segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Atividades de contraturno serão ampliadas nos colégios estaduais


A participação da comunidade nas atividades das escolas estaduais foi defendida pelo secretário de Estado da Educação, o vice-governador Flávio Arns, em entrevista à rádio do governo nesta segunda-feira (10). “Vamos investir em parcerias para oferecer atividades de contraturno e profissionalização aos estudantes da rede pública”, disse. De acordo com Arns, já estão em andamento negociações com o Senac, Senai Sesi, Senar e a Fecomércio, além das cooperativas paranaenses.

A contratação dos servidores e professores também deve ganhar agilidade. O secretário informou que cerca de 30 mil contratos para professores e funcionários serão realizados em janeiro. “Queremos, na sequência, contratar os professores e funcionários aprovados no concurso de 2007, com validade até 2012, e reduzir a necessidade das contratações de temporárias”, explicou.

Arns definiu como meta fazer uma boa gestão da educação, com professores e funcionários concursados nas escolas, plano de carreira, salário e condições de trabalho aos profissionais. “Vamos valorizar professores e funcionários, confiando nessas pessoas que dão o melhor de si para que a educação seja de qualidade”, afirmou.

Arns informou também que haverá investimento na qualidade da formação inicial e continuada dos professores, e a parceria com as instituições de ensino superior tende a ser ampliada neste governo. A implantação de 500 escolas em período integral está prevista até o final do atual mandato.

“E vamos trabalhar nas atividades de contraturno enquanto não tivermos a escola de período integral. Há entidades competentes com que pretendemos trabalhar para que a criança e o jovem tenham esporte, teatro, música, reforço escolar, enfim o tempo ocupado com atividades saudáveis durante o dia”, ressaltou.

INFRAESTRUTURA – O secretário da Educação definiu a atual infraestrutura como precária e admitiu que ainda há escolas onde podem faltar professores efetivos, que necessitem da adoção de turnos intermediários. Arns informou que está realizando um levantamento das escolas estaduais para definir as prioridades para reformas, ampliações e construções.

“Queremos que todas as escolas sejam agradáveis bonitas, aconchegantes e prazerosas para que haja um bom ambiente e para que a educação, também nesse aspecto, seja de boa qualidade”, afirmou.

A participação de pais e professores, e a abertura da escola para a comunidade foram valorizadas pelo secretário. “Vamos deixar muito claro que queremos que, com a participação de todos, a educação paranaense seja a melhor escola do Brasil”, disse. Ele incentivou os pais a fazer contato com a Ouvidoria da Seed, que vai ser reestruturada para efetivamente escutar os anseios da comunidade escolar.

“O instrumento mais forte para um futuro melhor para nossos filhos e filhas é a educação de qualidade ao longo de toda a formação do estudante, desde as séries iniciais ao final do ensino médio”, disse.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles