quinta-feira, 17 de março de 2011

NA BASTA AUMENTAR O SALÁRIO MÍNIMO. É PRECISO ACABAR COM A ROTATIVIDADE CRIMINOSA


O aumento do salário mínimo e a noticia de que o Paraná gerou no ano 153.124 empregos em 2010, esconde uma dura realidade para os trabalhadores. Este numero é o saldo entre admissão e desligamentos, pois no ano foram contratados 1.485.289 trabalhadores no Paraná e 1.312.166 trabalhadores foram demitidos, num Estado que tem aproximadamente 2.6 milhões de trabalhadores formais. Ou seja, os números mostram altíssima rotatividade da mão de obra. Tudo para que o setor produtivo demita os que ganham mais e contratem trabalhadores ganhando menos. Atualmente 80% dos empregos gerados pagam menos de 2 salários mínimos.

No Paraná a média salarial é de aproximadamente 1.400 reais, mas se tirarmos da conta os empregos do setor industrial e de serviços da capital, a média salarial do interior do Estado é de aproximadamente 800 reais. Não é por acaso o numero de afastamentos trabalhadores por depressão e o numero de ações por assédio moral, fruto de pressão para o aumento de produtividade. Nos demais Estados brasileiros a situação é igual.

Esta na hora do Brasil aprovar a convenção 158 da OIT que proíbe a demissão imotivada. Não é mais possível submeter os trabalhadores a este verdadeiro crime que é o uso da demissão imotivada para buscar o lucro, através do pagamento de baixos salários.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles