terça-feira, 21 de junho de 2011

Assembleia autoriza comissão para investigar Usina de Mauá

A Assembleia Legislativa aprovou, na segunda-feira, requerimento autorizando a instalação da Comissão Especial de Investigação (CEI) para analisar o cumprimento dos fatores condicionantes estabelecidos na licença ambiental para a instalação da Usina Hidrelétrica de Mauá.

O requerimento, de autoria do deputado Rasca Rodrigues (PV), explica que a Comissão será composta por sete parlamentares e terá prazo de 90 dias – prorrogáveis por sua metade – para concluir o esclarecimento de dúvidas em relação às obras e apresentação de um relatório final.

Secretário de Meio Ambiente na época do licenciamento ambiental da Usina de Mauá, Rasca diz ter recebido denúncias que apontam o não cumprimento de uma série de termos estabelecidos com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). "Eu dei a licença para a construção desta usina e não estou vendo o cumprimento de uma série de itens acordados, especialmente em relação aos assentamentos", disse.

De acordo com o ex-secretário, foram estabelecidas 71 condicionantes no momento da emissão da licença ambiental, como as não conformidades relacionadas à execução das operações previstas no Programa de Recuperação de Áreas Degradadas, no Programa de Limpeza da Bacia de Acumulação, no Programa de Monitoramento da Qualidade da Água e na execução do Programa de Conservação de Flora e Fauna.

A obra da Usina Hidrelétrica Mauá, a maior em andamento no Paraná, está sendo construída no rio Tibagi, entre Telêmaco Borba e Ortigueira. A casa de força ficará na margem direita do Tibagi, no município de Telêmaco Borba. Cerca de 90% da obra já foi concluída.

A previsão é de que os equipamentos estejam funcionando até o final do ano. A potência instalada total da hidrelétrica será de 361 MW, energia suficiente para atender a cerca de um milhão de pessoas. A usina está sendo construída em conjunto com a Eletrosul Centrais Elétricas, por meio do Consórcio Energético Cruzeiro do Sul. (EP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles