quinta-feira, 24 de março de 2011

O PSDB está de luto, faleceu o ex-deputado Affonso Camargo


Afonso Camargo em uma das suas últimas aparições em público durante a campanha do Beto Richa, quando ele disse:“Minha mãe tem 102 anos. Tenho uma tia com 109. Então, pelo andar da carruagem, acho que ainda vou viver o suficiente para ir na posse de Beto Richa como presidente do Brasil”, mas infelizmente ele nos deixou antes que o seu discurso tivesse se tornado realidade.

Na manhã desta quinta feira (24), aos 81 anos, faleceu o ex-candidato a Presidente da República,ex-ministro dos Transportes, ex-senador e ex-deputado federal Affonso Alves de Camargo Netto. Ele ficou muito conhecido tanto pelo seu importante papel na redemocratização do Brasil, como estadista desenvolvimentista e por ser o autor do projeto que criou o Vale-Transporte. Ele já estava com problemas de saúde há vários meses e desde o fim da campanha política passada não mais aparecia em público.

O governador Beto Richa, por meio do twitter, lamentou a morte de Camargo:

"Tive o privilégio de compartilhar da longa experiência política de Afonso Camargo. Sinto a grande perda do amigo leal e do conselheiro"

Richa decretou luto oficial no estado por três dias.

Luciano Ducci (PSB),prefeito de Curitiba, lamentou a morte e declarou luto oficial de três dias:

“Perdemos um homem público identificado com as causas do Paraná. Sua história e trajetória política ficam como exemplo do esforço e comprometimento com os valores do bem comum e da justiça social”

“Muitos o conhecem como pai do vale transporte, mas sua capacidade de articulação e visão desenvolmentista do Estado e do país marcaram sua atuação na vida pública. Será referência para toda nova geração de curitibanos e paranaenses”

Atendendo a um pedido feito em vida pelo próprio Affonso Camargo o seu velório e sepultamento serão restritos à família.

Perfil do ex-senador, ex-ministro e ex-deputado federal:

Engenheiro Civil, Affonso Camargo entou na política ao se filiar ao PDC, em 1966. Passou por diversos partidos, entre eles PMDB, PP, PTB, PPR, etc., e o seu último partido foi o PSDB.

Na vida partidária ele foi secretário do Diretório Nacional do PDC, presidente e vice-Presidente da Comissão Nacional Executiva do PP, 1979, Vice-Líder do PP no Senado Federal, Secretário-Geral do PMDB e Vice-Líder do PSDB.

Foi vice-governador do Paraná, senador por dois mandatos (1979-1987/ 1987–1995) e deputado federal por quatro mandatos. Em 2002, foi o deputado federal mais votado no Paraná. Na última eleição ficou como suplente do PSDB.

Presidência

Em 1989, Affonso Camargo deixou o PMDB, se filiou ao PTB e foi candidato a presidência da República, mas não passou do primeiro turno. Depois foi indicado pelo Tancredo para ministro dos Transportes e com a morte deste permaneceu no cargo durante o governo Sarney.

Aposentadoria da vida política

Depois de não se eleger para o quinto mandato para deputado federal, Affonso Camargo, decidiu de se aposentar da vida pública, após 54 anos na política. Foram 32 anos seguidos em Brasília.

Após o resultado das últimas eleições,já adoecido, ele renunciou a todos cargos que ocupava na executiva e no diretório estadual do PSDB e se voltou para a vida familiar e cuidar da própria saúde.

Vale-Transporte

Seu orgulho político e depois mote de campanha por muitos anos, foi a obrigatoriedade da concessão do vale-transporte aos trabalhadores. Depois de aprovada a lei, foi intitulado o “pai do vale-transporte”.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles