quinta-feira, 17 de março de 2011

Energia para resfriar usina no Japão é restabelecida

A Tokyo Electric Power (Tepco), proprietária da usina Daiichi, em Fukushima, no Japão, informou nesta quinta-feira, 17, que restabeleceu a conexão do cabo de energia. A eletricidade é essencial para que motores, válvulas e bombas mantenham os reatores em uma temperatura adequada. Além disso, a Tepco planeja seguir lançando água para resfriar seus reatores e evitar novas explosões e vazamentos radioativos.

A situação, porém, ainda não está estabilizada e pode piorar, de acordo com a Agência de Segurança Nuclear francesa (ANS, na sigla em francês). Segundo a agência, as situações mais preocupantes são as dos reatores 3 e 4 da usina. "A piora da situação permanece uma possibilidade em Fukushima", disse o vice-diretor da ANS, Olivier Gupta, durante entrevista à imprensa. "Tudo deve ser feito para levar água à usina", disse ele, lembrando que a Tepco utiliza helicópteros e tanques com água para o resfriamento.

Na cidade de Fukushima, 60 quilômetros a noroeste da usina, a radiação estava em 12,3 microsieverts. O governo japonês ordenou a retirada das pessoas que vivem num raio de 20 quilômetros da usina. O maior risco é para os funcionários que trabalham no resfriamento dos reatores. (AP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles