quinta-feira, 17 de março de 2011

Taiwan e Coreia do Sul detectam radiação em passageiros do Japão

Cerca de 25 passageiros que chegaram a Taiwan a partir do Japão apresentaram índices de exposição à radiação acima do normal, informou nesta quinta-feira, 17, uma autoridade do governo nesta quinta-feira.

Uma autoridade de Taiwan, membro do conselho de energia atômica do governo, disse à Reuters por telefone que 25 passageiros haviam chegado de diversas cidades do Japão e apresentaram índices "levemente acima" do normal.

A autoridade não deu maiores informações. Segundo ele, o governo instalou postos de monitoramento para testar os passageiros que estavam chegando. Outras medidas ainda não estavam previstas.

Em Seul, autoridades disseram que um japonês chegou no aeroporto de Incheon e foi detectado com um índice superior a 1 microsievert em seu chapéu e casaco, nível algumas vezes acima do valor normal, segundo a agência de notícias Yonhap citou.

Acredita-se que ele morava na província de Fukushima, local da usina de energia nuclear que foi danificada pelo terremoto e o tsunami da semana passada.

O índice não representa um risco à saúde pública e autoridades irão liberar os três passageiros, informou a emissora YTN.

A agência de segurança nuclear da Coreia do Sul disse que considera 300 nanosieverts por hora como o limite para o índice normal de radiação na atmosfera. Um microsievert equivale a mil nanosieverts.

Os testes no aeroporto são voluntários, segundo um fotógrafo da Reuters.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles