicas de políticas públicas. Infelizmente não é esse o caso. Envolve verbas, e só verbas.

A SAS tem um cofre com R$ 45 bilhões. O da Funasa é de R$ 5 bilhões. Isso, para não se falar na briga pelos teclados reguladores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O novo ministro, Alexandre Padilha, é um médico infectologista, com doutorado no comissariado petista.

Como secretário de Relações Institucionais do governo anterior deixou no Congresso a memória de um negociador que opera o varejo com a musculatura de um estivador do atacado.

O doutor Padilha assumiu com um discurso de 9.000 palavras no qual consumiu 1.600 num blá-blá-blá de saudações.

Prometeu a criação de um desejável indicador para que se possa medir a eficiência dos serviços de saúde pública, mas ficou devendo os detalhes. Até porque disse coisas assim:

‘Acredito, inclusive, que este indicador não precise ser de níveis de gestão, ele pode ser de níveis de gestão’.

Ou ainda: ‘A contradição é que o SUS é ainda uma referência de modelo de pactuação e estruturação, de uma política pública interfederativa para outros sistemas’. Madame Natasha teme que tenha surgido uma nova moléstia, o padilhês.

Se o comissário quer criar um indicador a partir do qual se possa avaliar a qualidade do serviço da sua pasta, poderia começar contando o que aconteceu com o Cartão SUS.

Trata-se de uma herança maldita tucano-petista que torrou R$ 400 milhões prometendo um plástico para cada cidadão capaz de conectá-lo ao seu histórico médico.

Se quiser evitar a discussão do que se fez de errado, pode contar o que pretende fazer de certo.

Delegados pedem PF forte e alertam: 'Não há política de segurança pública''


Fausto Macedo/AE

Em carta ao ministro José Eduardo Martins Cardozo (Justiça), delegados da Polícia Federal expõem ansiedades e aflições da classe e colocam à mesa uma pauta de metas e ações que reputam vitais para o futuro da corporação. O documento "PF e a segurança pública" foi produzido pelo Sindicato dos Delegados da PF em São Paulo, Estado onde a corporação detém maior contingente de homens.


São cinco páginas nas quais os delegados pontuam medidas para o combate ao crime organizado. A carta não guarda um gênero hostil, nem de cobranças. Adota uma linha de sugestões, distribuídas em nove capítulos.

Alguns aspectos são abordados com maior preocupação e intensidade - falta de recursos, quadros reduzidos, as fronteiras extensas e desprotegidas e necessidade de valorização da área de inteligência para ampliar o cerco a fraudadores do Tesouro, narcotraficantes e o mercado negro de armas.

"Não existe no Brasil uma política de segurança pública, o que enfraquece e desvirtua a atuação do Estado no combate ao crime organizado", assinala o texto, formalmente subscrito pelo delegado Amaury Portugal, presidente do sindicato e diretor regional da Associação Nacional dos Delegados da PF.

Embora não preparado pela administração geral da PF, o documento expressa pensamentos e pleitos da maioria dos delegados, mesmo daqueles que não são ligados ao sindicato. Os federais ressaltam que sua pretensão é alertar o governo para pontos vulneráveis da instituição que tem a missão constitucional de combater a corrupção e desvios de recursos públicos.

"O ideal seria que a PF tivesse poder de requisição de contingentes de outras forças policiais e militares para execução de operações, como ocorre com o FBI (a polícia federal dos EUA) que, inclusive, pode avocar qualquer procedimento policial em todo o território americano", propõem.

"A troca de informações e inteligência entre as várias forças, inclusive a Agência Brasileira de Inteligência, deveria ser centralizada na PF que atuaria como base estratégica para operações conjuntas em todo o País", recomendam. "Sem medidas contundentes, enérgicas e bem coordenadas envolvendo todas as forças, logo poderemos conviver com Estados paralelos, dominados pelo crime organizado."

Ação conjunta das polícias para ocupação do Complexo do Alemão, no Rio, é citada. "Somente a integração e o planejamento operacional de várias forças, inclusive Exército, Marinha e Aeronáutica, possibilitou a tomada dos morros cariocas. Sem uma base única doutrinária e de planejamento nunca manteremos essa escalada contra o crime."

Abandono. Falam do "abandono" dos federais de fronteiras - em novembro, dois agentes em uma lancha sem blindagem da PF foram fuzilados por traficantes peruanos em um afluente do Amazonas. "Os policiais que trabalham nessas regiões estão completamente abandonados, sem cobertura de contingentes das forças militares que deveriam estar sob requisição da PF. Situação é caótica."

Os federais mencionam a Operação Cobra, desencadeada em 2000 para o combate permanente na Amazônia contra o tráfico e a guerrilha colombiana. "A PF contou com o apoio do governo americano, com ajuda financeira de US$ 12 milhões e a compra de avião e helicóptero. Até 2007, atuavam na Cobra 120 policiais federais, hoje 20 agentes estão nessa operação."

Disputa eleitoral de 2012 já começou


Fonte: Roger Pereira/JORNAL ESTADO DO PARANA


Ducci: forte aliado do Beto - Hauly: importante e forte alternativa - Quinteiro: uma grande alternativa para os Barros

A eleição do ano passado alterou a composição dos grupos políticos paranaenses e pode ter reflexo nas eleições municipais do ano que vem. Antes aliados, PDT e PSDB, teoricamente rompidos após a disputa entre Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT), tendem a estar em lados opostos.
Refazendo as alianças, o grupo que conquistou o governo do Estado (formado por PSDB, DEM, PPS, PSB e PP, entre outros) precisará buscar novos nomes para administrar, também, os principais municípios paranaenses. E alguns nomes podem sair, inclusive, da equipe que Beto Richa acabou de montar ou dos parlamentares eleitos pela coligação.

O novo secretário de Relações com Comunidade, Wilson Quinteiro (PSB), por exemplo, já desponta como um nome forte para a disputa das eleições municipais em Maringá, tendo, inclusive, o apoio do secretário de Indústria e Comércio Ricardo Barros (PP).
Hoje, Maringá é comandada pelo irmão de Ricardo, Sílvio Barros (PP), que, em segundo mandato, não poderá disputar a reeleição, assim como nenhum parente seu.
Com isso, Quinteiro, que disputou as eleições de 2008 e foi eleito deputado estadual no ano passado, passaria a ser o nome do grupo. O seu mais forte concorrente seria Ênio Verri (PT), da coligação que apoiou Osmar Dias ao governo.

Outro nome certo do grupo nas eleições do ano que vem é o do deputado estadual eleito César Silvestri Filho (PPS) em Guarapuava. Filho do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, César Silvestri Filho (PPS), o jovem deputado chega à Assembleia já com planos de tornar-se prefeito, e o aval da coligação.

Para Londrina, a aliança tem dois nomes na equipe de governo: o secretário de Fazenda, Luiz Carlos Hauly, e o diretor da Sanepar Antonio Carlos Salles Belinati (PP), filho do ex-deputado Antonio Belinati, que mesmo com o registro cassado pela Justiça Eleitoral foi o mais votado nas eleições municipais de 2008.
Antonio Carlos foi candidato a deputado estadual, mas não se elegeu. Enquanto um carrega o sobrenome polêmico, mas popular, Hauly para disputar nova eleição precisa superar o trauma da derrota dupla sofrida em 2008, quando perdeu para Belinati o segundo turno e, após a decisão do Supremo Tribunal Federal, perdeu a eleição suplementar para o atual prefeito, Barbosa Neto (PDT), no ano seguinte. Foi a quarta tentativa de Hauly de ser prefeito de Londrina.

Em Ponta Grossa, o prefeito Pedro Wosgrau (PSDB) também encerra seu segundo mandato e a alternativa para a coligação seria tentar atrair os antigos adversários locais, os irmãos Marcelo Rangel ou Sandro Alex (hoje deputados estadual e federal, respectivamente), do PPS, numa situação inversa à da capital, onde ao invés de unir antigos rivais, o grupo político tem a tarefa de evitar o rompimento entre o prefeito Luciano Ducci (PSB) e o deputado federal Gustavo Fruet (PSDB): ambos querem ser candidatos a prefeito de Curitiba.

As situações mais delicadas para o grupo de Beto Richa estão nos três principais municípios administrados pelo PDT de Osmar Dias. Paulo MacDonald (Foz do Iguaçu), Edgar Bueno (Cascavel) e José Baka Filho (Paranaguá) foram eleitos com o apoio do PSDB e dos demais partidos. Agora, a chapa terá de buscar um nome alternativo, principalmente em Cascavel, onde Bueno deve disputar a reeleição.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles