segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Dengue: Antes de viajar, evite criação de focos do mosquito


Os moradores podem e devem ajudar Curitiba a continuar livre da dengue até quando estão viajando. Isso porque, antes fechar o imóvel e sair de férias, é necessário checar se ele está livre das condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti – o mosquito transmissor do vírus causador da doença.

O alerta – válido também para as empresas e entidades que adotam o sistema de férias coletivas - é do veterinário do Programa Municipal de Combate à Dengue, Eric Koblitz.

Ao fazer o check list do local, orienta Koblitz, é importante observar se estão vedados todos os pontos em que a água pode se acumular e servir de criadouro ao inseto. Vasos de plantas com excesso de água que se acumula nos pratinhos, ralos internos e tanques e pias com torneiras pingando são alguns deles.

No caso dos vasos, é necessário providenciar areia para os pratinhos e, assim, garantir que o excesso de água será absorvido. As torneiras devem ser bem fechadas e, se estivem estragas, serem consertadas ou substituídas.

Já os ralos internos de todos os ambientes precisam ser vedados porque, logo abaixo da grade, pode restar um pouco de água suficiente para as larvas do mosquito se desenvolverem.

Outro cuidado importante é manter os vasos sanitários com a tampa abaixada. “No dia-a-dia, quando eles são normalmente usados, isso não é tão necessário porque a válvula de descarga é acionada muitas vezes e inviabiliza a postura dos ovos. Já na ausência dos moradores, quando a descarga não será usada por vários dias, o vaso precisa estar fechado para não virar criadouro também”, explica.

O mesmo vale para os tanques de lavar roupa a céu aberto, que podem se transformar em depósito de água da chuva.

Fora de casa - No ambiente externo, não podem ser esquecidos caixa d’água, calhas, jardins e quintais. As caixas d’água precisam ficar fechadas o ano inteiro e ser limpas a cada seis meses. Para não acumular água da chuva em alguns setores do telhado, é importante desobstruir as calhas.

Os jardins e quintais, por fim, devem ser rastreados para quem não haja objetos que possam acumular água. Tampas de refrigerante e brinquedos escondidos sob arbustos, baldes e pneus velhos esquecidos pelo terreno são alguns exemplos de armadilhas que precisam ser eliminadas.

Eito o check list, Eric Koblitz chama a atenção dos viajantes para outro cuidado importante: proteger-se da dengue fora de Curitiba.
“Não podemos nos esquecer de que, se a nossa cidade não tem casos locais da doença, infelizmente eles são comuns fora daqui. Por isso, repelentes, roupas que cubram principalmente as pernas e hospedar-se em locais onde haja telas nas janelas e portas são medidas indispensáveis”, diz.

O alerta se justifica porque o número de moradores de Curitiba contaminados em viagens de trabalho e lazer aumentou doze vezes de 2009 para 2010.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles