terça-feira, 11 de maio de 2010

Serra diz que BC ‘não é a Santa Sé’ e questiona infalibilidade


O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, bateu boca com a jornalista Miriam Leitão em entrevista à rádio CBN nesta manhã, a respeito da questão da autonomia do Banco Central.

“O Banco Central não é a Santa Sé. Você acha isso, que o Banco Central nunca erra? Tenha paciência”, disse Serra à jornalista (ouça este trecho). Na entrevista, ele disse que não vê “infalibilidade” no BC, mas, ao mesmo tempo, indicou ser favorável à autonomia. “Quem acha que o Banco Central erra é contra dar condições de autonomia de trabalho para o Banco Central? Claro que não.”

Miriam havia comentado que o senador também tucano Sérgio Guerra disse que Serra mudaria a política cambial e monetária. “Ficou a dúvida no ar. A sensação que se tem é que, se por acaso for eleito, o senhor também vai ser presidente do Banco Central”, disse à jornalista.

O pré-candidato disse também que quem “se assusta” porque ele acha que “a taxa de juros deve quando a inflação está caindo e tem quase deflação”, então essa pessoa “tem uma posição muito surpreendente do ponto de vista dos interesses do Brasil”. Para Serra, o BC demorou ao reduzir juros durante a crise econômica internacional.

Ele lembrou que “o próprio Lula disse que se outro candidato ganhar não haverá calamidade”.

Serra defendeu a reforma da Previdência, mas preferiu não fazer crítica ao aumento de 7,7% dado pelo governo aos aposentados.

Ele também disse que os Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo deveriam receber maior proporção dos royalties do pré-sal (ouça), questionou se o Plano Nacional de Banda Larga é a melhor opção (ouça), e afirmou que o governo precisaria convencer a sociedade de que a usina de Belo Monte é necessária.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles