terça-feira, 20 de setembro de 2011

Tropas leais a Gaddafi voltam a atacar em Bani Walid

Tropas leais ao líder deposto da Líbia Muammar Gaddafivoltaram a lançar ataques nos arredores de Bani Walid, neste domingo.

Os aliados do coronel mantiveram posições estratégicas no norte da cidade, 140 km a sudeste de Trípoli, de onde usaram morteiros e atiradores contra seus inimigos, que tentaram tomar Bani Walid na sexta-feira, mas foram forçados a bater em retirada.

Em outro reduto controlado pelas forças pró-Gaddafi, a cidade costeira de Sirte, as tropas contrárias ao coronel vêm ganhando posições.

Enquanto os combates continuam em várias frentes, o Conselho Nacional de Transição, que governa a Líbia interinamente, começou a discutir um novo gabinete.

Violência

Explosões e rajadas de metralhadoras foram ouvidas na manhã de domingo em Bani Walid, quando forças pró-Gaddafi começaram a atacar posições inimigas nos arredores da cidade.

Morteiros atingiram um prédio que abrigava as tropas contrárias ao coronel, assim como a entrada norte da cidade.

Um comandante anti-Gaddafi, Absalim Gnuna, disse à agência de notíciasReuters: – Lutamos a noite inteira. Cercamos a cidade por todos os lados numa faixa de 40 km. -

Gnuna disse também ter recebido ordens de tentar ajudar famílias presas na cidade a escapar.

Combatentes leais ao coronel atacaram posições inimigas nos arredores de Bani Walid

Combatentes de cidades vizinhas também teriam sido convocados para reforçar as unidades anti-Gaddafi em torno de Bani Walid.

Avanços

Em Sirte, a cidade natal do coronel, as forças contrárias a Gaddafi teriam feito avanços, mas os violentos confrontos continuam.

O Conselho Militar de Misrata, perto dali, informou que 24 combatentes anti-Gaddafi morreram no sábado e 54 ficaram feridos.

Um porta-voz do CNT, Abdul Rauf al-Mansuri, disse que suas tropas conseguiram controlar o aeroporto e uma grande base aérea na região, mas combatentes dizem que situação ainda não está consolidada.

Um professor que fugia de Sirte, Nouri Abu Bakr, disse à agência AP que as condições na cidade estão piorando, já que não há eletricidade e os estoques de alimentos e remédios estão acabando.

Muammar Gaddafi está escondido em um local desconhecido desde que as forças da oposição tomaram a capital, Trípoli, em agosto. (BBC)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles