terça-feira, 20 de setembro de 2011

Paraná tem sete entre os 100 mais influentes do Congresso

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou a lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. O Paraná tem sete nomes entre os 'cabeças', como são conhecidos os parlamentares que, segundo o DIAP, conseguem se diferenciar dos demais pela capacidade de conduzir debates, negociações e articulações políticas.

Dois deputados paranaenses foram citados como articuladores: o advogado Osmar Serraglio (PMDB) e o Rubens Bueno (PPS). Os outros cinco nomes elencados são classificados como debatedores: os senadores Alvaro Dias (PSDB) e Roberto Requião (PMDB), e os deputados Abelardo Lupion (DEM), André Vargas (PT) e Dr. Rosinha (PT).

A publicação do DIAP traz ainda uma lista com deputados considerados "em ascensão", onde constam três paranaenses: Alex Canziani (PTB), Eduardo Sciarra (PSD) e João Maia (PR).

Para a classificação e definição dos nomes que lideram o processo legislativo, o DIAP adotou critérios qualitativos e quantitativos que incluem aspectos institucionais (posto hierárquico), reputacionais (juízo que pessoas fazem sobre determinado ator político) e decisionais (capacidade de liderar e influenciar escolhas).

Foram entrevistados deputados e senadores, assessores das duas Casas do Congresso, jornalistas, cientistas e analistas políticos.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles