sexta-feira, 20 de julho de 2012

Estudantes decidem desocupar a reitoria da UFPR


Os estudantes que ocupavam a Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), desde o dia 3 de julho, decidiram deixar o prédio em assembleia na manhã desta sexta-feira.
Os alunos devem desocupar o prédio às 14 horas.
Uma reunião dos estudantes com a diretoria da universidade está marcada para às 16 horas desta sexta-feira.
Já os professores da UFPR e da Unila reprovaram a proposta de reajuste salarial do governo federal e decidiram manter a greve em assembleia na tarde de quinta-feira.
A paralisação já dura mais de dois meses. No Brasil, docentes de mais de 20 instituições em greve já tomaram a mesma decisão, de acordo com os sindicatos. (GP)

Em nota de protesto, DCE criticou ocupação da Reitoria



Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou nesta quinta-feira (5) uma nota de protesto contra a ocupação da Reitoria feita por cerca de cem alunos na última terça-feira (3). No texto, o DCE considera o ato antidemocrático e precipitado que banaliza “o instrumento de ocupação dos espaços públicos”.
“Estamos cientes das conquistas alcançadas por elas [as ocupações]. Porém, interpretamos a ocupação ocorrida no dia 03/07 como um ato antidemocrático e precipitado”, diz a nota. A decisão de ocupar a Reitoria, continua o texto, “foi tomada às pressas, sem uma consulta efetiva aos estudantes” e o grupo responsável por ele “tem agido e tomado decisões de maneira opressora, sem considerar a opinião dos representantes do DCE ou qualquer outra”.



A ocupação, para o DCE, “exalta o individualismo, o corporativismo e a desmobilização da maioria dos estudantes para a luta”.
Segundo o DCE, “posto que a gestão administrativa da universidade não havia se recusado a negociar antes desta ocupação, compreendemos que os estudantes que impulsionaram este ato o fizeram com intuito de reforçar a banalização do instrumento de ocupação dos espaços públicos, levando o movimento estudantil a um afastamento da sociedade e acabando por desmobilizar os próprios estudantes”.
De acordo com o DCE, foram vários os motivos que levaram à publicação da nota. “Em primeiro lugar, alguns meios de comunicação e representantes da sociedade começaram a vincular o ato ao DCE, o que é um grande equívoco”, afirmou Bruno Lopes, um dos coordenadores do diretório.
Depois, como as negociações com a universidade já estavam avançadas, muitos universitários veem na motivação do ato outros interesses, que não os estudantis. Além disso, a nota tem o objetivo de esclarecer os alunos que estão longe da universidade. “Como estamos em um período turbulento, greve e período de férias, temos poucos estudantes na instituição e é preciso deixá-los informados”, acrescentou Bruno. (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles