segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Governo brasileiro quer repatriar cientistas que atuam no exterior

UOL

O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, disse nesta segunda-feira que pretende desenvolver mecanismos para que o país mantenha diálogo permanente e mesmo repatrie cientistas brasileiros que atuam em instituições no exterior.

"Temos que criar uma rede dessa inteligência brasileira no exterior, uma rede em que eles [cientistas] se relacionem com o Brasil para participar de projetos no país e abrir uma porta para aqueles que quiserem voltar", disse o ministro durante visita ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos (SP).

De acordo com Mercadante, apenas em universidades dos EUA atuam cerca de 3.000 professores brasileiros.

O ministro também afirmou que o governo pretende aproveitar a crise econômica que afeta alguns países desenvolvidos para atrair ao Brasil técnicos e cientistas que enxerguem aqui oportunidade de crescimento.

"Tem muitos países desenvolvidos em ciência e tecnologia que estão em crise econômica severa e há um grande interesse no Brasil hoje porque o país está se posicionando muito bem em termos de perspectiva de futuro."

Ele disse que será montado um comitê de busca desses profissionais e que serão estudadas políticas de incentivo para que venham atuar no Brasil. Segundo ele, a prioridade vai ser a repatriação de cientistas brasileiros.

1 comentários :

Hadriano disse...

Bom, ele vai economizar na minha passagem! Voltei em 2010 com um projeto de pesquisa por mim elaborado enquanto na Italia com o objetivo de estabelecer uma cooperação internacional Brasil-Itália. Por suposta falta de recursos dos parceiros brasileiros da UFPR fiquei sem qualquer subsídio para sobreviver no Brasil, sem projeto e sem a conexão com a Europa que me permitiria visitar o filho. Agora eu pergunto: É esse o apoio que se dará aos brasileiros que voltarem?
mais dados no blog http://hadriano66.blogspot.com/2011/03/os-numeros-nao-mentem-coming-up.html

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles