terça-feira, 15 de março de 2011

Secretaria da Saúde reforça atendimento à população atingida pelas enchentes

A Secretaria de Estado da Saúde estendeu até o dia 20 a Operação Verão no litoral paranaense, devido às enchentes que castigaram a região. “O término da Operação Verão seria na quarta-feira de cinzas (9), mas estes municípios necessitam da continuidade do atendimento”, explica o secretário Michele Caputo Neto. Com isso, plantonistas (médicos e enfermeiros) contratados temporariamente permanecerão em Morretes, Antonina e Paranaguá por mais tempo.

O Hospital Regional do Litoral também receberá reforço para atender pacientes graves e terá uma ambulância de Suporte Avançado de Vida (UTI móvel) à disposição. “Estamos nos preparando para todas as situações, inclusive se houver necessidade de transferência de pacientes para Curitiba”, garante o secretário.

Na sexta-feira (11), a secretaria enviou uma equipe de Vigilância em Saúde para orientar a população sobre medidas de proteção à saúde em caso de enchentes. “Reforçamos a quantidade de materiais médico-hospitalares (tubos de oxigênio, ataduras, entre outros), medicamentos como antibióticos, analgésicos, insulina, soro antitetânico e soro para mordidas de animais peçonhentos porque em situações de emergência, como de enchentes, as pessoas ficam mais sujeitas a acidentes”, ressalta Caputo Neto.

A secretaria está entregando à população o hipoclorito de sódio a 2,5%, produto que é utilizado para a desinfecção da água para consumo humano, porque houve o fornecimento de água tratada está prejudicado nos três municípios. “A maior preocupação é com as doenças que podem ser contraídas nesta situação: leptospirose, hepatites virais e gastroenterites”, destaca o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

Orientação à população para o tratamento da água

Como limpar e desinfetar o reservatório (caixa d´agua):

1- Esvazie a caixa d´agua e lave-a, esfregando bem as paredes e o fundo

(não utilize escovas com cerdas duras);

2- Após concluída a limpeza, coloque 1 litro de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) para cada 1.000 litros de água do reservatório;

3- Encha a caixa com água limpa;

4- Após 30 minutos, abra a torneira por alguns segundos, para que a água com a solução entre na tubulação doméstica;

5- Espere uma hora e meia para a desinfecção do reservatório e canalizações;

6- Abra as torneiras. A água poderá ser utilizada para a limpeza de chão e paredes. (Não utilizar a primeira água para consumo humano).

Para consumo humano direto ou preparo de alimentos:

Para cada 1.000 litros deve-se usar 100 ml de hipoclorito de sódio a 2,5% ou de água sanitária – isto equivale a dois copinhos de café (descartáveis);

Para 150 litros deve-se usar 15 ml (1 colher de sopa);

Para 20 litros deve-se usar 2 ml (1 colher de chá);

Para 1 litro deve-se usar 0,1 ml (duas gotas);

O tempo de contato deve ser de 30 minutos.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles