quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Seminário do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social chega a Curitiba

Dando continuidade aos seminários regionais do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (Pehis), Curitiba recebeu nesta terça-feira (2) o evento que discute o diagnóstico habitacional e que vai definir as diretrizes para o plano de ação até 2023 no Paraná.

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, disse que a participação de movimentos sociais e da comunidade é um importante passo. “Temos que construir um plano que atenda todas as demandas e de acordo com as necessidades de cada região. E são as pessoas que vivem nestes locais que podem nos orientar, pois conhecem a realidade”.

Participam deste encontro os municípios da Região Metropolitana e Litoral. Este Plano vai apontar as necessidades habitacionais no Estado, bem como quais são as áreas prioritárias de ação. Também vai direcionar os diferentes programas habitacionais para atender estas necessidades e estabelecer prioridades de atendimento.

Seguindo a metodologia do Ministério das Cidades, já foram realizados o lançamento público do Plano, divulgação na internet, oficinas regionais para capacitar os municípios para participarem da pesquisa e demais ações do Plano, além das oficinas setoriais.

Um seminário Estadual está previsto para outubro, onde o plano de ação será discutido e referendado. Após a homologação pelo Conselho Estadual de Habitação de Interesse Social , será encaminhado para a aprovação da Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades. Depois disso o Plano é encaminhado para a Assembléia Legislativa do Paraná para que vire Lei Estadual.

Jorge Kalache Filho, superintendente regional da Caixa, afirmou que habitação de interesse social somente é possível se for executada através de parcerias. “Aqui no Paraná temos uma das melhores referências no que diz respeito ao trabalho em conjunto, pois tanto a Cohapar quanto a Cohab trabalham junto com o governo federal para melhorar a vida da população. Este seminário é fundamental para garantir a qualidade dos programas habitacionais”.

Teresa Elvira Gomes de Oliveira, diretora da Cohab Curitiba, afirmou que é muito bom participar desta discussão. “Queremos colocar nossa experiência e também aprender mais um pouco para que com o Plano Estadual possamos atender a população que ganha até três salários, que são os que mais precisam de moradia”.

O presidente da Associação de Moradores do Parolin, Edson Rodrigues, conhecido como Edson do Parolin, disse que participou da elaboração do Plano Municipal e sabe que é possível mudar a realidade de quem vive na favela. “A gente tinha uma vila problemática, as famílias viviam em situação de miséria e depois da implantação do Plano temos uma nova realidade. Parabenizo, em nome de toda a comunidade, a abertura deste espaço para a nossa participação, temos muito a contribuir”, declarou.

O prefeito de Colombo e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), José Antonio Camargo, afirmou que é através deste plano que a população carente poderá ser atendida com moradias. “A região metropolitana tem muitas carências e elas precisam ser incluídas neste diagnóstico, de acordo com as particularidades. Vamos pensar e estudar um plano que atenda as expectativas da população”, afirmou.

O assessor jurídico da Anoreg (Associação dos Notários e Registradores do Brasil), Fernando Abreu Costa, colocou a instituição à disposição para ajudar o governo do Paraná. “Entendemos que a melhor maneira de promover a justiça social no nosso Estado é através de moradia digna e estamos dispostos a contribuir”.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles