quinta-feira, 17 de março de 2011

Sete londrinenses estão entre brasileiros resgatados no Japão

Uma família com sete londrinenses está entre os brasileiros que foram resgatados nesta quarta-feira (16) na missão, organizada pelo Consulado do Brasil no Japão, que retirou 26 pessoas de Sendai, Fukushima e Koriyama, cidades mais afetadas pelo terremoto da última sexta-feira (11). A família de Londrina estava em Sendai.

O empresário londrinense Walter Saito, que está no Japão há 20 anos, ajudou o Consulado no resgate. Por telefone, por volta das 10h horário de Brasília, Saito disse ao JL que teve um grande impacto ao chegar as cidades devastadas pelo tremor e pelo tsunami. “É inexplicável. Foi assustador, não gosto nem de comentar. Feio demais, o choque foi muito grande. Nunca vi algo parecido”, relatou.

Para a retirada dos brasileiros, Saito usou dois ônibus, um caminhão com mantimentos e um carro de apoio. Todos os resgatados foram levados para a cidade de Saitama, mais ao centro do país, onde o Consulado preparou alojamentos. Ninguém estava ferido.

O empresário londrinense contou que todo o trabalho durou 17 horas, em uma viagem de quase mil quilômetros de ida e volta, até Sendai, onde os brasileiros esperavam no terminal rodoviário.

“Foi uma viagem massacrante. Algumas pessoas ficaram, pois não apareceram no local combinado pela Embaixada. Mas o pessoal de Fukushima estava muito abalado, pois eles não podiam beber água por causa dos problemas na usina nuclear.”

Saito disse que aceitou o pedido do Consulado para realizar a missão de resgate, pois “as pessoas estavam precisando e tinha a estrutura”. Ele relatou que em Saitama os tremores de terra são constantes e devem continuar nos próximos dias. Alimentos e combustíveis já estão em falta na cidade.

“Está complicado, mas comparado com o pessoal em Sendai estamos no paraíso.” (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles