terça-feira, 20 de setembro de 2011

As radicais mudanças no jornal da manhã da Rede Massa

Eu, como telespectador diário dos telejornais da manhã, senti as profundas mudanças no “Jornal da Massa", que não ocorreram somente no nome, agora “Jornal da Manhã”, e no cenário clean, mas sim na formatação e no conteúdo.

Passar do nome de “Jornal da Rede Massa” para “Jornal da Manhã”, ou mudar o cenário pouco importa, mas mudar o conteúdo e a dinâmica da apresentação das notícias muda tudo. De um debate desengessado, democrático, onde os articulistas apresentavam a sua verdadeira opinião, muitas vezes divergentes, contraditórias e até divertidas, para uma formatação engessada. Agora o âncora Denian Couto, transformado em mero leitor do telepronter, “impõe” no discurso o ponto de vista dos donos da emissora. Isto foi uma mudança muito radical em relação ao conteúdo, já que o contraditório foi eliminado, o que deixa o telejornal empobrecido em relação ao debate das idéias, que pelo jeito não ocorrerá mais.

Para mim estas mudanças implicam em um alinhamento da emissora a um determinado posicionamento político, e pelo conteúdo do telejornal exibido hoje, será abertamente anti-governo estadual. Como começamos a viver um período pré-eleitoral isto é sintomático ao mostrar que para emissora o central é induzir de forma maniqueísta a informação a um determinado rumo. Antes os polêmicos Ogier Buchi, Ruth Bolognese, Denian Couto, Paulo Martins e Ernani Buchmann, cada um com seu ponto de vista político ideológico, eram que dava de forma apimentada o tom, mas pelo jeito o debate entre as idéias não ocorrerá mais, e isto não é bom. Do ponto de vista do conteúdo quem perde são os telespectadores, que a partir de agora terão uma informação monocórdia de pior qualidade.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles