terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Gravações mostram funcionário do Detran negociando valores para liberação de documentos

GM

Um esquema de comercialização de carteiras de habilitação no Detran de Maringá foi revelado através de gravações de telefones que, segundo o Ministério Público, envolve 45 pessoas no órgão, despachantes, motoristas e também com centros de formação de condutores.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) divulgou conversas telefônicas gravadas com a autorização da Justiça e que comprovariam o envolvimento de um funcionário do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) em um esquema de facilitação para obter e renovar carteiras nacionais de habilitação (CNHs). As gravações e a denúncia do esquema foram protocoladas nesta segunda-feira (10) na 3ª Vara Criminal de Maringá.

As conversas mostram um funcionário negociando valores para conseguir o documento e até mesmo quem não sabe dirigir, através de um pagamento, pode obter a licença.

Em uma das conversas, o funcionário, conhecido pelo apelido de Daco, negocia a renovação de carteira de motorista profissional. O motorista interessado questionou: “Do que precisa? Do que não precisa? Quanto é? Quanto não é? Fala pra mim.” Daco responde: “No EAR você vai gastar na taxa do Detran, R$ 88. Aí vai deixar os dos leão (risadas). Os do leão nós fazemos cenhão para você. Para não ficar caro. Custa duzentão”.

As gravações foram encaminhadas para a Justiça. O Ciretran de Maringá já foi alvo de investigação semelhante ocorrido em 2002.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles