quarta-feira, 30 de março de 2011

Presidente da Cohapar participa de reunião com deputados

Nos próximos quatro anos serão construídas 100 mil casas populares em todos os 399 municípios do Paraná. Foi o que garantiu o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, durante reunião na Liderança de Governo da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (29). Atendendo convite do líder, deputado Ademar Traiano (PSDB), deputados da base do governo estiveram presentes na reunião para esclarecerem dúvidas e conhecerem detalhadamente as metas do governo do Estado na área habitacional.

Para Traiano, a reunião foi muito produtiva, com a promoção do diálogo entre a Cohapar e parlamentares. “Com a competência e experiência de Mounir Chaowiche na área habitacional somada à credibilidade do governador Beto Richa, todo o Paraná será beneficiado”, concluiu. Traiano solicitou a Chaowiche uma especial atenção no atendimento dos prefeitos. “Isso, porém, já vem sendo feito pelo Mounir.

Em Curitiba, Beto Richa, enquanto prefeito, e Chaowiche, como presidente da Cohab, fizeram uma política habitacional revolucionária, além da regularização fundiária. A ideia é fazer o mesmo trabalho em todo o Paraná, firmando parcerias com deputados, prefeitos, Sanepar, Copel e Caixa Econômica Federal. Entre as metas de governo, está a customização de todos os municípios, com a construção de 25 mil casas por ano, além de 2,5 mil casas rurais, ampliação e reformas de casas populares já existentes e regularização fundiária. Este ano, mais de 150 municípios devem ser contemplados com as moradias.

De acordo com o presidente, há um projeto em estudo que garante a distribuição de recursos para os moradores previamente cadastrados, para que comprem materiais de construção e reformem suas casas, além dos estudos para construção de casas com materiais alternativos, como é feito no Chile.

Chaowiche explicou que a Cohapar está recuperando a credibilidade e trabalhando em regime de urgência. Para retomar o contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal, o governo Beto Richa teve de firmar o compromisso de retomar algumas obras abandonadas pelo governo passado. Para agilizar o processo das habitações em todos os municípios, o presidente da Cohapar pediu aos deputados que entrem em contato com os prefeitos e vereadores dos municípios que representam, para que estes procurem áreas possíveis de construção e encaminhem e aprovem os projetos de lei nas Câmaras Municipais, possibilitando que a Cohapar possa iniciar os projetos de construção das casas.

Também solicitou que sejam fechados os nomes dos municípios que serão atendidos ainda este ano, para que os projetos contemplem o pacote de habitação de acordo com a demanda.

A análise no entorno de onde devem ser construídas as habitações também deve ser feita, visando que os prefeitos tenham menos despesas e preocupações posteriores com pavimentação asfáltica, água, luz, esgoto, escolas, creches e linhas de ônibus, para atender os novos moradores. “Às vezes, vale mais a pena construir onde já há infraestrutura, mesmo que isso se torne um pouco mais caro, do que deixar as melhorias e benfeitorias pra mais tarde”, disse Chaowiche.

Litoral

A recente tragédia ocorrida em alguns municípios do litoral paranaense, como Antonina, Morretes, Paranaguá e Guaratuba, também foi lembrada durante a reunião. Muitas pessoas ainda estão desalojadas e a Cohapar está desenvolvendo em ritmo de urgência projetos e ações visando minimizar as perdas.


Inadimplência

A inadimplência de grande parte dos beneficiados com as casas populares também foi ressaltada durante a reunião, e os valores devidos atrapalham as negociações e a construção de novas casas. Uma das sugestões para resolver o problema foi a terceirização da cobrança e firmar convênio com as casas lotéricas na cobrança dos carnês. “Temos que estudar uma forma que beneficie mutuário e Estado ao mesmo tempo”, disse.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles