segunda-feira, 21 de março de 2011

Japão suspende exportação de alguns alimentos, diz WSJ

Níveis de contaminação por radiação

O governo do Japão está tentando evitar que produtos agrícolas contaminados cheguem até os consumidores, conforme reportagem do Wall Street Journal. Depois da identificação de uma série de casos de comida e água contendo materiais radioativos numa área maior do que a atingida pelo recente vazamento no complexo nuclear de Fukushima - consequência dos recentes terremoto e tsunami -, o governo ordenou nesta segunda-feira que as províncias de Fukushima, Ibaraki, Tochigi e Gunma suspendam os embarques de espinafre e canola. A radiação superou os limites permitidos em alguns produtos. O país também proibiu as vendas de leite produzido em Fukushima. Suspeita-se que a usina nuclear Tokyo Electric Power, em Dai-ichi, seja a fonte das contaminações de alimentos.

Segundo o secretário-chefe de gabinete, Yukio Edano, "especialistas concordam que consumir esses alimentos em algumas ocasiões não causa impacto na saúde. Portanto, pedimos às pessoas que respondam calmamente, sem reação excessiva (ao alerta do governo)". Ele explicou que "se pode consumir os produtos já distribuídos e não haverá impacto adverso na saúde".

Alimentos contaminados já chegaram a Tóquio. Foram detectados níveis acima do padrão de iodina-131 no vegetal folhoso shungiku, ou garland chrysanthemum, vendido na capital. A província de Fukushima também emitiu alerta nesta segunda-feira para os níveis elevados de radiação na água encanada. Moradores do vilarejo de Iitatemura, em Fukushima, foram recomendados a não beber água, por precaução. Foi encontrado mais de três vezes o nível máximo recomendável de iodina na água potável.

O governo encontrou água contaminada em outras nove províncias nesta segunda-feira. Um porta-voz esclareceu que a radiação não pode ser filtrada ou tratada. "A grande questão é que a quantidade não representa risco imediato à saúde", declarou uma autoridade do ministério da saúde, ponderando que o risco maior está em consumir água contaminada durante um período prolongado. Um nível elevado de radioatividade foi detectado ontem em leite coletado em quatro locais de Fukushima, além de uma amostra de espinafre de Ibaraki. O governo decidiu restringir as vendas, temendo que esses a contaminação perdure por um longo tempo e ameace a saúde humana.

O Japão não é um grande exportador agrícola, o que leva a crer que a contaminação continuará sendo uma questão interna. Maior parceira comercial do Japão, a China importou apenas US$ 593 milhões em produtos agrícolas japoneses no ano passado. Mesmo assim, muitos países já estão avaliando os produtos importados do Japão, temendo a contaminação. Hoje, Taiwan, Índia, Coreia do Sul e Austrália anunciaram o início de testes nos produtos japoneses. (Dow Jones)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles