quarta-feira, 30 de março de 2011

Operação do Ibama apreende 122 pássaros silvestres na Região Metropolitana de Curitiba


A Operação Sispass Legal, desencadeada nacionalmente na semana passada, resultou na apreensão de 122 pássaros silvestres nativos de criadores amadores cadastrados no Ibama na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). As multas aplicadas na RMC somam mais de R$ 70mil. Foram encontradas infrações ambientais em oito dos 13 criadores fiscalizados.

As irregularidades encontradas nos plantéis dos criadores foram várias, aves constantes da relação que não se encontravam com o criador, aves não anilhadas, aves anilhadas não constantes do plantel do criador no Sispass, e o mais grave, aves com anilhas falsificadas ou adulteradas. Os animais em situação irregular foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres mantido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), em Tijucas do Sul.

Manter animais silvestres em cativeiro sem autorização do órgão competente ou em desacordo com a obtida é crime ambiental, passível de multa, apreensão dos animais e processo criminal.

As pessoas que têm interesse em criar de passeriformes silvestres nativos precisam, antes de tudo, estar cadastradas no Sistema de Cadastramento de Passeriformes (Sispass) do Ibama. É importante destacar que a comercialização de animais é vedada aos criadores amadores.

A fiscalização dos criadores amadores cadastrados no Sispass vai continuar. Atualmente, a criação amadorista de passeriformes é regida pela Instrução Normativa 15, de dezembro de 2010, que deve ser seguida rigorosamente pelos criadores, para evitar problemas com a fiscalização da atividade. (Paraná online)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles