terça-feira, 11 de maio de 2010

Caso Tuma + Li Kwok Kwen ainda sem definição


Reunião do ministro da Justiça com Tuma Jr. termina sem qualquer definição

Em reunião que durou mais de três horas, e que terminou no começo da madrugada desta terça-feira (11), o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, e o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, conversaram sobre as denúncias das quais Tuma Júnior é alvo, segundo matérias divulgadas pela imprensa apontando sua ligação com o chinês Li Kwok Kwen, o Paulo Li, preso em setembro de 2009, acusado de contrabandear equipamentos eletrônicos de seu país. Após a reunião, ficou acertado que os dois voltarão a conversar sobre o assunto.

Ontem, o presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, Sepúlveda Pertence, anunciou que o órgão decidiu abrir procedimento preliminar para apurar se o secretário agiu de forma irregular ao manter ligação com o chinês Li Kwok Kwen. Conhecido como Paulo Li, ele é acusado de contrabando pelo Ministério Público Federal.

Nota do Ministério da Justiça informa que Barreto recebeu na noite de sexta-feira,em Buenos Aires, informações da Polícia Federal sobre o caso. Hoje, a PF entregou mais informações para o ministro.

Na investigação, a PF diz que há suspeitas de que Tuma Jr. ajudou Paulo Li a regularizar a situação de imigrantes ilegais e interveio para liberar mercadoria apreendida.

Li, que foi assessor de Tuma Jr. quando ele era deputado estadual, está preso desde setembro do ano passado. O secretário não foi acusado formalmente à época porque o Ministério Público entendeu que não havia provas contra ele.

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, defendeu no sábado o afastamento do cargo do secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior e afirmou que as acusações contra ele são gravíssimas e precisam ser esclarecidas:

"Em respeito à sociedade brasileira e para resguardar o Poder Executivo de acusações quanto à possível interferência nas investigações levadas a efeito pela PF, o recomendável seria o seu afastamento até que o inquérito seja encaminhado ao Ministério Público"

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles