segunda-feira, 21 de março de 2011

Ex-vereador é preso por desvio de dinheiro da Câmara de Curitiba

O ex-vereador Aparecido Custódio da Silva foi preso, na manhã desta segunda-feira (21), em decorrência da condenação em um processo por desvio de dinheiro público da Câmara Municipal de Curitiba. Ele foi levado para a sede do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). O mandado de prisão foi determinado pela Justiça. A pena é de nove anos e dois meses de prisão em regime fechado. Decisões judiciais liminares mantinham Custódio em liberdade.

Custódio foi condenado por ter se apropriado, por 233 vezes, de parte da remuneração que era destinada a servidores nomeados para cargos em comissão em seu gabinete, entre 1993 e 2000. A estimativa de desvio é de R$ 1,5 milhão. O ex-vereador foi condenado na 6ª Vara Criminal e a decisão foi confirmada pelo Tribunal de Justiça. A defesa tentou recorrer da sentença, mas não teve êxito. De acordo com a assessoria do Ministério Público Estadual, o processo transitou em julgado – ou seja, não há mais recursos disponíveis e a pena deve ser cumprida.

O ex-vereador foi condenado também em outro processo, a quatro anos e dez meses de prisão, mas ainda recorre da sentença. Ele responde a pelo menos mais duas ações. Ainda não foram divulgados detalhes sobre o momento da prisão. Também não foi informado quando ele será transferido e para onde será levado para o cumprimento da pena. A Gazeta do Povo busca contato com o advogado do ex-vereador.

Custódio foi vereador por quatro mandatos e também chegou a ser deputado estadual por dois anos. Ele já esteve preso três vezes, totalizando um ano e quatro meses atrás das grades. No período mais longo, ficou nove meses no Batalhão da Guarda da Polícia Militar de Curitiba, entre outubro de 2002 e julho de 2003. (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles