terça-feira, 11 de maio de 2010

Projeto de valorização da cultura negra será implantado nas escolas de Curitiba


Um novo projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira será implantado na rede municipal de ensino de Curitiba. Por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura de Curitiba e a Fundação Roberto Marinho, um grupo de 800 professores serão capacitados e suas escolas receberão kits de materiais que diviulgam e valorizam a história e a cultura dos afro-descendentes.

O objetivo do projeto é contribuir para a realização nas escolas de práticas pedagógicas inclusivas, além do cumprimento da Lei federal 10.639, que dispõe sobre as políticas públicas de valorização e preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro.

Curitiba fará parte da segunda etapa do programa que contemplará municípios de sete estados e deverá capacitar três mil educadores. "A inclusão de nossas escolas no projeto fortalece as ações etnico-raciais já desenvolvidas na rede", disse a secretária municipal da educação, Eleonora Bonato Fruet.

Durante reunião com a coordenadora do projeto A Cor da Cultura, Ana Paula Brandão, Eleonora ressaltou a importância das escolas contarem com materiais da qualidade dos desenvolvidos por meio do projeto". A metodologia e os materiais serão importantes reforços nas práticas de reconhecimento e valorização da contribuição da população negra em nossa cidade e país", disse a secretária.

Os professores serão capacitados em duas etapas. A primeira deve acontecer em agosto, período em que deverão ser entregues os primeiros kits nas escolas. Os kits são compostos por livros, DVDs, CDs, jogos educativos sobre a temática étnico-racial. "O projeto A Cor da Cultura oferece as escolas e profissionais do ensino ferramentas para a melhoria da educação e para afirmação da identidade afro-brasileira", disse a coordenadora do projeto, Ana PaulaBrandão que esteve em Curitiba para a formalização do convênio.

Na ocasião, Ana Paula conheceu algumas ações já desenvolvidas na rede municipal de ensino, entre elas a realização de seminários étnicos raciais, a aquisição de livros de literatura sobre a temática para as bibliotecas das escolas além da existência de comissões étnico raciais em cada um dos nove núcleos regionais da educação.

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