quinta-feira, 24 de março de 2011

Pelo menos 17 operários de Fukushima expostos a radiação acima do limite

Os 17 operários estiveram expostos a uma radiação de mais de 100 milisievert, normalmente considerado a máxima em condições de emergência, mas para o caso concreto de Fukushima o Governo japonês autorizou elevá-lo até 250 milisievert.

Três desses trabalhadores receberam nesta quinta-feira entre 173 e 180 milisievert, enquanto cabos elétricos eram estendidos perto do reator três, em um edifício de turbinas inundado com um elevado nível de radioatividade, segundo a televisão pública "NHK".

Dois dos funcionários foram hospitalizados com queimaduras nos pés aparentemente causadas por exposição direta a raios beta, segundo a Tepco, que indicou que a água radioativa poderia ter entrado pelas roupas de proteção.

Após esse fato, os trabalhadores da área foram temporariamente afastados.

Até esta quinta-feira, o Instituto de Pesquisa Radiológica do Japão examinou cerca de 200 funcionários da usina, dos quais só foram hospitalizados para receber tratamento médico especial os dois com queimaduras nos pés.

Os trabalhos para refrigerar o reator 3, o único que contém plutônio além de urânio, foi retomado na primeira hora desta quinta-feira após ter sido suspenso na véspera por causa de uma coluna de fumaça.

Em seis horas as equipes militares e de bombeiros jogaram entre quatro e cinco toneladas de água na piscina de combustível desse reator e conseguiram fazer descer sua temperatura de 57 para 31 graus, segundo as Forças de Autodefesa, citadas pela "NHK".

Os operários também conseguiram devolver parcialmente a luz aos painéis de controle da unidade 1, no qual se trabalha para reduzir a pressão do compartimento de contenção do reator. (Efe)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles