quarta-feira, 30 de março de 2011

Gleisi recebe em Brasília mulheres executivas do Paraná e assume as suas reinvindicações


A senadora Gleisi Hoffmann (PT) recebeu, na manhã desta terça-feira (29), em Brasília, 52 representantes do Espaço Mulheres Executivas do Paraná, associação que reúne mulheres empenhadas no fortalecimento das relações empresariais. Depois de um café da manhã no restaurante do Senado, o grupo se dirigiu ao gabinete da presidência para entregar ao presidente da Casa, senador José Sarney, documento com solicitações da área empresarial.

O documento aborda três questões referentes à melhoria do ambiente para a atividade econômica no Brasil. Uma delas refere-se à reforma tributária. O grupo pede a desoneração de tributos nas folhas de pagamento. Outra reivindicação é a criação de cursos profissionalizantes para beneficiários do Programa Bolsa Família. Gleisi destacou os investimentos do Governo Federal no ensino técnico no Paraná e vai propor que quando os beneficiários do Bolsa Família forem cadastrados, também façam inscrição em curso de qualificação profissional.

A aplicação de um índice mínimo de 30% de mulheres nos conselhos federais e nas direções das empresas públicas é o terceiro tópico abordado no documento. Gleisi Hoffmann acredita que é possível atender às reivindicações do grupo. “Estamos encaminhando os debates para atender todas as solicitações. É claro que têm algumas questões que acabam levando mais tempo para serem analisadas, como é o caso da reforma tributária. Mas nós já temos o compromisso da presidente Dilma Rousseff de enviar ao Congresso, ainda este ano, algumas propostas para a desoneração de tributos como, por exemplo, a retirada do INSS patronal e do salário educação das folhas de pagamento. Isso vai ter um impacto significativo. Quanto à participação das mulheres no comando das empresas, temos que fazer um pacto com a sociedade", afirmou a senadora, acrescentando que a maior participação feminina nas bancadas do Senado e da Câmara será um tema da pauta da reforma política.

Para Gleisi, a entrega do documento à presidência da Casa contribui para a atuação das senadoras no Congresso. “Queremos sensibilizar o presidente pela nossa causa. É importante que ele saiba que tem um grupo de mulheres organizadas, que têm metas, objetivos e querem fazer a diferença nesse debate”, destacou.

A diretora financeira executiva da Itaipu Binacional, Margaret Groff, fez uma avaliação positiva do evento. “Conseguimos mobilizar várias líderes do Paraná, tanto da iniciativa pública como da iniciativa privada, que são grandes formadoras de opinião. Viemos em apoio a nossa senadora, que é nossa líder. É nosso primeiro contato no Senado e entendemos que será um passo importante para o empoderamento e reconhecimento das mulheres profissionais no desenvolvimento do Brasil’, afirmou.

Segundo a presidente do Espaço Mulheres Executivas, Regina Arns, as reivindicações não se referem apenas ao Paraná. “Acredito que são inquietações a nível de Brasil. Estamos buscando alternativas e propondo soluções para construirmos de forma conjunta”, frisou.

MANDATO

Durante o encontro, Gleisi afirmou que assuntos relacionados à economia, às áreas de fronteira, à agricultura e a preocupação com questões de gênero serão foco permanente do seu mandato. A senadora também abordou as oportunidades que podem se abrir para empreendedores do Paraná com a construção de um linhão de transmissão de energia gerada em Itaipu para o Paraguai. A obra deve ser concluída até 2012 e possibilitará a industrialização do país vizinho, que hoje enfrenta apagões e problemas de distribuição de energia que impedem um processo de industrialização.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles