quinta-feira, 17 de março de 2011

ONU internacionaliza o conflito aprovando a instalação da zona de exclusão aérea sobre a Líbia. O Brasil se absteve de votar.

A resolução apresentada pela França, Reino Unido e Líbano defendendo a implementação de uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia foi aprovada hoje no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) por dez votos a favor, nenhum contra e cinco abstenções, entre elas a Rússia e a China, que detêm poder de veto. O Brasil, que tradicionalmente sempre respeitou a autodeterminação dos povos, se absteve da votação.

A zona de exclusão autoriza o abate de aviões das Forças do governante líbio Muammar Gaddafi, que decolem para atacar tropas opositoras.

O resultado da votação chega em meio a um clima de extrema urgência na comunidade internacional, horas após o regime do ditador Muammar Gaddafi afirmar na TV estatal uma promessa de ataques para "limpar Benghazi, sem piedade", e ofereceu anistia aos que se renderem.

"Limparemos Benghazi, toda Benghazi, dos criminosos e de qualquer um que tente ferir nosso líder e nossa revolução. Não teremos piedade contra colaboradores [dos rebeldes]", diz a mensagem do regime transmitida repetidamente durante a quinta-feira na TV estatal, prometendo ataques contra o bastião da oposição no sábado.

As ameaças chegam após o regime divulgar outro comunicado alertando que ações militares externas podem resultar em danos a alvos civis e militares no Mediterrâneo como parte de um contra-ataque de suas forças.

"Qualquer ação militar externa contra a Líbia deixará todo o tráfego áereo e marítimo no Mar do Mediterrâneo exposto e [instalações] civis e militares se tornarão alvos do contra-ataque da Líbia", disse o comunicado transmitido pela TV estatal e distribuído pela agência oficial de notícias Jana.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles