quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Curitiba lança campanha pelos direitos dos idosos e pessoas com deficiência

Foi lançada nesta quarta-feira (3), emCuritiba, uma campanha que tem como objetivo o respeito aos idosos e pessoas com deficiência para que eles tenham preferência nos ônibus dotransporte coletivo. O tema da campanha é “Respeite a lei: o embarque de idosos e pessoas com deficiência é prioridade”. O lançamento foi realizado na Praça Rui Barbosa pelo presidente daUrbanização de Curitiba (Urbs), Marcos Isfer.

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, foram distribuídos um milhão de folhetos com o tema da campanha na Praça. Placas nos terminais, adesivos nas estações tubo e cartazes em ônibus e pontos de parada também ajudam na divulgação das leis que garante o direito de vaga preferencial.

Para Isfer, a prioridade ao idoso é uma questão legal, mas também envolve educação e cidadania. A ideia de promover a campanha alertando para esse direito surgiu em reuniões doConselho Municipal do Idoso, que conta com a presença da Urbs. Em entrevista para o site da Prefeitura de Curitiba, o diretor de Transporte da Urbs, Lubomir Ficinski, explica que a falta de educação e desobediência à lei da prioridade foram assunto de muitas reuniões, que também são acompanhadas pelo Ministério Público.

A intenção é que a campanha chegue aos 2,3 milhões de usuários diários do transporte coletivo da capital. Ainda de acordo com a prefeitura, além de prioridade no embarque e uso dos assentos exclusivos, pessoas com mais de 65 anos e pessoas com deficiência com renda familiar de até três salários mínimos também têm direito a gratuidade no transporte coletivo.


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles