quinta-feira, 17 de março de 2011

'Chegou o grande dia do retorno', diz Aristide antes de embarcar

O ex-presidente do Haiti, o nacionalista Jean-Bertrand Aristide, se disse "muito feliz" por poder retornar ao país de origem. Segundo ele, o "grande dia do retorno", esta quinta-feira, 17, chegou. Pouco depois de fazer o pronunciamento, Aristide embarcou para a nação caribenha,

"O grande dia chegou. O dia de dizer adeus antes de voltar para casa" disse o ex-presidente em no aeroporto de Lanseria, perto de Johannesburgo antes de embarcar. Aristide, que vive no exílio na África do Sul há sete anos, embarcou com sua família.

Aristide havia anunciado que retornaria ao país logo após a volta do ex-ditador Jean-Claude Duvalier, o Baby Doc, em janeiro. A demora proposital na emissão de documentos atrasou o retorno do ex-presidente. Ele, como queriam os seus adversários somente voltará dois dias antes do segundo turno das eleições presidenciais do Haiti. Os EUA são os responsáveis pela pressão para que Aristide atrasasse sua volta, pois os norte americanos queriam que ele voltasse somente depois da votação.

O Haiti realiza as eleições ainda em um cenário de recuperação do terremoto que devastou boa parte do país em janeiro de 2010. A votação foi inicialmente adiada devido ao tremor, e a segunda volta também sofreu alterações de data devido a denúncias de fraudes. Disputam a presidência o cantor popular Michel Martelly e a ex-primeira-dama Mirlande Manigat.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles