quinta-feira, 3 de março de 2011

Policiamento reforçado durante o carnaval nas praias do Paraná

A Polícia Militar vai reforçar em 300 policiais o efetivo da Operação Verão no período de carnaval. No total, serão 2,2 mil policiais, mais 600 bombeiros para atender um público de 2 milhões de pessoas, de acordo com estimativa da própria corporação. O principal foco, aponta o sub-comandante da Operação Verão, major Valdir Carvalho de Souza, será a fiscalização de embriaguez ao volante e de perturbação de sossego.

A Operação Carnaval terá início sexta-feira. às 14 horas, e termina às 18 horas de quarta-feira. Nos locais e horários de maior movimento, como das 19 às 4 horas, a maior parte do efetivo estará em ação para garantir uma festa tranquila. “O cidadão tem que vir somente para se divertir e não deve passar dos limites da lei. Perturbação de sossego terá tolerância zero”, enfatiza o major.

Uma recomendação especial é a de não abusar nas bebidas alcoólicas. Em todos os seis dias de carnaval haverá radares nas estradas e bafômetros em locais estratégicos. “Nossa ideia é trabalhar de forma ostensiva e contar principalmente com o bom senso das pessoas que virão ao Litoral passar o carnaval”, afirma o comandante da Operação Verão, tenente-coronel Flávio José Correia.

Para facilitar o trânsito, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), junto com a concessionária Ecovia, fará na Quarta-feira de Cinzas a Opeação Mão Única na PR-407. No período das 8 à 14 horas, a pista terá sentido único para dar vazão ao tráfego de retorno dos balneários de Pontal do Paraná em direção à BR-277.

As prefeituras também vão reforçar a segurança durante o carnaval. Juntas, as cidades de Antonina, Guaratuba, Matinhos e Paranaguá contrataram 450 homens para fazer a segurança dos eventos carnavalescos, fora o efetivo de guardas municipais de cada uma. No caso de Pa­­ranaguá, parte dos seguranças foi contratado pela pela Liga das Escolas de Samba.

Afogamentos

O Corpo de Bombeiros também estará de prontidão para resgates no mar no carnaval, que, junto com o ano-novo, é o período de mais ocorrências de afogamentos no Litoral. Segundo o capitão Leonardo Mendes dos Santos, no feriado do ano passado foram feitos 181 salvamentos e registradas duas mortes por afogamento durante o carnaval. De acordo com Santos, cerca de 600 bombeiros atuarão nas praias no feriado.

“No carnaval muita gente entra na água à noite e até mesmo alcoolizado, e isso é um fator de risco. Cerca de 85% dos salvamentos não seriam necessários se o banhista fosse mais prudente”, explica o capitão do Corpo de Bombeiros.

Os postos de guarda-vidas começaram a operar uma hora mais cedo, a partir das 7 horas, e os bombeiros terão à disposição sete carros de salvamento, três a mais.

Cidades terão banheiros químicos

A Polícia Militar vai adotar a orientação para que os foliões não urinem nas vias públicas durante os festejos de carnaval no Litoral. “Quem for pego fazendo isso será orientado para que na próxima vez urinem no lugar correto”, afirma o sub-comandante da Operação Verão, major Valdir Carvalho de Souza.

A principal opção para que isso não aconteça são os banheiros químicos. Serão instalados 140 deles no carnaval em Guaratuba, Paranaguá e Pontal do Paraná, mais cerca de oito contêineres com estrutura parecida em Antonina. Somente as praias de Matinhos não terá instalações desse tipo de banheiro.(GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles