segunda-feira, 21 de março de 2011

TRABALHO SEMI-ESCRAVO NA CONSTRUÇÃO DE USINA: ‘Gatos’ contratam mão de obra para usina de Jirau


As construtoras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) recorrem às mesmas práticas de recrutamento de trabalhadores dos tempos do "Brasil Grande", nos anos 70, quando o País viveu um surto de desenvolvimento econômico no período do regime militar (1964-1985).

As vagas dos canteiros de obras da usina hidrelétrica de Jirau, paralisadas depois de um quebra-quebra promovido pelos operários, foram preenchidas, nos últimos meses, por migrantes que receberam promessas de "gatos" para enfrentar mais de três dias em ônibus precários das cidades nordestinas até as margens do Rio Madeira.

A história de um dos "gatos", pagos para recrutar pessoal sem qualificação em sítios e povoados do sertão, ganhou status de lenda, tamanho o ódio que desperta nos que se aventuraram em busca do "Eldorado" de Rondônia. Os operários falam de um "Antônio Carlos", de boa conversa, que "engana direitinho o pessoal". Ninguém sabe o nome completo ou o endereço dele.

Os "Antônios" com sobrenome e demais dados de identificação são os que aparecem nas filas de reclamação. "Ele cumpriu o trato de garantir merenda na viagem, mas até agora não recebi os R$ 120 que prometeu quando a gente chegasse aqui", queixou-se o operário Antônio Raimundo Pinho da Silva, 48 anos, um dos que deixaram o alojamento da Jauru Engenharia, na madrugada de quinta-feira, após a revolta. O incêndio teria sido provocado por funcionários da Camargo Corrêa revoltados com o valor dos benefícios.

De Parnarama, a família do operário já acreditou ou teve de confiar em outros "gatos". O pai, tios e conterrâneos de Antônio Raimundo foram deslocados do Maranhão para as matas do Pará, nos anos 1970, para trabalhar nas obras da hidrelétrica de Tucuruí e da rodovia Transnordestina. Aos 18 anos, Antônio Raimundo era um dos milhares de maranhenses que atravessaram o rio Tocantins para se aventurar no garimpo de ouro de Serra Pelada. Ele não se lembra do nome do "gato" que o levou para uma frente de extração do garimpo, mas cita histórias de ordem e rigidez dentro da mina.

Longe do tempo em que ecoava a frase "a economia vai bem, mas o povo vai mal", nos anos do milagre econômico do governo Médici (1969-1974), época em que o salário real ficava bem longe dos números de aumento do Produto Interno Bruto (PIB), o País ainda enfrenta o desafio das relações de trabalho. O operário paraense Antônio César Souza da Silva, 34 anos, de Belém, reclama que o "gato", quando chegou para conversar com o pessoal num bairro da periferia da capital paraense, não disse que em Jirau havia seguranças dispostos a espancar quem entrasse alcoolizado no alojamento nem quem desrespeitasse filas no refeitório e banheiros.

"Os seguranças não sabiam conversar. Nos finais de semana, quando o pessoal passava um pouquinho da conta na bebida, eles tratavam os bêbados na pancada, como vagabundos", relata Antônio César. "Eu não sabia que a obra era uma panela difícil para sair", diz. Antônio afirma que, ainda em Belém, assinou "contrato de comprometimento" com o "gato" em que abriria mão de qualquer benefício se deixasse as obras de Jirau antes de três meses. "Se sai antes de 90 dias, a volta é por sua conta".

Os operários tentam prolongar a permanência nos canteiros e esperar o cumprimento do prazo do contrato para deixarem Rondônia. "Se sair antes, não pega nem o seguro desemprego", reclama José Francisco Soares, 29, de Imperatriz.

No povoado de Jacy-Paraná, transformado do dia para a noite na maior "fofoca" do complexo do Jirau - reduto de jogos, bares e mulheres -, a maioria dos operários costuma ir nos finais de semana e os momentos de folga. Pelo acordo firmado ainda pelo "gato", eles têm direito à "embaixada", isto é, a uma visita de cinco dias à família, com transporte pago, a cada quatro meses de trabalho.

Muitos dos operários sonham em ir para os canteiros da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. É o caso do maranhense Rafael Mendes Pereira. "Aqui, em Rondônia, é um inferno. Pelo menos, em Belo Monte, a gente vai estar mais perto de casa", afirma. "Os encarregados no Jirau acham que só porque usam fardas amarelas podem agredir as pessoas." (AE)

Centrais Sindicais e sindicato lutam por tratamento digno aos trabalhadores de Jirau.

Operários começam a retornar aos seus lares

O conflito

Queima de ônibus, destruição de alojamentos, entre outros – tiveram como estopim um trabalhador contratado diretamente pela empresa ter sido agredido violentamente, segundo o sindicato, por seguranças. Esse teria sido o ápice numa situação de insatisfação que se estendia há muito tempo, em função de más condições de trabalho (baixos salários,atraso nos pagamentos,não pagamento das horas extras, péssimas condições de alojamento, etc.) e acordos não cumpridos.

A Camargo Corrêa informou que cerca de 50 ônibus estão levando os 19 mil trabalhadores dos canteiros de obras da Usina de Jirau, no Rio Madeira, para Porto Velho, capital de Rondônia, que fica a 130 km. O esvaziamento da usina e a paralisação das obras foram medidas necessárias por causa do clima de violência que tomou conta do local desde a terça-feira, quando os operários revoltados queimaram ônibus e destruíram instalações, em represália à truculência dos seguranças da empresa.

Segundo a Camargo Corrêa, em Porto Velho, os trabalhadores ficarão alojados num local com capacidade para 10 mil pessoas, onde é realizada a Feira da Indústria do Sesi. Também estão sendo providenciadas colchonetes e 20 mil refeições, já que com a destruição do refeitório do canteiro de obras, os operários ficaram o dia todo sem comer. A empresa também liberou uma linha telefônica para dar informações aos trabalhadores e seus operários: 0800 9400810.

A revolta provocou um êxodo de 22 mil trabalhadores (19 mil da Camargo Correa e 2 mil terceirizados). Ao longo da BR-364, que chegou a ser fechada, centenas de operários caminhavam ontem com malas nas costas, abandonando seus postos de trabalho. A situação ficou ainda mais tensa com a convocação de trabalhadores para voltar ao canteiro de obras.

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