terça-feira, 20 de setembro de 2011

O Melhor Emprego do Mundo

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Mãos à obra, o trabalho começou!

estou na estrada – e nos trilhos – desde o dia
Salve galera!! Assim como sugere o título,
14 de setembro, quando deixei nosso belo país tropical para trabalhar e curtir o velho continente. A minha missão, como muitos de vocês já sabem, será percorrer 10 países (Alemanha, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Rússia e Polônia) a fim de colher informações e atualizar o Guia O Viajante Europa (edições 9 e 10).

Antes de começar o blog em si, gostaria de contar-lhes porque o batizei como “O Melhor Emprego do Mundo”. A minha história no mundo, começou cedo. Aos 17 anos, resolvi terminar o colegial em um país diferente e parti para Alemanha, onde fiquei por seis meses. Após o retorno e uma breve passagem por Tupã (onde nasci e morei até os 17), mudei-me para Balneário Camboriú para, então, iniciar o curso de Turismo e Hotelaria. Na época, muitos não entendiam a finalidade do curso (outros ainda não entendem) e perguntavam se quando eu me formasse ia ficar viajando (dependendo do sentido estavam certos!) ou seria turista – ao invés de turismólogo. Durante a faculdade, trabalhei em Big Bear Lake, na Califórnia e realizei meu estágio final no Tropical Hotel Manaus. Após a formatura, fiquei meio sem saber o que fazer... Mas quando me deparei com um guia da Europa decidi imediatamente: “PRECISO fazer um mochilão”. Durante uma madrugada inteira, permaneci mergulhado naquele guia, folheando página por página até descobrir que ele não seria suficiente para suprir todas as minhas necessidades e vontades. Pesquisei e comprei a 6ª edição do Guia O Viajante Europa, onde encontrei informações muito mais de acordo com o que eu precisava (e com o meu bolso) e constavam países que eu não havia encontrado em outros guias. Assim, meu planejamento durou cerca de quatro meses e passei outros quatro na ansiedade de realizar logo a viagem. Pra resumir o papo, o mochilão deu certo! Foram três meses viajando por 28 países europeus. Quando retornei trabalhei com intercâmbios e, logo depois, resolvi voltar a Tupã para abrir a minha própria agência de viagens e intercâmbios. Desde então as viagens não pararam mais e os amigos continuavam a brincar com a história da profissão turista. Sempre procurei explicar (sem muito sucesso) que trabalhar com turismo não é apenas viajar – sofremos muito nos bastidores – e complementava que queria ser jornalista de turismo... um travel-writer. Tanto falei que deu certo! Após um processo seletivo (daqueles!), Zizo Asnis (editor-chefe de O Viajante) deu o veredito e eu estava classificado! Agora sim eu teria o melhor emprego do mundo (será?) e as brincadeiras continuam...

E foi por isso, pelas brincadeiras dos amigos, que surgiu a idéia de desmistificar o trabalho de travel-writer (até então desconhecido por mim também), escrevendo este blog para vocês. Meu grande objetivo é mostrar para todos o lado bom e o ruim (sim, ele existe) de ficar viajando por aí. É mostrar o dia-a-dia de albergue em albergue (passando, quem sabe, por alguns bons hotéis), de trem em trem (alguns na 1ª classe), de cidade em cidade (algumas perfeitas, outras nem tanto), de restaurante em restaurante (o que encontrarei para comer?).

Já posso lhes adiantar – pela experiência do mochilão – que arrumar a mochila “dia sim, dia não” é complicado. Chegar em cada cidade, pedir informações, desvendar o mapa e ir atrás de acomodação pode ser desgastante. Ficar sem a família, sem os amigos também não é fácil.

Mas um viajante deve estar preparado para tudo isso e o fato é que a grande maioria enxerga apenas o lado bom – mesmo depois de ter lido os dois parágrafos acima! Por isso as brincadeiras são inevitáveis, agora mesmo estou em Heidelberg, sul da Alemanha, conversando sobre o meu trabalho com pessoas da Tailândia, Laos e Camboja e a primeira impressão deles sobre o trabalho é a mesma de um brasileiro: “Uau, que trabalho legal. Viajar pelo mundo todo” – mas eu já disse, não é bem assim!

No próximo post – desculpem se decepcionei vocês – postarei as tão esperadas notícias e fotos da Oktoberfest em Munique... entre outras coisas!

Beijos e abraços!

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles